O Ministério Público Federal (MPF) instaurou uma investigação para apurar possíveis crimes financeiros envolvendo as ações da IBR Brasil Resseguros (IRBR3) negociadas na Bolsa de Valores brasileira.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os papéis tiveram forte alta no mercado financeiro no último dia 28 e foram alvo de uma intervenção da própria B3, que gerencia o mercado de ações no Brasil, com o objetivo de neutralizar a oscilação registrada.

O MPF suspeita que os ativos da companhia tenham sofrido impacto semelhante ao que ocorreu dias antes nos Estados Unidos com as ações da empresa GameStop, que teve valor inflado pela compra articulada por milhares de investidores individuais.

O movimento caracteriza-se pela compra orquestrada de ativos para os quais há previsão de queda no mercado financeiro.

Comumente papéis desse tipo são negociados por fundos que pretendem obter ganhos em operações a descoberto, nas quais essas ações são alugadas de outros investidores e vendidas na Bolsa, apostando-se na sua desvalorização.

Caso a tendência de baixa se confirme, o lucro configura-se na diferença entre o preço de venda e o de reaquisição dos ativos, que então são devolvidos aos “locadores”.

Porém, essas flutuações podem ser alteradas se outros investidores combinarem entre si a compra dos papéis para inverter a queda esperada, gerando uma tendência artificial de elevação do valor.

No caso da GameStop, as ações chegaram a subir mais de 1.600% na bolsa de valores Nova York a partir desse movimento coordenado.

No Brasil, o MPF quer saber se o fenômeno também está por trás da alta de 17,82% registrada nos ativos da IRB Brasil Resseguros negociados em 28 de janeiro.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Há indícios de que investidores individuais articularam a compra massiva das ações da companhia naquele dia por meio de um aplicativo de mensagens e fóruns da internet.

A prática pode caracterizar crime de manipulação do mercado financeiro, tipificado no artigo 27-C da Lei nº 6.385/1976.

Mas não são só esses investidores os alvos da investigação.

O MPF apura também a conduta da B3, que fez um leilão contínuo de papéis da IRB Brasil no dia 29 para conter a valorização.

O procurador responsável pelo procedimento instaurado, já solicitou informações à presidência da B3 para que a empresa esclareça a justificativa e os fundamentos da decisão de interferir nas negociações.

A B3 terá 15 dias para enviar as respostas.

O prazo é o mesmo concedido pelo MPF para a manifestação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre a conduta dos investidores.

O MPF pede que o órgão indique se já houve a instauração de processo administrativo para apurar os fatos e quais dispositivos regulamentares teriam sido violados.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Resultado do IRB Brasil no Terceiro Trimestre de 2020

O resultado do IRB Brasil (IRBR3) no terceiro trimestre de 2020 (3t20), divulgado no dia 03 de novembro, apresentou um prejuízo líquido de R$ 229,8 milhões, contra um prejuízo de R$ 19,7 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Margem líquida da IRB Brasil atingiu -9,7% no 3t20, apresentando retração de -8,6 pontos percentuais na comparação com o 3t19.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: MPF/SP