O que é MSCI

MSCI é a sigla para Morgan Stanley Capital International, uma empresa americana conhecida por publicar índices que demonstram o desempenho das principais ações e bolsas de valores do mundo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Devido a grande credibilidade da empresa em várias partes do mundo, os índices elaborados pela MSCI são utilizados como parâmetros para diversos fundos de investimentos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História da MSCI

A história da MSCI começou em 1968, quando através da empresa Capital International, que publicava índices do mercado de ações para mercados de capitais localizados fora dos Estados Unidos.

Em 1986, o banco Morgan Stanley licenciou os direitos para os índices da Capital International e fez um rebranding da marca, transformando a empresa na Morgan Stanley Capital International, também conhecida como MSCI. 

Naquela época, os índices da MSCI já eram referência para índices fora dos Estados Unidos.

Atualmente a MSCI é fornecedora líder de ferramentas e serviços essenciais de suporte a decisões para a comunidade global de investimentos.

Com mais de 45 anos de experiência em pesquisa, dados e tecnologia, a MSCI contribui para que investidores e gestores de fundos tomem as melhores decisões ao investir.

Os relatórios e indicadores apresentados pela MSCI permitem que os clientes entendam e analisem os principais fatores de risco e retorno e criem portfólios mais eficazes com segurança. 

Entre os principais produtos da MSCI, pode-se destacar:

  • Desenvolvimento e atualização de índices;
  • Construção de portfólio;
  • Análise de gerenciamento de risco;
  • Soluções ambientais, sociais e de governança (“ESG”);
  • Análises de retorno e percepções de mercado.

A MSCI possui clientes em várias partes do mundo, dentre eles:

  • Proprietários de ativos (fundos de pensão, doações, fundações, bancos centrais, fundos soberanos, escritórios familiares e seguradoras);
  • Gestores de ativos (fundos institucionais e contas, fundos mútuos, fundos de hedge, ETFs, produtos de seguros, bancos privados e fundos de investimento imobiliário);
  • Intermediários financeiros (bancos, corretores, bolsas, custodiantes, sociedades fiduciárias e consultores de investimento);
  • Gestores de patrimônio (incluindo robô-consultores e corretoras autodirigidas);
  • Empresas.

Os produtos e soluções da MSCI apoiam as decisões dinâmicas e complexas dos seus clientes, sendo disponibilizados por múltiplos canais e plataformas.

Índices mais populares da MSCI

Dentre os índices mais populares da MSCI, podemos destacar:

Índice Emerging Market: Índice que acompanha as ações de 26 países considerados mercados emergentes, incluindo o Brasil. Estima-se que US$ 1. 7 trilhões estão investidos neste mercado.

Índice Frontier Markets: O Frontier Markets que acompanha mercados voláteis e que possuem ao mesmo tempo grande taxas de crescimento e ricos de vulnerabilidade, normalmente presentes em países que estão em desenvolvimento. 

Índice EAFE: O EAFE é um índice que acompanha os mercados de países desenvolvidos.

Índice MSCI Brasil: O Índice MSCI Brasil acompanha o desempenho das ações de médias e grandes empresas brasileiras. O índice é atualmente composto por 56 empresas, sendo a maior parte delas do setor financeiro.

Índice World: Por fim, o índice World mede o desempenho de 4.500 empresas que possuem presença global, ou seja, grandes empresas multinacionais.

Como funcionam os índices MSCI

O índice mede o valor para capitalização de uma ação no mercado. Além disso, os valores utilizados na formação do índice são calculados e apresentados em dólar e também na moeda local.

Ao calcular os índices em dólar e também em moeda local, o MSCI torna possível um comparativo que leve em consideração os efeitos do câmbio sobre os índices.

Os índices MSCI passam por revisão a cada três meses. No entanto, os valores são atualizados diariamente, de segunda a sexta-feira, enquanto que as ações são excluídas ou adicionadas a cada seis meses.

Ao total o Morgan Stanley Capital International gerencia 160 mil índices em todos os mercados onde marca presença e atua.