O que é MVA - Market Value Added

MVA - Market Value Added é um cálculo que mostra a diferença entre o valor de mercado atual de uma empresa e o quanto foi investido pelos acionistas.

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Em português, o termo MVA - Market Value Added pode ser traduzido como valor de mercado adicionado. No caso, esse valor adicionado seria por meio da compra de ações.

Assim como tantos outros indicadores e ferramentas, saber qual é o MVA de uma empresa pode ser uma informação de alto valor para dar um norte ao investidor. 

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Função do MVA

A função do MVA é mostrar quanto o valor de mercado atual de uma organização é resultado da contribuição dos acionistas.

Em outras palavras. Uma empresa que tem o valor de mercado de 100 bilhões de reais, possui quanto desse total como sendo investimento dos acionistas?

Descobrir essa informação é um indício para o investidor conjecturar se a empresa está sendo bem administrada ou não. 

Claro que não se pode deixar de lado as volatilidades inerentes do mercado, ou de resultados que são influenciados por sazonalidade.

Mas de modo geral, podemos entender o MVA de uma empresa da seguinte for:

  • Alto MVA: a empresa foi capaz de agregar valor ao dinheiro que os investidores colocaram nela;
  • Baixo MVA: a organização não foi capaz de atribuir muito valor;
  • MVA Negativo: a empresa gerou prejuízo aos investidores que confiaram seu dinheiro nela.

Razões para baixo MVA

Existem muitos motivos que podem explicar o baixo MVA de uma empresa. Desde questões administrativas até imprevistos no mercado ou na economia.

Por exemplo, se analisássemos o valor de mercado da maioria das empresas logo após o início da crise do coronavírus, poderíamos ver que o MVA de muitas ficou bem baixo.

Ou seja, foi um fator externo e completamente imprevisto o verdadeiro culpado pelo MVA das empresas ter mostrado um resultado ruim.

Então, nesse sentido, será que a avaliação do MVA teria sido a melhor forma de decidir se o investimento em uma empresa seria bom? 

O fato é que momentos de crise econômica acabam afetando o valor de mercado de uma empresa. E crises econômicas são relativamente comuns no sistema capitalista.

Só nos últimos 20 anos tivemos que lidar, além da crise do coronavírus, com a crise do subprime (bolha imobiliária americana) e a bolha da internet.

Por outro lado, empresas que não venham a falência em momentos de crise, podem indicar estarem sendo bem administradas.

Mas outras razões para um MVA baixo, além de uma possível má administração, são:

  • Ramo de negócio dependente de demanda em períodos específicos do ano (commodities);
  • Problemas com oferta e demanda ou um mercado altamente concorrido e saturado.

Cálculo do MVA

O cálculo do MVA é feito por uma função bastante elementar.: MVA = V – K

Agora leia-se:

  • V como sendo o valor de mercado da empresa. E isso inclui o valor do patrimônio e da dívida da empresa;
  • K como sendo o valor total de capital investido por acionistas.

O MVA pode ser comparado com o V da empresa para descobrir qual a porcentagem de V é devido ao MVA.

Importância do MVA

Apesar de não se poder confiar no MVA como um indicador único para investir em uma empresa, a sua utilização pode dar ao investidor um bom norte de onde começar.

Um dos principais motivos para calcular o MVA de uma organização é pelo fato de ser tão fácil fazê-lo, e qualquer tipo de investidor está apto para executar o cálculo.

Por outro lado, é importante lembrar que apenas a informação do MVA não serve para uma boa tomada de decisão. Para isso existe a análise técnica e a análise fundamentalista.