O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta segunda-feira, 18, que não haverá prejuízo se a análise do projeto de lei (PL) da privatização da Eletrobras (ELET3) ficar para o segundo semestre de 2021.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O texto, uma das prioridades do governo federal, foi enviado ao Congresso em 2019, mas não avançou.

Na semana passada, Albuquerque afirmou que acredita que os deputados e senadores vão aprovar o PL até o primeiro semestre. Nesse cenário, segundo ele, seria possível iniciar a implementação da capitalização da empresa já neste ano.

Apesar de descartar prejuízos em uma possível demora para análise da matéria, Albuquerque afirmou que, se não for privatizada, a Eletrobras não terá como manter sua participação atual na geração e na transmissão de energia elétrica.

"Não há prejuízo. A empresa está aí, está fazendo aquilo que pode fazer. Não tem recursos que seriam necessários para manter participação dela na geração e transmissão de energia, mas está sendo muito bem administrada", disse à TV Globo e à CNN.

"Entendemos que é importantíssimo para o setor elétrico que a Eletrobras volte a ter capacidade de investimentos", disse. As declarações foram dadas após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O titular do MME disse que a intenção foi alinhar a atuação das pastas em relação a projetos prioritários no Congresso e na realização de leilões anunciados para este ano.

Além da Eletrobras, ele destacou a tramitação do projeto que trata do regime de exploração do pré-sal, a modernização do setor elétrico e a Nova Lei do Gás.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Questionado sobre as eleições para o comando do Congresso, ele evitou citar nomes de candidatos.

"Nós trabalhamos com o Congresso Nacional, com as lideranças políticas, quaisquer que sejam elas."

Resultado da Eletrobras no Terceiro Trimestre de 2020

O resultado da Eletrobras (ELET3) no terceiro trimestre de 2020 (3t20), divulgado no dia 11 de novembro, apresentou um lucro líquido de R$ 85 milhões, queda de 86,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda da Eletrobras atingiu R$ 2,4 bilhões no 3t20, apresentando retração de -10,1% na comparação com o 3t19.

A margem Ebitda da Eletrobras totalizou 33,4% no 3t20, apresentando retração de 4,5 ponto percentual na comparação com o 3t19. 

A Margem líquida da Eletrobras atingiu 1.166,1% no 3t20, apresentando crescimento de 1.156,2 ponto percentual na comparação com o 3t19.

As ações da Eletrobras (ELET3) acumulam alta de 0,44% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 12,32% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.