O que é NAFTA

NAFTA (Acordo do Livre Comércio da América do Norte)  é um acordo comercial e econômico formado pelos EUA, México e Canadá. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O NAFTA esteve em vigência entre 1994 e 2018 quando, eventualmente, foi substituído por um novo acordo, o USMCA, visando condições mais justas entre seus participantes.

O objetivo da criação do NAFTA era facilitar o comércio entre os países da América do Norte, servindo como uma espécie de bloco econômico.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História do NAFTA

A história do NAFTA inicia nos 80, durante o governo de Ronald Reagan, quando EUA e Canadá assinaram um acordo chamado de “Tratado de Livre Comércio Estados Unidos-Canadá”.

Visando uma maior colaboração entre as nações da américa do norte, começou a ser discutido no início dos anos 90 uma extensão deste acordo, agora com a inclusão do México.

Houve muito debate, com vários pontos sendo levantados por opositores da proposta, sendo o principal deles a possível onda de desemprego que poderia acometer os EUA.

No entanto, depois de uma votação acirrada no congresso americano, 234 votos a favor e 200 contra, foi assim que em 1º de Janeiro de 1994 entrou em vigor o NAFTA.

Um ponto interessante é que ainda em 1994 o Chile foi convidado para fazer parte, porém, eventualmente viria a recusar, optando por um acordo bilateral com os EUA.  

Objetivos do NAFTA

A criação do NAFTA possuía alguns objetivos bem claros que deveriam ser alcançados e mantidos:

  • Redução significativa das barreiras comerciais, visando sua extinção a longo prazo;
  • Favorecimento a circulação de bens e serviços entre seus membros;
  • Promoção do aumento de oportunidades de investimento entre os países;
  • Proteção da propriedade intelectual;
  • Equalização das condições de competição dentro da área de livre comércio.

Por fim, tinha-se como alvo uma cooperação trilateral para expandir e ressaltar os benefícios desse acordo para outros países futuramente.

Vale destacar, no entanto, que o NAFTA nunca buscou ser uma zona livre de circulação de pessoas, tal como na União Europeia.

O objetivo do NAFTA sempre foi apenas comercial, facilitando o comércio de produtos e serviços. Na realidade, as restrições de imigração continuaram as mesmas, principalmente na relação EUA e México

Críticas ao NAFTA

As críticas ao NAFTA iniciaram antes do acordo se quer entrar em vigência, com vários parlamentares americanos temendo que a mão de obra barata do México sumiria com os empregos dos EUA.

Por outro lado, o México sentia-se prejudicado por vender sua matéria-prima barata e ter de adquirir os produtos manufaturados dos EUA.

E esse era o caso principalmente dos fazendeiros Mexicanos que, por causa dos subsídios para os fazendeiros Americanos, viram a concorrência se acirrar e seus preços diminuírem de forma desleal.

A evidente subserviência dos países membros a economia americana, principalmente o México, também foi um ponto bastante criticado. 

Argumentava-se que havia se tornado difícil negociar com países de fora do acordo. Isso, por sua vez, levou a uma crescente concentração de renda principalmente nos EUA e no México.

E por fim, havia também críticas relacionadas a questões ambientais e de justiça do trabalho e social, pelo fato de que o acordo liberalizou demais a economia dos países.

NAFTA e USMCA

Donald Trump sempre foi um grande crítico do NAFTA, alegando que os EUA eram prejudicados, principalmente pelo México. Resolver essa questão foi prioridade em seu mandato.

Portanto, em 2017, novas negociações a respeito do acordo econômico entre os países da América do Norte se iniciaram. O Canadá não quis participar a princípio.

No entanto, depois de muita insistência, os três países chegaram a um entendimento comum e, com isso, a antiga NAFTA deu lugar à nova USMCA

Entre as principais mudanças propostas, a USMCA além de ter uma validade de 16 anos, também dificultou que indústrias se instalassem em países vizinhos, resolvendo a demanda americana.