O que é Modelos Econômicos

Modelos econômicos são formas simplificadas que nos ajudam a entender as interações econômicas, entre agentes econômicos, empresas e a população em geral.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Economistas usam os modelos econômicos  como a principal ferramenta para explicar ou fazer previsões sobre questões e problemas envolvendo a economia.

Na prática, um economista, poderia por exemplo, tentar explicar o que causou a recessão de 2008 ou pode tentar prever como um corte nos juros impulsionaria o mercado de consumo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Modelos econômicos da oferta e da demanda

Um dos modelos econômicos mais conhecidos que temos hoje, é o modelo da oferta e da demanda utilizado para explicar as relações e variações de consumo presentes no cotidiano da sociedade.

O modelo da oferta e da demanda é baseado em três elementos. São eles:

  • Oferta;
  • Demanda;
  • Preço de equilíbrio.

Na prática, esse modelo funciona da seguinte forma:

Oferta: De acordo com o modelo econômico da oferta e da demanda, quanto maior a oferta de um produto ou serviço em relação a sua procura, menor será o seu preço.

Demanda: De acordo com o modelo econômico da oferta e da demanda, quanto menor a oferta de um produto ou serviço em relação a sua procura, maior será o seu preço.

Preço de equilíbrio: Por fim, temos o preço de equilíbrio, ponto ideal deste modelo econômico, onde oferta e demanda estão em perfeita harmonia.

É possível verificar o funcionamento do modelo da oferta e da demanda no dia a dia da sociedade, um exemplo muito claro deste modelo, é vivenciado por todos nos supermercados.

Para facilitar o entendimento sobre o assunto, vamos a um exemplo prático:

O morango está no seu período de safra, com isso, a oferta da fruta em análise no mercado é muito superior à demanda em condições normais. 

Sendo assim, o fornecedor precisa reduzir o preço do produto, incentivando os consumidores a comprar cada vez mais, pois caso isso não aconteça, ele acabará no prejuízo.

Neste caso, o preço está em desequilíbrio e abaixo do seu ponto ideal, em razão da oferta significativamente maior que a demanda.

Semelhantemente, o contrário também acontece, vamos a outro exemplo:

Desta vez, o morango não está no período de safra, com isso, a oferta do produto nas prateleiras do supermercado cai a ponto de não corresponder à demanda comum do produto.

Sendo assim, os fornecedores aumentam o preço do produto para obter a maior margem de lucro possível com os produtos disponíveis no mercado. 

Por sua vez, devido a menor oferta, os interessados em consumir o produto acabam aceitando pagar mais caro.

Vale destacar, que neste caso, o preço também está em desequilíbrio, sendo que desta vez, acima do seu ponto ideal, em razão da oferta menor que a demanda.

Quem controla os modelos econômicos

Os modelos econômicos possuem um contexto macro e por isso costumam abranger grandes escalas, como por exemplo um país, diversos países ou até mesmo o mundo.

Na prática, os governantes e o Banco Central de cada país podem tentar interferir em um modelo econômico, no entanto, a depender das suas proporções essa interferência pode não produzir efeitos.

Levando em consideração o modelo econômico da oferta e da demanda, o governo de um país poderia implementar algumas políticas que busquem a estabilização dos preços.

São exemplos de políticas que podem interferir diretamente no preço de um produto:

  • A taxação extra;
  • A desoneração tributária;
  • O incentivo a importação e exportação do produto;
  • Estímulos de crédito ao setor produtivo;
  • Mudança da taxa Selic.
  • Dentre outras medidas.

Vale destacar, que apesar da possibilidade de interferência, não é possível modificar a regra de funcionamento de qualquer um dos modelos econômicos existentes.