
O tema mineração de criptomoedas é muito interessante, seja por sua complexidade ou pelos altos ganhos que são possíveis.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Entretanto, sempre que aparece na grande mídia algum minerador de criptomoedas, geralmente está envolvido no uso inadequado da energia, conhecido como o famoso "gato".
Quando as pessoas tentam burlar os altos custos energéticos da atividade de mineração de criptomoedas é quando surge a ilegalidade.
Mas o crime nada tem a ver com a mineração de criptomoedas em si.
Nesses casos, o furto de energia é o que torna a prática ilegal.
Como Funciona a Mineração de Criptomoedas
Se você quer entender porque algumas pessoas acabam furtando energia para minerar criptomoedas, é preciso compreender como funciona essa atividade.
Para saber como funciona a mineração de criptomoedas é preciso entender que a validação de transações é o elemento que une os processos de mineração de todas criptomoedas.
Para garantir que a informação é verdadeira com a tecnologia blockchain, o minerador precisa resolver um algoritmo, conhecido como “algoritmo de consenso”.
Esse algoritmo é o que mostra uma espécie de “marca d’água” que confirma a validação da operação de compra ou venda.
Apesar disso, a mineração pode variar dependendo da criptomoeda.
Atualmente, a maioria delas, incluindo o Bitcoin e o Ethereum, trabalha com o chamado “Proof of Work” (PoW), ou “prova de trabalho”, em português.
É um processo que exige muita demanda computacional, computadores específicos para resolver o algoritmo, que em essência é um processo de tentativa e erro.
Quanto mais computadores estiverem realizando, mais fácil de encontrar a resposta.
Uma Rig (equipamento de mineração) é capaz de realizar milhares de cálculos por segundo, desempenhando assim um papel fundamental na segurança e validação das trocas de criptomoedas, compra e venda.
O minerador por sua vez recebe uma recompensa por alugar suas máquinas para uma Pool de Mineração de Criptomoedas (onde se concentram os mineradores).
Essa recompensa é revertida em criptomoedas e automaticamente é creditada em sua carteira virtual.
Minerar Criptomoedas é Crime no Brasil?
Não, a mineração de criptomoedas não é criminalizada no Brasil. De acordo com a legislação atual, minerar criptomoedas é totalmente legal!
Mesmo o projeto de lei que vem avançando no Senado Federal para regular o mercado de criptomoedas no Brasil não prevê qualquer ilegalidade relacionada à mineração de criptos.
O mesmo ocorre no Projeto de Lei 2.303/2015, que foi aprovado na Câmara de Deputados em dezembro prevendo a inclusão de criptomoedas na definição de "arranjos de pagamento".
Além de ser totalmente legal, fazer parte dessa revolução é um investimento interessante e pode gerar uma boa renda.
Se gostou desse tema, convido você a participar do meu primeiro Workshop Digital de Criptomoedas - Mundo CNB, onde trato sobre a mineração de criptomoedas e como investir sem erro.