O tema mineração de criptomoedas é muito interessante, seja por sua complexidade ou pelos altos ganhos que são possíveis.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Entretanto, sempre que aparece na grande mídia algum minerador de criptomoedas, geralmente está envolvido no uso inadequado da energia, conhecido como o famoso "gato".

Quando as pessoas tentam burlar os altos custos energéticos da atividade de mineração de criptomoedas é quando surge a ilegalidade

Mas o crime nada tem a ver com a mineração de criptomoedas em si.

Nesses casos, o furto de energia é o que torna a prática ilegal.

Como Funciona a Mineração de Criptomoedas

Se você quer entender porque algumas pessoas acabam furtando energia para minerar criptomoedas, é preciso compreender como funciona essa atividade.

Para saber como funciona a mineração de criptomoedas é preciso entender que a validação de transações é o elemento que une os processos de mineração de todas criptomoedas.

Para garantir que a informação é verdadeira com a tecnologia blockchain, o minerador precisa resolver um algoritmo, conhecido como “algoritmo de consenso”.

Esse algoritmo é o que mostra uma espécie de “marca d’água” que confirma a validação da operação de compra ou venda.

Apesar disso, a mineração pode variar dependendo da criptomoeda.

Atualmente, a maioria delas, incluindo o Bitcoin e o Ethereum, trabalha com o chamado “Proof of Work” (PoW), ou “prova de trabalho”, em português.

É um processo que exige muita demanda computacional, computadores específicos para resolver o algoritmo, que em essência é um processo de tentativa e erro.

Quanto mais computadores estiverem realizando, mais fácil de encontrar a resposta.

Uma Rig (equipamento de mineração) é capaz de realizar milhares de cálculos por segundo, desempenhando assim um papel fundamental na segurança e validação das trocas de criptomoedas, compra e venda. 

O minerador por sua vez recebe uma recompensa por alugar suas máquinas para uma Pool de Mineração de Criptomoedas (onde se concentram os mineradores).

Essa recompensa é revertida em criptomoedas e automaticamente é creditada em sua carteira virtual.

Minerar Criptomoedas é Crime no Brasil?

Não, a mineração de criptomoedas não é criminalizada no Brasil. De acordo com a legislação atual, minerar criptomoedas é totalmente legal!

Mesmo o projeto de lei que vem avançando no Senado Federal para regular o mercado de criptomoedas no Brasil não prevê qualquer ilegalidade relacionada à mineração de criptos.

O mesmo ocorre no Projeto de Lei 2.303/2015, que foi aprovado na Câmara de Deputados em dezembro prevendo a inclusão de criptomoedas na definição de "arranjos de pagamento".

Além de ser totalmente legal, fazer parte dessa revolução é um investimento interessante e pode gerar uma boa renda.

Se gostou desse tema, convido você a participar do meu primeiro Workshop Digital de Criptomoedas - Mundo CNB, onde trato sobre a mineração de criptomoedas e como investir sem erro.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.