O que é millennial

Millennial é o grupo de pessoas que nasceram entre os anos 1980 e 2003, este grupo também ficou conhecido como geração do milênio ou geração Y.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os indivíduos que fazem parte do grupo millennial acompanharam de perto as novidades tecnológicas e o avanço da internet, fato que tem influência direta sobre os seus hábitos de consumo.

No mercado de trabalho, prioridades novas formas de pensar e agir fizeram com que a geração Millennial ficasse conhecida por mudar comportamentos e quebrar alguns tabus no mercado de trabalho.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Geração millennial no mercado de trabalho

Para as gerações antecessoras aos millennials, manter o mesmo emprego e ter estabilidade no mercado de trabalho era uma grande conquista. 

Por sua vez, para a geração millennial, o que importa é buscar crescimento contínuo e oportunidades profissionais que correspondam aos seus objetivos.

No dia a dia, os indivíduos que fazem parte da geração millennial demonstram que a experiência no mercado de trabalho, a qualidade de vida e o reconhecimento recebido em cada empresa importa muito mais que a estabilidade.

Indivíduos da geração millennial esperam que as empresas demonstrem preocupação com a qualidade de vida dos seus funcionários, oferecendo não somente bons salários, mas também, benefícios diferenciados, como:

  • Flexibilidade de horários;
  • Possibilidade de atuar em home office;
  • Parceria com academias e outros estabelecimentos;
  • Premiações por desempenho;
  • Liberdade para utilizar vestimentas mais confortáveis;
  • Dentre outros benefícios.

Vale destacar ainda, que os millennials também buscam liberdade para expressar suas opiniões e ideias em relação ao ambiente de trabalho e possíveis melhorias relacionadas a processos e atividades.

Ao avaliar as características da geração millennial podemos concluir que na prática, tudo o que esse grupo de pessoas busca é maior liberdade e flexibilidade. 

Indivíduos da geração millennial querem mudar a sociedade e padrões como o horário comercial de trabalho.

Principais características da geração millennial

Em um contexto geral, é possível destacar algumas características marcantes da geração millennial, dentre elas:

  • Busca constante pela liberdade e inovação;
  • Geração sempre conectada a internet e tecnologia;
  • Composta por indivíduos que buscam sempre mais e que contam com excelente capacidade criativa;
  • Estão sempre em busca das melhores colocações e também de reconhecimento no mercado de trabalho;
  • Amam compartilhar experiências, criar e divulgar conteúdos nas redes sociais;
  • Sabem lidar com um grande fluxo de informações diariamente;
  • São adeptos a novas tecnologias como os bancos digitais;
  • Buscam constantemente a realização, o reconhecimento e o sucesso.

Mais uma vez, fica clara a busca da geração millennial pela liberdade e flexibilidade.

Comparativo entre millennials e outras gerações

Além da geração millennial, é importante destacar e traçar um comparativo com outros dois grandes grupos:

  • Geração X: nascidos entre 1960 e 1979;
  • Geração Z: nascidos a partir de 1995.

Geração X: A geração X é composta por um grupo de pessoas que acompanharam a chegada da internet, das primeiras impressoras, das mensagens por e-mail e dos primeiros aparelhos celulares.

Essa geração tem como uma das suas principais características a busca pelo conhecimento e aprendizado como caminho para chegar ao sucesso e realização de sonhos.

Vale destacar, que uma parcela significativa da geração X busca a liberdade e flexibilidade em suas relações, no entanto, essa característica não é latente como nas gerações posteriores, ou seja, Y e Z.

Geração Z: A geração Z, também conhecida como geração dos nativos digitais, é composta por pessoas que nasceram imersas na tecnologia e que atualmente são completamente dependentes das facilidades tecnológicas no seu dia a dia.

Essa geração é conhecida pelo imediatismo e pela necessidade de conquistar rapidamente seus objetivos pessoais, principalmente do ponto de vista financeiro.

Avessos aos modelos criados pela humanidade e pelo mercado ao longo dos anos, a geração Z contesta todos os estereótipos e não atribui importância à definição, como gênero, idade ou classe.

Na prática, trata-se de uma geração ainda mais liberalista e imediatista que a geração millennial, também conhecida como geração Y.