O que é milestones

Milestones são metas e objetivos que precisam ser alcançadas para a conclusão de um projeto em determinado espaço de tempo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Pode-se dizer também que um milestone é uma espécie de relatório detalhado das etapas e andamento de um projeto.

O termo milestone vem do inglês e está relacionado a uma unidade de medida muito utilizada em alguns países, as milhas,  que por sua vez, são empregadas para medir grandes distâncias, como por exemplo, o comprimento de uma estrada.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funcionam os milestones

Para compreender como funcionam os milestones, é importante associá-los a uma unidade de medidas, neste caso a milha.

Mas afinal, qual a relação entre milhas e milestones

É simples, na beira das estradas é comum encontrar placas indicando a distância percorrida, uma espécie de marco ou seja, um milestone, é com base nesses pontos de verificação que surgiu o conceito.

O conceito de milestone é comumente empregado na gestão de projetos e também no mundo financeiro, gerenciar etapas de um cronograma e suas metas fica muito mais prático depois de entender o conceito deste termo.

Como identificar as etapas de um milestone

Milestone são pontos de controle importantes para acompanhamento da conclusão de etapas de um projeto.

Para explicar o conceito de etapas e determinação de milestones dentro de um projeto, podemos utilizar como exemplo o cronograma para construção de uma casa.

Na construção de uma casa, temos diversas etapas a serem cumpridas, dentre elas:

  • Elaboração do projeto;
  • Preparo do terreno para construção do imóvel;
  • Construção das fundações;
  • Construção das colunas e paredes;
  • Armação da laje e suas vigas;
  • Embolso das paredes;
  • Finalização e acabamento.

Na prática, podemos dizer que cada etapa listada é um milestone, ou seja, um ponto de verificação e cumprimento de etapas relevantes para a conclusão do projeto como um todo.

Sendo assim, sempre que temos um evento importante para o andamento e a conclusão de um projeto, podemos dizer que temos um milestone.

Relação entre milestones e mercado financeiro

Os milestones também podem ser aplicados no mercado financeiro, afinal toda e qualquer empresa listada na Bolsa de Valores possui metas e objetivos a cumprir.

Essas metas podem ser definidas como milestones. Por sua vez, os investidores acompanham o andamento desses projetos e a conclusão dos milestones (pontos importantes) para tomar suas decisões como investidor.

Para facilitar o entendimento da relação entre milestones e o mercado financeiro, vamos a um exemplo prático:

Imagine, por exemplo, que a empresa XYZ estruture um plano de crescimento que promete a abertura de 120 novas filiais no período de um ano.

Devido a forte expansão da empresa, esse fato pode chamar a atenção e atrair investidores. No entanto, caso a promessa não seja concretizada, o efeito pode ser negativo, afastando os investidores.

Por sua vez, quem pensa em investir na empresa em questão precisará acompanhar a evolução do plano de crescimento apresentado pela empresa, ou seja, os milestones do projeto.

Podemos imaginar que esse projeto seja dividido em 12 partes ou milestones, sendo especificado que 10 novas filiais devem ser abertas pela empresa XYZ a cada mês.

Sendo assim, cabe aos gestores da empresa em questão acompanhar o cumprimento desses milestones, ou seja, cronogramas e garantir o seu cumprimento.

Por outro lado, cabe aos investidores avaliar se a empresa está conseguindo cumprir com o planejado, justificando-se como uma boa opção de investimento.

Riscos dos milestones

Os milestones são conhecidos por oferecer vantagens para o acompanhamento de um projeto, no entanto, quando não há uma boa administração eles podem transformar-se em um risco.

No exemplo utilizado acima, o descumprimento de milestones seria um risco atrelado a uma possível reação negativa por parte dos investidores que empregaram recursos para o desenvolvimento e conclusão do projeto dentro do planejado.