A MRV&Co (MRVE3) teve modesta alta do volume financeiro de vendas e de lançamentos no primeiro trimestre, com o robusto desempenho de sua unidade nos Estados Unidos, AHS, compensando a queda forte no segmento de baixa renda no Brasil.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A construtora com sede em Minas Gerais anunciou na segunda-feira (18), que seus lançamentos de janeiro a março somaram um volume geral de vendas (VGV) de 1,735 bilhão de reais, alta residual de 1,4% ante mesma etapa de 2021.

Por um lado, os lançamentos da AHS partiram da base zero no começo do ano passado para 684 milhões de reais nos primeiros três meses de 2022, refletindo a demanda ainda forte no mercado norte-americano antes de um ciclo de alta do juro pelo Federal Reserve para conter a alta da inflação.

Por outro lado, aqui no Brasil os lançamentos ligados ao programa habitacional federal Casa Verde e Amarela, ainda a principal linha de negócios da empresa, tiveram queda de 38,8%.

O número de unidades lançadas nesse nicho caiu à metade.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Segundo o co-presidente da MRV&Co, Rafael Menin, essa queda reflete o fato de o governo federal não ter atualizado adequadamente os valores dos imóveis elegíveis para o programa.

"Nos últimos seis anos, a inflação no setor foi de cerca de 50%", afirmou ele à Reuters.

"Só recentemente, o governo fez um reajuste de 10%, o que deixa o programa totalmente desenquadrado em relação aos preços de mercado".

Por isso, Menin projeta que aproximadamente apenas metade dos cerca de 350 mil imóveis que o governo orçou para este ano devem ser efetivamente lançados no mercado.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Em vendas, a MRV&Co cresceu 7,6% no trimestre na comparação anual, para 1,743 bilhão de reais, com as vendas da AHS indo de zero para 221 milhões de reais, enquanto o segmento de imóveis populares no Brasil apontou queda de 7,1%, a 1,495 bilhão de reais. 

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da MRV no Quarto Trimestre de 2021

O resultado da MRV (MRVE3) no quarto trimestre de 2021 (4t21), divulgado no dia 16 de março, apresentou um lucro líquido de R$300 milhões no 3t21, uma alta de 53,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da MRV atingiu R$ 524,0 milhões no 4T21, apresentando crescimento de 60,3% na comparação com o 4T20. 

A margem Ebitda da MRV totalizou 27,5% no 4T21, apresentando crescimento de 8,3 pontos percentuais na comparação com o 4T20.  

A margem líquida da MRV atingiu 15,8% no 4T21, apresentando crescimento de 4,3 pontos percentuais na comparação com o 4T20. 

As ações da MRV (MRVE3) acumulam queda de 1,59% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 38,05% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Uol.