O que é MRR

MRR é a sigla para Monthly Recurring Revenue, que em português significa Receita Recorrente Mensal, indicador muito utilizado e importante para diversas empresas e em especial as SaaS.

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O MRR tem por objetivo medir e estimar a receita total que uma determinada companhia é capaz de atingir mensalmente.

Em síntese, o MRR é um indicador que nos permite visualizar a média das receitas por períodos de faturamento em um número único e consistente que permite o acompanhamento da tendência ao longo do tempo.

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Como o MRR é calculado

O cálculo do MRR é bastante simples. Para encontrar o seu valor, basta multiplicar a receita média por conta pelo número total de clientes no mês em análise.

Fórmula do indicador MRR: 

MRR = número de clientes * valor médio faturado

Vejamos como funciona o cálculo do MRR por meio de um exemplo.

Determinada empresa possui 100 clientes pagando uma assinatura mensal de R$ 20,00 por mês por determinado serviço. Com base nessa informação, basta aplicar a fórmula acima para encontrar o MRR.

MRR = 100 * R$ 20,00

MRR = R$ 2.000,00

Podemos observar que o cálculo é simples e muito direto. Vamos agora a um outro exemplo, desta vez, considerando uma empresa que possui mais de um tipo de produto ou assinatura:

Valor do Serviço I: R$ 20,00

Assinantes: 100

Valor do Serviço II: R$ 50,00

Assinantes: 50

Com base nas informações acima, podemos mais uma vez, aplicar o MRR, veja:

MRR = (100 * R$ 20 + 50 * R$ 50) = R$ 2.000,00 + R$ 2.500,00 = R$ 4.500,00

No exemplo acima, o MRR da empresa em análise, considerando as assinaturas de dois produtos diferentes, foi de R$ 4.500,00.

Esse tipo de métrica é utilizado frequentemente por empresas que trabalham com planos de assinatura, como a Netflix, o Spotify, dentre outras.

Quando usar o MRR

O MRR oferece algumas aplicações importantes para as empresas, como por exemplo, o auxílio e embasamento para a elaboração de previsões financeiras. 

A consistência e a previsibilidade do MRR garantem que uma empresa consiga prever com certa facilidade, suas receitas futuras, principalmente quando essas receitas demonstram-se consistentes por vários meses seguidos.

Vale destacar que o MRR também pode ser utilizado para avaliar a tendência de crescimento de uma empresa ao longo do tempo.

Tipos de MRR

O MRR também pode ser dividido em vários componentes que revelam como a receita se comporta ao longo do tempo. Dentre os tipos de receita recorrente mensal, podemos destacar:

  • Novo MRR: MRR adicional obtido de novos clientes;
  • MRR de expansão: MRR adicional obtido de clientes atuais;
  • MRR de rotatividade: MRR que mede o cancelamento de assinaturas.

Os três componentes do MRR acima permitem que os gestores identifiquem as fontes de MRR que causam um aumento ou diminuição em relação ao período anterior.

Importância de calcular o MRR

Para as empresas do segmento SaaS, calcular o indicador MRR é de fundamental importância. 

Através do indicador MRR, diversas melhorias podem ser colocadas em prática pelas empresas.

  • Permite determinar se os esforços de vendas e marketing são eficazes;
  • Auxilia os gestores a determinar a receita esperada para os próximos meses;
  • Permite determinar o orçamento para o próximo ano com base nas metas de vendas;
  • Auxilia os proprietários de negócios a tomarem decisões sólidas com base no resultado do MRR.
  • Serve de instrumento para captação de investidores que buscam empresas com receita recorrente;
  • Permite a realização de investimentos com base nas receitas previstas para datas futuras.
  • Dentre outros benefícios que destacam a importância do MRR.

No mercado de capitais os investidores estão sempre atentos ao resultado do MRR das empresas que prestam serviços com receita recorrente.