O que é MVP

MVP é a versão protótipa de um produto ou serviço que é lançado ao mercado para servir como uma experiência e coletar o feedback dos consumidores.

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A sigla MVP vem do inglês, e significa Minimum Viable Product, que em uma tradução livre pode ser entendido como Produto Mínimo Viável.

É necessário pontuar que o MVP não se trata de um produto defeituoso ou de uma ideia mal formatada, e sim de um produto funcional feito com limitação de recursos.

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Origem do MVP

O criador do termo MVP foi o empresário e CEO da SyncDev Inc., Frank Robinson. Ele cunhou a maioria dos conceitos do que viria a ser o MVP, incluindo a terminologia.

No entanto, os popularizados do conceito foram os empresários Steve Blank e Eric Ries, que começaram a fazer uso da sigla em meados de 2001.

De lá para cá, o conceito se tornou bastante popular, referenciado em livros como: 

  • Startup, manual do empreendedor: o guia passo-a-passo para construir uma grande empresa, escrito pelo próprio Steve Blank junto de Bob Dorf;
  • A Startup enxuta, escrita pelo Eric Ries.

Entre outros vários outros.

Na realidade, o termo MVP ganhou tanta força que se tornou até o objeto de uma série documental sobre empreendedorismo feita pela HBO

No entanto, de acordo com o próprio Frank Robinson, desde a sua criação o termo MVP acabou perdendo um pouco dos seus proponentes.

Características de um MVP

É absolutamente imprescindível ter em mente que um MVP não é um produto incompleto que poderá causar transtornos aos consumidores por causa de bugs ou falhas em seu design.

O bom MVP é exatamente como um protótipo. Ele funciona fazendo o mínimo esperado e definido por seus criadores, para os seus consumidores.

Portanto, ao criar um MVP é necessário seguir algumas recomendações estratégicas. São estas:

  • Crie um produto pensando apenas em uma única persona. Tentar agradar um público amplo pode tornar o produto propenso a falhas devido a limitação de recursos;
  • Ouça a maior quantidade possível de pessoas antes de criar um produto para que a criação do perfil deste cliente seja a mais otimizada possível;
  • Se concentre na ideia principal do produto com as funcionalidades básicas. O MVP só precisa dos recursos que são fundamentais;
  • Não tenha o lucro como um foco para a criação do MVP. O produto deve ser criado usando o tempo e os recursos financeiros mínimos;
  • Um MVP não é o produto final, e o seu objetivo é servir como uma forma de coletar o feedback dos consumidores, feedback que este que deve ser ouvido e atendido.

MVP e os investidores 

O principal objetivo ao se criar um MVP é entender principalmente o que o mercado irá pensar do produto da sua empresa. Ainda mais se a empresa em questão for uma startup.

Na maioria dos casos não é fácil para uma Startup conseguir investimentos. E isso deve muitas vezes ao modelo de negócios que pode ser muito novo e portanto gerar insegurança.

O MVP então entra nessa história como uma forma de provar aos investidores que o que aquela empresa está fazendo possui no mínimo um grande potencial.

E isso ficará bastante evidente caso o MVP comece a fazer sucesso. E quanto melhor desenvolvido for esse MVP, maiores são as chances de ele se tornar um produto bem sucedido.

Nesse sentido, o investidor atento, pode se aproveitar de uma grande oportunidade para aportar o seu dinheiro em um negócio que futuramente pode lhe dar muito retorno.

Vale ressaltar que o MVP não é uma ferramenta exclusiva de empresas que estão iniciando, grandes empresas consolidadas na bolsa de valores estão sempre testando novos produtos.