O que é middle market

Middle market é um termo em inglês utilizado para fazer referência às empresas de médio porte, empresas que, por sua vez, cumprem papel fundamental para a economia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

De acordo com o BNDES são consideradas empresas de médio porte aquelas que possuem faturamento entre R$ 4,8 e R$ 300 milhões.

Por sua vez, o IBGE considera como middle market as empresas que possuem entre 100 e 499 funcionários no setor de serviços ou 50 a 99 funcionários no setor de comércio.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Principais características das middle market

As middle market brasileiras possuem características próprias, dentre elas:

  • Recursos financeiros limitados;
  • Estrutura interna simplificada e desburocratizada;
  • Maior proximidade do cliente;
  • Flexibilidade para mudanças;
  • Alta velocidade de resposta ao mercado;
  • Recursos humanos limitados.

A depender do contexto, as características atribuídas ao perfil de negócio de uma middle market podem oferecer vantagens e desvantagens competitivas para a evolução dos resultados das empresas.

Desafios das middle market

Vale destacar, que apesar da grande importância das middle market para a economia brasileira, essas empresas ainda enfrentam muitas dificuldades e desafios, dentre os quais:

Falta de recursos financeiros: A falta de recursos financeiros é um dos principais desafios enfrentados por uma middle market.

A escassez de recursos financeiros coloca em jogo o investimento em projetos importantes para a sobrevivência e crescimento dos negócios.

Problemas de gestão: Problemas de gestão também são um grande desafio para boa parte das middle market. 

Em geral, os problemas de gestão estão relacionados à falta de capacitação dos sócios e gerentes. No entanto, também podem estar relacionados a falta de dedicação exclusiva ao negócio.

Carga tributária: O Brasil está entre os países com a maior carga tributária do mundo. Com muitos tributos e obrigações legais a cumprir, as middle market acabam por vezes, sendo asfixiadas pela máquina pública.

Tributos elevados sobre empresas em desenvolvimento, podem comprometer sensivelmente a competitividade e a qualidade dos produtos e serviços ofertados pelas middle market.

Escassez de mão de obra: A escassez de mão de obra qualificada é mais um dos desafios enfrentados por médias empresas.

Como solução para problemas relacionados à escassez de mão de obra, muitas empresas estão investindo em estruturas próprias de capacitação e qualificação de mão de obra.

Alta concorrência: Por fim, vale destacar ainda, a alta concorrência, sobretudo frente às grandes empresas, como um dos desafios a serem vencidos pelas médias empresas.

Competir de igual para igual com grandes empresas, mesmo dispondo de recursos limitados é sem dúvidas um dos maiores desafios das middle market.

Diferença entre middle market, pequenas e grandes empresas

A classificação quanto ao porte empresarial das empresas brasileiras gera uma série de discussões e divergências. 

Não há um único parâmetro ou ferramenta para definir o porte das empresas. Na prática, cada órgão define a sua metodologia de classificação, veja:

IBGE – Por número de colaboradores

Comércio e Serviços:

  • Pequena: de 10 a 49 empregados;
  • Média ( middle market): de 50 a 99 empregados;
  • Grande: mais de 100 empregados.

Indústria:

  • Pequena: de 20 a 99 empregados;
  • Média: 100 a 499 empregados;
  • Grande: mais de 500 empregados.

BNDES – Por faturamento

  • Pequena Empresa: Maior que R$ 360 mil e menor ou igual a R$ 4,8 milhões;
  • Média Empresa ( middle market): Maior que R$ 4,8 e menor ou igual a R$ 300 milhões;
  • Grande Empresa: Maior que R$ 300 milhões.

Política Nacional do Meio Ambiente 

  • Empresa de Médio Porte (middle market): : Até R$ 12 milhões;
  • Empresa de Grande Porte: Acima de R$ 12 milhões.

Dentre os modelos de classificação acima, a sistemática do IBGE e do BNDES são as mais utilizadas para definir o porte das empresas brasileiras.