O metaverso tem potencial para se tornar uma oportunidade de receita anual de US$ 1 trilhão em todos os mundos da publicidade, eventos digitais, e-commerce e hardware, de acordo com Grayscale.

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Divulgado na noite de quarta-feira, o novo relatório da gestora de criptoativos surge durante um aumento do interesse no metaverso depois que o Facebook oficialmente mudou seu nome para Meta.

O mundo virtual imersivo promete ser o futuro da internet.

Esta semana, houve indicações iniciais do potencial do tamanho da economia do metaverso, com terrenos virtuais um universos baseados em blokchain Decentraland e Axie Infinity sendo vendidos por mais de US$ 2 milhões.

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O metaverso refere-se a ambientes virtuais 3D online, nos quais as pessoas podem jogar, construir coisas, socializar, trabalhar e até mesmo negociar e ganhar criptoativos.

Os metaversos individuais mais conhecidos atualmente estão nos jogos, com Fortnite e Roblox crescendo em popularidade nos últimos anos. 

Grayscale estimou que a receita de mundos de jogos virtuais poderia crescer de cerca de US$ 180 bilhões em 2020 para US$ 400 bilhões em 2025.

No entanto, Grayscale, que administra o maior fundo de criptomoeda do mundo, disse que o metaverso ainda está "em seus primeiros tempos"

Ele disse que os planos do Facebook de gastar US$ 10 bilhões neste ano neste universo é um sinal do potencial do mercado.

"A oportunidade de mercado para dar vida ao Metaverso pode valer mais de US$ 1 trilhão em receita anual", disse o relatório, embora não tenha especificado um prazo.

Os autores do relatório, o chefe de pesquisa da Grayscale David Grider e o analista de pesquisa Matt Maximo, argumentaram que o metaverso é uma grande oportunidade para empresas de criptomoedas.

Muitos projetos atuais do metaverso, como realidades virtuais ou jogos, são executados pelas chamadas empresas Web2, que são centralizadas e operam com fins lucrativos. 

O Facebook, que lançou o espaço de realidade virtual Horizon Worlds, é um exemplo.

Porém, cada vez mais, os projetos do metaverso são criados ou estão fortemente vinculados à tecnologia de criptoativos, o que pode dar aos usuários mais controle e permitir que eles ganhem dinheiro que podem usar no mundo real. Isso é conhecido como metaverso Web3.

O Grayscale listou as oportunidades de monetização de consumidores dentro do metaverso Web3 citando galerias de arte lançando NFTs, jogos e cassinos onde os jogadores ganham tokens, outdoors de publicidade digital e locais de música onde DJs e artistas fazem shows.

No terceiro trimestre, a arrecadação total de fundos da Web3 e NFT atingiu US$ 1,8 bilhão, de uma arrecadação de fundos criptoativos geral de US$ 8,2 bilhões, disse Grayscale. 

O relatório focou ainda na Decentraland, metaverso onde as pessoas se conectam para jogar, ganhar a criptomoeda nativa (MANA), comprar NFTs incluindo terrenos virtuais e itens colecionáveis ​​e votar na governança da economia.

A empresa de investimento criou recentemente um fundo Decentraland que investe exclusivamente em MANA. 

A criptomoeda subiu cerca de 550% nos últimos 30 dias, segundo Coingecko.

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Fonte: Business Insider

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