O que é morning call

Morning Call é um serviço oferecido por corretoras de valores e instituições financeiras com o objetivo de informar seus clientes e investidores sobre os principais acontecimentos recentes, antes da abertura do pregão na Bolsa de Valores.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Em geral, um morning call é um apanhado de notícias importantes e acontecimentos relevantes que possam de alguma forma interferir nas movimentações  após a abertura do mercado e no resultado das aplicações.

Entre os temas que mais aparecem em um morning call, destacam-se os assuntos relacionados ao mercado de commodities, as bolsas internacionais, mundo político e empresarial.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Quem produz e distribui a Morning Call

Uma morning call pode ser produzida e distribuída por diversas instituições e especialistas que atuam e colaboram com o setor financeiro, dentre as quais, pode-se destacar:

  • Corretoras de valores mobiliários;
  • Analistas de investimentos;
  • Agentes Autônomos de Investimentos;
  • Sites especializados em finanças;
  • Casas de research.

Dentre os itens listados acima, é válido chamar atenção para as casas de research, instituições relativamente novas no mercado, mas que estão conquistando mais espaço a cada dia.

Além de produzir morning call, as casas de research comercializam assinaturas que conferem aos investidores interessados acesso a uma série de relatórios, dicas, tutoriais e conteúdos exclusivos a respeito do mercado de investimentos.

Muitas casas de research, chegam até mesmo a indicar diretamente a compra ou venda de determinados ativos.

Quais são os principais formatos do Morning Call

Atualmente uma morning call pode ser distribuída aos interessados por diferentes plataformas e também em diferentes formatos, dentre eles:

  • Transmissões de vídeo;
  • Podcasts;
  • Relatórios via e-mail;
  • PDFs;
  • Apresentação de Slides.

Independente do formato de apresentação utilizado, o importante é que o material seja simples, direto e de fácil compreensão.

Materiais de fácil compreensão permitem que em poucos minutos o investidor interessado possa entender tudo o que está acontecendo ao seu redor e no mercado no dia em questão.

Vantagens da Morning Call

Uma morning call pode oferecer boas vantagens aos investidores, sendo o acesso a informações atualizadas a principal delas.

O mercado financeiro e a bolsa de valores sofrem mudanças a todo momento, sendo que muita dessas mudanças tem base em acontecimentos do cotidiano e do noticiário.

Se uma empresa anuncia seus resultados ou a fusão com outra companhia, suas ações são impactadas. Da mesma forma, se o governo anuncia uma medida fiscal, o mercado logo, sente seus reflexos.

Por sua vez, eventos de origem natural, como uma pandemia, também podem afetar o desempenho dos mercados e suas aplicações.

Logo, acompanhar de perto os principais acontecimentos é fundamental para o investidor que deseja tomar boas decisões.

No entanto, além do acesso a informações atualizadas, uma morning call também pode ser útil para que investidores possam ouvir a opinião de especialistas e analistas experientes do mercado financeiro.

No mercado de capitais, o conhecimento nunca é demais, todos estão em constante aprendizado e a troca de informações é uma ferramenta fundamental.

Desvantagens da Morning Call

Apesar de serem consideradas boas fontes de informação, é muito importante que o investidor que tem acesso a esse tipo de material, esteja sempre atento e não confie apenas nos assuntos levantados na morning call para tomar decisões.

As informações distribuídas por meio de uma morning call podem sofrer com algum tipo de enviesamento baseado nas opiniões e interesses próprios dos seus organizadores.

Sendo assim, é importante que o investidor procure uma empresa ou indivíduo com quem se identifique e sinta confiança ao escolher a sua fonte matinal de informações.

Se possível, também pode ser interessante e benéfico, consultar mais de uma fonte de informações em busca de visões diferentes de mercado.