Na manhã desta quarta-feira (04), as ações da IRB Brasil Resseguros operaram com forte queda de 41% após IRB e fala de Warren Buffett, negarem que a Berkshire Hathaway possui ações da empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A companhia tem sido alvo de acontecimentos nos primeiros meses do ano de 2020, fazendo que suas ações se desvalorizaram no período.

Em fevereiro a gestora Squadra Investimentos divulgou uma carta aos seus cotistas sobre uma possível fraude no balanço financeiro da IRB Brasil Re.

Em seguida, a gestora afirmou que as ações IRBR3 fazem parte de uma posição vendida em seu fundo Squadra Long-Biased, repercutindo no mercado.

Recentemente, a companhia comunicou ao mercado que seu conselho de administração se reuniu nesta quarta-feira (04) para discutir as notícias de ontem relativas à sua base acionária.

Tais acontecimento refletiram no mercado financeiro, gerando pessimismo nos investidores, fazendo com que as ações da IRB (IRBR3) acumulem queda de mais 50% em 2020.

Leia até o final e conheça os 6 Motivos da Forte Queda de 41% nas Ações da IRB (IRBR3) Hoje na bolsa de valores.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Motivo 1) Carta da Gestora Squadra sobre Rentabilidade da IRB

Em 26 de fevereiro de 2019 foi publicado a primeira carta da gestora Squadra aos seus cotistas, citando uma possível fraude contábil no balanço da IRB.

Na carta a gestora questiona a rentabilidade da IRB:

“Em nossa opinião, existem indícios que apontam para lucros normalizados (recorrentes) significativamente inferiores aos lucros contábeis reportados nas demonstrações financeiras da Companhia.”

“Ainda sobre nosso portfólio short, mais recentemente, tem nos intrigado a excepcional rentabilidade, baixa volatilidade e alta previsibilidade guiada para uma empresa do setor de seguros.”

“(...) chama atenção que tenhamos no Brasil a empresa distanciadamente mais rentável e mais cara do mundo no segmento. (...)”

“(...) nos indagamos se os resultados correntes refletem de fato a real lucratividade do negócio. Ao longo do último semestre, esse novo investimento se tornou uma das nossas principais posições short.”

Na opinião da Squadra, a rentabilidade normalizada do negócio do IRB é muito menor do que grande parte do mercado acredita ser por um conjunto de razões.

Nos dias seguintes a ação chegou a cair 5%, mas se recuperou em seguida.

Motivo 2) Carta da Squadra sobre Fraude Contábil na IRB

Em 2 de fevereiro de 2020, a gestora Squadra Investimento publicou uma segunda carta aos cotistas onde afirmou que a rentabilidade normalizada do negócio do IRB é muito menor do que grande parte do mercado acredita, pelas razões abaixo.

Percepção IRBAnálise da Squadra
Rentabilidade “best in class”, graças à posição dominante no mercado brasileiro.Seguradoras brasileiras reportam sinistros recuperados junto a IRB maiores que a despesa correspondente no DRE da companhia.Sinistralidade dos riscos cedidos a IRB seria próxima à média do mercado.
IRB possui vantagem competitiva para expandir seus negócios na América LatinaNegócios da IRB na região envolvem contratos originados por licitação pública e com sinistralidade estruturalmente elevada.
Sinistralidade da IRB é estruturalmente mais baixa que a das outras resseguradoras.Despesa de sinistros contábil foi reduzida por reconhecimento de expectativa de recebimentos futuros e reversões de provisões antigas.
A IRB nunca decepciona nos seus resultados divulgados. Normalmente, surpreende para cima.Resultados foram beneficiados por uma variedade de ganhos não  recorrentes e não caixa, impactando diversas linhas do DRE.
Negócio cresce de forma acelerada ao mesmo tempo que distribui dividendos recorrentes.Geração de caixa da IRB foi muito abaixo da esperada e recebíveis estão se acumulando.
Gestão de investimentos excepcional, com geração de valor elevada e consistente.Resultado financeiro favorecido por remarcações e vendas de ativos adquiridos há mais de 20 anos.
Business fantástico, com retornos muito elevados e recorrentes.Rentabilidade recorrente do negócio da IRB é muito menor do que o mercado acredita ser.

* Fonte: Gestora Squadra Investimentos.

A gestora também assumiu que a IRB Brasil Resseguros era sua principal exposição vendida no fundo Squadra Long-Biased.

Logo após o fato ocorrido, a IRB Brasil Resseguros se defendeu, publicou comunicado ao mercado afirmando que suas demonstrações financeiras seguem as normas contábeis, além de passar por um rigoroso processo de governança.

A companhia também afirmou em ofício, que a gestora teria interesses financeiros na queda das ações IRBR3.

O objetivo da gestora em possuir posição vendida na empresa é lucrar com a queda do preço da ação.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Motivo 3) Terceira Carta da Gestora Squadra sobre a IRB

Ainda em 2 de fevereiro de 2020 a gestora divulga a terceira carta da gestora Squadra aos seus cotistas, respondendo à defesa da IRB e confirmando a tese de fraude contábil.

“(...) diante das explicações, opiniões e pareceres apresentados na resposta do IRB, nossa opinião se manteve a mesma. (...)”

(...) na nossa avaliação, a resposta da Companhia não enfrentou adequadamente os pontos levantados. (...)”

Tal fato, provocou uma queda das ações da IRB de 12% no período, além da gestora de investimentos permanecer com a suposição de fraude no balanço financeiro da resseguradora.

Posteriormente, as ações da companhia de resseguros foram apresentando recuperação após os esclarecimentos.

Notícia de Warren Buffett sobre IRB

No dia 27 de fevereiro, no meio das notícias de fraudes contábeis, surge notícia de Buffett publicada no jornal Estadão, afirmando que Warren Buffett tinha triplicado sua posição nas ações da IRB.

Notícia do Estadão da compra ações de Warren Buffett
Notícia do Estadão da compra ações de Warren Buffett

De acordo com o jornal Estadão:

“O Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett, praticamente triplicou a fatia que detinha do IRB Brasil Re em fevereiro. Entre os dias 6 e 18, o fundo aproveitou a baixa das ações da resseguradora – causada pelo entrevero com a gestora Squadra – para aumentar sua posição.”

Nesse dia as ações da IRB chegaram a subir quase 10%.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Motivo 4) Renúncia do Presidente do Conselho de Adm. da IRB

No dia 28 de fevereiro, no meio das notícias de fraudes contábeis, o presidente do conselho de administração da IRB renuncia o cargo.

A IRB divulga um comunicado ao mercado citando a renúncia, mas sem explicar os motivos que levaram Ivan de Souza a abandonar o cargo, no qual havia sido eleito pela União.

A empresa apenas faz um agradecimento pelo trabalho prestado.

As ações nesse dia fecharam em leve alta, mas a desconfiança do mercado segue aumentando.

Motivo 5) Fala da IRB sobre a Notícia do Estadão

No dia 03 de março, para esclarecer a notícia divulgada pelo jornal Estadão, a IRB Brasil Resseguros comunicou ao mercado:

“Já com relação ao questionamento acerca da participação acionária no IRB Brasil RE de empresas que integram o Grupo Berkshire Hathaway, informamos que fizemos uma análise criteriosa da base acionária da Companhia na posição de 27.02.2020 e verificamos que o referido grupo investidor não é acionista que detenha percentual mínimo de 5% das ações da Companhia, hipótese em que a aquisição deve ser divulgada ao mercado, conforme o disposto no art. 12, § 1° da Instrução CVM n° 358 de 3 de janeiro de 2002.”

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Motivo 6) Fala de Warren Buffett sobre IRB

No dia 03 de março de 2020 surge a publicação da Berkshire Hathaway desmentindo a publicação realizada pelo jornal Estadão, fazendo com que as ações apresentassem queda novamente.

Noticia da Berkshire Hathaway de Warren Buffett sobre IRB
Noticia da Berkshire Hathaway de Warren Buffett sobre IRB. Fonte: Businesswire

“Houve notícias recentes na imprensa brasileira de que a Berkshire Hathaway Inc. é acionista do IRB Brasil Re (“IRB”).”

"A Berkshire Hathaway atualmente não é acionista, nunca foi acionista do IRB e não tem intenção de se tornar acionista do IRB"

Queda das Ações da IRB Hoje

Juntando a desconfiança do mercado financeiro e os dois últimos comunicados da IRB e da Berkshire Hathaway o resultado foi explosivo, gerando uma forte queda das ações da IRB hoje.

As ações IRBR3 chegaram a cair 41%, acumulando queda de mais de 50% em 2020.

Gráfico da queda ações IRB em 2020 (IRBR3)
Gráfico da queda ações IRB em 2020 (IRBR3). Fonte: GuiaInvest

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Fato Relevante da IRB

O IRB-Brasil Resseguros S.A. (IRBR3) divulgou um fato relevante hoje (04), comunicando ao mercado o resultado da reunião que ocorreu nesta quarta-feira às 8h.

O Conselho de Administração da Companhia se reuniu e determinou à Diretoria Estatutária que promova uma análise criteriosa a partir das notícias divulgadas na data de ontem relativas à sua base acionária.

A empresa comunicou que informará ao mercado, através do site do RI da IRB sobre os desdobramentos desta análise.

Resultados da IRB no Quarto Trimestre 2019 4t19

A IRB Brasil Resseguros, divulgou em 18 de fevereiro de 2020 seus resultados referentes ao quarto trimestre de 2019.

A companhia de resseguros reportou lucro líquido de R$ 632,2 milhões, resultado 69,5% maior do que o reportado no 4T18.

Gráfico do resultado do lucro da IRB 4t19
Gráfico do resultado do lucro da IRB 4t19. Fonte: GuiaInvest

A companhia também apresentou crescimento em suas operações, no 4T19 a receita das operações de Seguros, Resseguros, Previdência Complementar e operações de capitalização totalizaram R$ 1,8 bilhão.

Demonstrando crescimento frente ao resultado do 3T19 e do 4T18. Além de apresentar melhoria em seu resultado bruto. 

Tais fatos demonstram que a empresa apresenta bons fundamentos, e que a desvalorização é consequência do pessimismo exagerado do mercado.

Confira aqui os resultados IRB do quarto trimestre de 2019.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Maiores Acionistas da IRB

O maior acionista da empresa IRB é banco Bradesco, que possui 15,20% das ações ON e 68% em circulação no mercado.

A companhia foi criada em 1939 por Getúlio Vargas, para reter no país os riscos de empresas nacionais que antes eram transferidos para o exterior.

A IRB foi privatizada em 2013 e em 2017, a empresa concluiu a oferta pública de ações (IPO) e movimentou R$ 2 bilhões com a venda de ações dos acionistas controladores.

Sendo que a união ficou com 100% das ações PN.

Nome% ON% PN% Total
Bradesco Seguros S.A.15,20%0,00%15,20%
Itaú Seguros S.A.11,10%0,00%11,10%
Blackrock5,10%0,00%5,10%
União Federal0,00%100,00%0,00%
Outros68,00%0,00%68,00%
Ações Tesouraria0,50%0,00%0,50%

Fonte: GuiaInvest

Impacto na Queda das Ações da IRB

O impacto na queda das ações da IRB foi imediato na empresa: empresa perde R$ 8,37 bilhões em mercado, presidente e vice-presidente renunciaram ao cargo, casas de análise colocaram em revisão a recomendação de compra das ações e empresa sofre processo administrativo na CVM.

Em fato relevante, a IRB divulgou ao mercado a renúncia do presidente e vice-presidente.

Cargos ocupados por José Carlos Cardoso, Presidente da Companhia, e Fernando Passos, Vice-Presidente Executivo, Financeiro e de Relações com Investidores.

O eleito para o cargo de vice-presidente Werner Süffert, que já foi membro do Conselho de Administração do IRB Brasil RE e que ocupava o cargo de CFO e IRO da BB Seguridade (BBSE3).

Ele foi eleito pelo Conselho de Administração e assumirá a posição de Vice-Presidente Executivo, Financeiro e de Relações com Investidores do IRB Brasil RE. 

Atuará também como Presidente interino da IRB até a chegada de um novo executivo.

A posse do novo executivo se dará após concluída as providências relacionadas ao seu desligamento da função ocupada na BB Seguridade.

A empresa apresentou ao mercado o novo presidente em teleconferência realizada hoje (05), às 07h (US), 09h (Brasil), 12h (Londres). Para acessar use a senha: IRB BRASIL

A empresa também instalará  um procedimento de apuração, para identificar as circunstâncias da divulgação de informações, pela Companhia, referentes às notícias de que Warren Buffett tivesse ações da empresa.

Algumas casas de análise como o banco Safra, Bank of America (BofA) colocaram a recomendação das ações em revisão e o Banco Citi alterou de compra para neutra.

O processo administrativo aberto na CVM envolvendo a IRB segue em sigilo, mas o tipo do processo se trata de notícias, fatos relevantes e comunicado ao mercado, conforme imagem do processo:

Processo CVM envolvendo IRB (IRBR3)
Processo CVM envolvendo IRB (IRBR3). Fonte: CVM

IRB Vale a Pena

Apesar das fortes quedas recentes, não podemos esquecer que a IRB Brasil RE é a empresa líder em resseguros na América Latina e está entre as dez maiores resseguradoras do mundo em valor de mercado.

O lucro líquido da companhia cresceu 44,7% em relação a 2018, passando de R$ 1,2 bilhão para R$ 1,7 bilhão.

Considerando a cotação de R$ 16 alguns indicadores fundamentalistas mostram que podemos estar diante de uma oportunidade de compra, como o PL e dividendo.

A média histórica do seu PL é de 23 e com a cotação atual estaria em 8,45. (cotação de R$ 16 / LPA de 1,8937).

Já a projeção dos dividendos aumentou 1 pp, caso a empresa mantenha a política de pagamentos e seus lucros, para 5,74% ao ano, taxa superior à atual taxa Selic. (dividendo pago por ação / cotação atual de R$ 16).

Porém não podemos esquecer  a possibilidade de fraude no balanço da IRB, por isso analise muito criteriosamente sua decisão de compra.

Se você souber identificar uma empresa boa que esteja com o preço das suas ações exageradamente baixo, devido a um pessimismo geral de mercado, enxergará excelentes oportunidades e embolsar altos lucros.

Para o Value Investors momentos assim podem criar oportunidades.