A empresária e bilionária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza (MGLU3), lançou nesta quinta-feira (8) o Unidos pela Vacina, um movimento com o objetivo de acelerar a vacinação contra a covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Diferente de um grupo de empresários que atua para comprar vacinas e imunizar seus funcionários à parte do Programa Nacional de Imunização (PNI), ela quer reunir doações para viabilizar o transporte, o armazenamento e a aplicação das doses no menor tempo possível em todo o Brasil.

"Queremos tornar viável vacinar 70% dos brasileiros até setembro de 2021", afirmou Trajano em live promovida pelo Lide para associados e aberta ao público.

Ela evitou apontar culpados pela demora na vacinação no Brasil ou criticar empresários que querem comprar vacinas contra a covid-19.

Trajano foi categórica ao dizer que não há vacinas disponíveis no mundo e que não há sistema melhor que o SUS para a imunização dos brasileiros.

"Vamos apoiar e acelerar o Programa Nacional de Imunização. A gente concluiu que não adiantava… a gente tinha que estar junto, porque é um programa muito bem bolado. O SUS é o maior sistema de saúde, tem o melhor sistema de vacinação", disse.

"O movimento não tem nenhum interesse comercial. Não vamos comprar vacina, não vamos cobrar para vacinar."

"Temos que focar na solução. Não adianta procurar culpado. Quem fez quem não fez."

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira um projeto de lei para autorizar empresas a comprarem vacinas mesmo sem o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As companhias teriam de doar metade das doses adquiridas ao SUS.

A proposta ainda será analisada no Senado Federal.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

"O grupo Unidos pela Vacina não vai comprar vacina, porque não tem vacina para vender", pontuou.

"Tem uma lei que a vacina só pode ser vendida depois que 60% a 70% estiver imunizado pelo governo federal. Não adianta. Depois que tiver imunizada vai poder vender, como a da gripe, gente", disse Luiza Trajano.

"Se alguém conseguir comprar, até 60% vai ter que dar para o SUS porque lá é que vai ter que imunizar todo mundo. Mas eu já digo para vocês a dificuldade não está no dinheiro de comprar. Está na falta de vacina".

"É o mundo inteiro querendo comprar vacina e por enquanto tem poucos laboratórios vendendo", afirmou.

A iniciativa liderada por Trajano toma como base uma pesquisa do Instituto Locomotiva que apontou carências nos municípios que atrasam a vacinação.

Ela citou que 59% das cidades brasileiras têm dificuldade de vacinar aos fins de semana e feriados, 39% carece de geladeiras e câmaras frias para manter as vacinas e 34% não têm estrutura para montar drive-thrus de vacinação.

O Unidos pela Vacina conecta as informações sobre as necessidades de cada município com empresários dispostos a ajudar a suprir essas demandas por meio de doações.

"A solução para o momento é a vacina", disse a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.

"'Lockdown' vai ter, não vai ter… não adianta [discutir isso]. Estão morrendo tantas pessoas! A gente precisa curar o mal que é esse vírus, que é o único inimigo nosso."

Para a empresária, só com a vacinação em massa da população será possível retomar a economia.

"Vamos largar de ser esquerda, direita ou qualquer outra coisa. Nesse momento precisamos estar unidos em um só propósito: salvar o mundo salvando o Brasil. Temos que parar de dar 'fake news', parar de falar mal um do outro", afirmou.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da Magazine Luiza no Quarto Trimestre de 2020

O resultado do Magazine Luiza (MGLU3) no quarto trimestre de 2020 (4t20), divulgado no dia 08 de fevereiro, apresentou um lucro líquido de R$ 219,5 milhões no 4t20, uma alta de 30,6% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da Magazine Luiza atingiu R$ 504,7 milhões no 4t20, apresentando crescimento de 1,1% na comparação com o 4t19.

A Margem Ebitda da Magazine Luiza totalizou 5,0% no 4t20, apresentando retração de -2,8 pontos percentuais na comparação com o 4t19. 

A Margem líquida da Magazine Luiza atingiu 2,2% no 4t20, apresentando retração de -0,4 ponto percentual na comparação com o 4t19.

As ações do Magazine Luiza (MGLU3) acumulam alta de 7,95% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 118,71% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Valor Econômico