Segundo consultorias, medidas de socorro do Governo Federal não devem evitar queda no PIB industrial desse ano. Porém, são necessárias para sobrevivência das empresas na quarentena.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Governo Federal vem anunciando medidas econômicas para tentar conter os efeitos da pandemia de Coronavírus. Porém, consultorias especializadas acreditam que, mesmo assim, o PIB industrial deve apresentar queda em 2020.

Antes da pandemia, a projeção média era de crescimento de +2,00% para o ano. Porém, com as atividades paralisadas em consequência da doença, as expectativas agora ficam entre -1,7% e -4%.

Os números são da 4E Consultoria, Tendências Consultoria, Austin Rating e MacroSector.

Os segmentos que mais devem sofrer são indústria de transformação e construção civil, enquanto os que podem "salvar" o PIB industrial são a indústria extrativa e as atividades industriais de água, esgoto e eletricidade.

É importante observar que a indústria de transformação foi a primeira a suspender suas atividades. A indústria automotiva tem 64 fábricas paralisadas, das 65 que operam no país.

Os especialistas também ressaltam que as indústrias ligadas à cadeia da agricultura podem evitar uma queda ainda maior do PIB industrial. Isso porque os preços do milho e da soja não abaixaram e o dólar alto beneficia a exportação.

De fato, a média de exportação de soja na primeira semana de abril chegou a 829,5 mil toneladas por dia. É quase o dobro registrado em abril de 2019.

O grande motor desse volume de exportação é a demanda da China, que também ajudou o Brasil a alcançar recorde em março deste ano, segundo dados da Anec - Associação Nacional dos Exportadores de Cereais.

Mesmo com essas previsões, os especialistas reforçam a importância das medidas do Governo Federal e destacam a necessidade de que elas cheguem logo às empresas.

São essas medidas, principalmente a liberação de linhas de crédito, que permitirão que as empresas sobrevivam durante a quarentena, quando produção e consumo estão limitados.

Além disso, também vão facilitar o processo de recuperação da economia, que vai começar depois do fim da pandemia.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.