O que é monopsônio

Monopsônio é a condição de mercado onde existe um único comprador para os produtos e serviços disponibilizados por várias empresas. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Na prática, o monopsônio é o oposto ao monopólio, condição onde apenas uma empresa fornece determinado produto ou serviço a uma sociedade.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o monopsônio na prática

Existindo apenas um comprador e diferentes empresas fornecendo o mesmo produto ou serviço, temo o monopsônio, condição favorável ao comprador e desfavorável às empresas.

No monopsônio o comprador tem forte poder de negociação, definição de preços e regulação de mercado, fato que por vezes pode afetar diretamente as margens de lucro e os resultados das empresas participantes deste mercado.

Na prática, temos um mercado com elevada oferta e demanda limitada a um único comprador, o que leva as empresas a entrarem em uma pesada guerra de preços pela sobrevivência ou simplesmente a abandonarem o mercado.

Exemplos de monopsônio no mercado brasileiro

Existem poucos exemplos de monopsônio no Brasil, afinal por razões lógicas, as empresas não demonstram interesse em entrar em mercados onde não há procura pelos seus produtos e serviços.

Depender de um único comprador e ainda assim, enfrentar concorrentes é em geral, muito prejudicial para os negócios e para o crescimento de toda e qualquer empresa.

No entanto, ainda assim, podemos encontrar alguns monopsônios no Brasil, como por exemplo no setor de produção leiteira.

Parte da produção leiteira do país tem origem em pequenos produtores. 

Por sua vez, esses produtores vendem toda a produção leiteira das suas propriedades para cooperativas ou empresas que pasteurizam, envasam e comercializam esse leite.

Vale destacar que por ser um produto altamente perecível, o leite precisa ser rapidamente coletado e enviado a uma indústria próxima para tratamento de pasteurização e envase.

A pasteurização é uma técnica utilizada na indústria de laticínios para aumentar a vida útil dos produtos, viabilizando sua distribuição ao comércio.

O grande problema desse setor, é que na maioria das regiões do país, os produtores contam apenas com uma empresa próxima para vender sua produção e assim acabam sujeitos a aceitar os preços praticados por ela.

Um outro exemplo de monopsônio no Brasil, é praticado pela Petrobras, única empresa autorizada a comprar o gás natural do gasoduto Brasil-Bolívia, fato que permite a Petrobras, controlar os custos para aquisição do gás.

Fiscalização sobre o monopsônio

Devido a suas condições prejudiciais para o desenvolvimento das empresas e da sociedade como um todo, o monopsônio assim como o monopólio, são controlados pelo governo através de instituições específicas.

Aqui no Brasil, temos o CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, como um exemplo de instituição que regula e protege as relações igualitárias nas atividades econômicas.

Cabe ao CADE, por exemplo, conceder permissão para a fusão de grandes empresas ou impedir tais fusões, caso considere que um monopólio será criado no mercado.

Diferença entre monopsônio, monopólio e oligopólio 

Monopsônio, monopólio e oligopólio são termos muito semelhantes e que acabam gerando dúvidas, confira o conceito e saiba como diferenciar cada um deles:

Monopsônio: Conforme destacado anteriormente, o monopsônio ocorre quando diversas empresas encontram apenas um único comprador para seus produtos ou serviços.

Monopólio: Oposto ao monopsônio, o monopólio acontece quando uma única empresa fornece seus produtos e serviços para a sociedade, livre de concorrentes.

Oligopólio: Por fim, temos o oligopólio, situação onde poucas empresas dominam o mercado e ofertam seus produtos e serviços para a sociedade.

Vale destacar que todos os três casos são muito prejudiciais ao mercado, e as condições de livre concorrência, equilíbrio de preços e consumo.

Em razão disso, tanto o monopsônio, como também o monopólio e o oligopólio são proibidos ou controlados com mãos de ferro pelo governo.