GLOSSARIO
Middle market
O que é middle market. Entenda melhor o conceito de middle market e descubra sua importância!
O que é middle market
Middle market é um termo em inglês utilizado para fazer referência às empresas de médio porte, empresas que, por sua vez, cumprem papel fundamental para a economia.
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De acordo com o BNDES são consideradas empresas de médio porte aquelas que possuem faturamento entre R$ 4,8 e R$ 300 milhões.
Por sua vez, o IBGE considera como middle market as empresas que possuem entre 100 e 499 funcionários no setor de serviços ou 50 a 99 funcionários no setor de comércio.
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Principais características das middle market
As middle market brasileiras possuem características próprias, dentre elas:
- Recursos financeiros limitados;
- Estrutura interna simplificada e desburocratizada;
- Maior proximidade do cliente;
- Flexibilidade para mudanças;
- Alta velocidade de resposta ao mercado;
- Recursos humanos limitados.
A depender do contexto, as características atribuídas ao perfil de negócio de uma middle market podem oferecer vantagens e desvantagens competitivas para a evolução dos resultados das empresas.
Desafios das middle market
Vale destacar, que apesar da grande importância das middle market para a economia brasileira, essas empresas ainda enfrentam muitas dificuldades e desafios, dentre os quais:
Falta de recursos financeiros: A falta de recursos financeiros é um dos principais desafios enfrentados por uma middle market.
A escassez de recursos financeiros coloca em jogo o investimento em projetos importantes para a sobrevivência e crescimento dos negócios.
Problemas de gestão: Problemas de gestão também são um grande desafio para boa parte das middle market.
Em geral, os problemas de gestão estão relacionados à falta de capacitação dos sócios e gerentes. No entanto, também podem estar relacionados a falta de dedicação exclusiva ao negócio.
Carga tributária: O Brasil está entre os países com a maior carga tributária do mundo. Com muitos tributos e obrigações legais a cumprir, as middle market acabam por vezes, sendo asfixiadas pela máquina pública.
Tributos elevados sobre empresas em desenvolvimento, podem comprometer sensivelmente a competitividade e a qualidade dos produtos e serviços ofertados pelas middle market.
Escassez de mão de obra: A escassez de mão de obra qualificada é mais um dos desafios enfrentados por médias empresas.
Como solução para problemas relacionados à escassez de mão de obra, muitas empresas estão investindo em estruturas próprias de capacitação e qualificação de mão de obra.
Alta concorrência: Por fim, vale destacar ainda, a alta concorrência, sobretudo frente às grandes empresas, como um dos desafios a serem vencidos pelas médias empresas.
Competir de igual para igual com grandes empresas, mesmo dispondo de recursos limitados é sem dúvidas um dos maiores desafios das middle market.
Diferença entre middle market, pequenas e grandes empresas
A classificação quanto ao porte empresarial das empresas brasileiras gera uma série de discussões e divergências.
Não há um único parâmetro ou ferramenta para definir o porte das empresas. Na prática, cada órgão define a sua metodologia de classificação, veja:
IBGE – Por número de colaboradores
Comércio e Serviços:
- Pequena: de 10 a 49 empregados;
- Média ( middle market): de 50 a 99 empregados;
- Grande: mais de 100 empregados.
Indústria:
- Pequena: de 20 a 99 empregados;
- Média: 100 a 499 empregados;
- Grande: mais de 500 empregados.
BNDES – Por faturamento
- Pequena Empresa: Maior que R$ 360 mil e menor ou igual a R$ 4,8 milhões;
- Média Empresa ( middle market): Maior que R$ 4,8 e menor ou igual a R$ 300 milhões;
- Grande Empresa: Maior que R$ 300 milhões.
Política Nacional do Meio Ambiente
- Empresa de Médio Porte (middle market): : Até R$ 12 milhões;
- Empresa de Grande Porte: Acima de R$ 12 milhões.
Dentre os modelos de classificação acima, a sistemática do IBGE e do BNDES são as mais utilizadas para definir o porte das empresas brasileiras.