O que é Mundell-Fleming

Mundell-Fleming é um modelo econômico teórico que serve para explicar a economia de um país e a sua relação com o comércio internacional.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

E apesar de existirem muitos outros modelos econômicos, o modelo Mundell-Fleming já provou sua eficácia no mundo real, inclusive por ter bastante prestígio acadêmico.

É importante mencionar que o modelo de Mundell-Fleming também é muito conhecido pela alcunha de Trilema de Mundell Fleming.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História do Mundell-Fleming

O modelo Mundell-Fleming foi inventado por Robert Mundell e Marcus Fleming, na década de 60, servindo como um contraponto a proposta de John Maynard Keynes, conhecida como Keynesianismo.

A principal base do modelo Mundell-Fleming é a curva de balança de pagamento (BP) que descreve a relação a curto prazo entre produto e câmbio real.

Outros economistas que trabalharam no Modelo de Mundell-Fleming na segunda metade do século XX foram James Meade e Jacques J. Polak.

Mundell-Fleming e o Keynesianismo

A diferença do Keynesianismo para o Mundell-Fleming é que a primeira analisa a política monetária e fiscal de um país e a segunda analisa os movimentos no mercado de bens e monetário.

Na prática, isso significa que enquanto uma se baseia nas decisões governamentais como principal fator de influência, a outra parte do relacionamento entre as economias mundiais.

Trilema de Mundell-Fleming

A razão pela qual o modelo de Mundell-Fleming é também chamado pelo nome de Trilema de Mundell-Fleming, advém da sua tentativa de equilibrar três fatores:

  • Fluxo livre de capital;
  • Taxa de câmbio fixa;
  • Política monetária.

Em resumo, de acordo com Mundell-Fleming, é impossível que uma economia consiga manter esses três elementos de forma simultânea.

A solução para esse trilema, então, seria escolher apenas dois dos três elementos propostos, ignorando completamente o terceiro. 

E de acordo com o modelo, é isso que as economias têm feito nas últimas décadas. Os países têm preferido adotar um câmbio flutuante e um controle maior sobre os capitais.

O resultado disso é que eles conseguem garantir uma maior autonomia sobre a política monetária.

Vale ressaltar que o trilema Mundell-Fleming só funciona se o objetivo do país for o de ter uma economia aberta, ou seja, relacionando-se saudavelmente com o resto das economias.

Premissas do Mundell-Fleming

O modelo de Mundell-Fleming é baseado em algumas premissas lógicas básicas. De acordo com o modelo:

  • Se a política de câmbio for fixa, a política fiscal afetará muito a produção e, por sua vez, a política monetária acabará sendo ineficiente;
  • Se a taxa de câmbio for flexível acontecerá o oposto;
  • Os mercados internacionais, ou seja, o relacionamento econômico entre os países é altamente dependente um do outro, o que influencia demasiadamente nos resultados.

A conclusão que se tira dessas premissas é que o modelo Mundell-Fleming acaba sugerindo uma política monetária de expansão e, essa expansão tem a tendência de reduzir a taxa de juros.

No entanto, essa redução da taxa de juros pode acabar servindo de incentivo para a fuga de capital financeiro, visto que o investidor acaba sempre priorizando melhores retornos.

Retornos estes que, dependendo da situação, podem ser encontrados em uma maior abundância em títulos estrangeiros.

Mundell-Fleming e o mercado financeiro

O mercado financeiro é altamente dependente da forma como os países lidam com a sua própria economia, das decisões que eles tomam, que podem ter consequências boas ou ruins.

Flexibilizar ou congelar a taxa de câmbio, por exemplo, pode ter um grande efeito nos investimentos das pessoas, no seu poder de compra e até gerar inflação.

As dificuldades que um governo impõe ao seu povo para empreender, é outro fator decisivo para a economia e, consequentemente, os investimentos, o que afeta a circulação de capital.

Já a política monetária pode ser um fator decisivo para o sucesso econômico de um país. 

Por fim, todos estes elementos se encontram analisados no modelo de Mundell-Fleming. E ser capaz de analisar esses dados é crucial para a estratégia de investimentos de uma pessoa que queira investir no exterior.