O que é Múltiplos Fundamentalistas

Múltiplos Fundamentalistas é o nome que se dá aos indicadores deduzidos dos dados financeiros e resultados de uma empresa. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A principal utilização desses indicadores pode ser compreendida dentro da análise fundamentalista de ações para achar as ações com as melhores oportunidades.

No entanto, vale a ressalva: isoladamente os múltiplos fundamentalistas não são muito úteis, sendo melhor utilizados em conjunto de outros.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Função dos Múltiplos Fundamentalistas

A principal função dos Múltiplos Fundamentalistas é auxiliar o investidor a ser capaz de fazer uma análise responsável a respeito da ação de uma empresa.

Passivamente isso fará com que o investidor seja obrigado a estudar a empresa mais de perto, analisando os seus dados financeiros e alinhando expectativas com a realidade.

É com as informações que os Múltiplos Fundamentalistas proporcionam que o esse investidor será capaz de perceber se uma ação está muito valorizada ou se está subvalorizada.

Eventualmente, com a experiência das análises, esse investidor conseguirá identificar com mais facilidade grandes oportunidades de lucro a curto e médio prazo.

Múltiplos Fundamentalistas mais usados

Existem vários múltiplos fundamentalistas que o investidor pode escolher no momento de fazer a sua análise de um ativo. Alguns, no entanto, são mais eficazes do que outros.

Na realidade tudo dependerá da: 

  • Estratégia que esteja sendo utilizada;
  • Experiência de mercado;
  • Objetivos a curto, médio e longo prazo deste investidor. 

Os grandes nomes do mercado usam cada um uma estratégia diferente. Por mais que os princípios básicos sejam os mesmos.

Índice P/VPA

O índice P/PVA, que significa Preço sobre Valor Patrimonial da Ação, é adquirido quando se divide o preço da ação e o seu valor patrimonial. 

Este resultado é uma indicação direta ao investidor a respeito do preço da ação de uma empresa, se esta está cara ou barata.

Vale ressaltar que o índice P/PVA é um índice estático, e que também depende de descobrir o valor do ROE.

Indicador P/L

O indicador P/L serve para responder a questão de quanto tempo seria necessário para uma empresa produzir lucros o suficiente para compensar a compra de suas ações. 

Para chegar a esse resultado você precisará de P, que é o valor atual da ação encontrado no mercado que você pode verificar no seu home broker.

E de L, que é o lucro que a empresa obteve nos últimos 12 meses dividido pela quantidade total de ações disponíveis no mercado. Quanto menor for o resultado do P/L, melhor.

Índice de Endividamento

O índice de endividamento é como o próprio nome sugere, serve para indicar qual é o grau de comprometimento financeiro que a empresa possui com terceiros.

Muitas empresas possuem um alto nível de endividamento, isso a longo prazo prejudica bastante os retornos em dividendos dos seus investidores.

Índice de Liquidez Corrente

O índice de Liquidez Corrente trata da capacidade da empresa de honrar seus compromissos de curto prazo.

Quanto maior for a liquidez de uma empresa, mais segura ela se encontra em relação às adversidades do mercado. 

Vale ressaltar que esse é apenas um dos indicadores de liquidez que podem ser analisados sobre uma empresa.

Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE)

Para se descobrir o ROE de uma empresa é fundamental ter em mãos o patrimônio líquido e o lucro líquido

O resultado que se obtiver com o ROE indicará se a empresa está conseguindo usar os seus ativos para gerar lucro de forma eficiente.

A importância dos Múltiplos Fundamentalistas

Seja um investidor iniciante na bolsa de valores ou um investidor experiente, compreender os Múltiplos Fundamentalistas é essencial para saber onde se está investindo dinheiro.

Comprar ações sem um devido planejamento e uma análise mais aprofundada, pode acabar custando caro a longo prazo, principalmente para quem usa a estratégia de buy and hold

Isso sem contar que os Múltiplos Fundamentalistas são uma das ferramentas mais úteis e práticas dentro da Análise Fundamentalista de Ações.