O que é mercosul

Mercosul (Mercado Comum do Sul) é um bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai para o fortalecimento da economia dos países signatários.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Mercosul foi fundado em 1991 pelo Tratado de Assunção e ratificado pelo Protocolo de Ouro Preto em 1994. 

Vale destacar, que a Venezuela também foi signatária do acordo, no entanto o país acabou suspenso do Mercosul por violar regras do acordo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História do Mercosul

A história do Mercosul tem início em 1985 com a assinatura da Declaração de Iguaçu firmada entre o Brasil e a Argentina após a assinatura dos presidentes  José Sarney do Brasil e Raúl Alfonsín da Argentina.

Naquela época os dois países buscavam reorganizar a sua economia após períodos ditatoriais. Um dos pilares para a organização econômica estava justamente no estímulo ao comércio internacional.

Entretanto, vale destacar que o acordo entre os países não entrou em prática de forma imediata, mas apenas após a assinatura do Tratado de Assunção, em 26 de Março de 1991.

Com o Tratado de Assunção, formou-se uma zona de livre comércio entre os países fundadores do Mercosul, sendo eles: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. 

Anos mais tarde, a Venezuela aderiu ao tratado, tornando-se país membro do bloco econômico.

Vale destacar, que atualmente o Mercosul vem passando por um processo de fortalecimento econômico e de relações comerciais e institucionais.

Os países participantes do bloco estão consolidando um modelo de integração, cujo objetivo consiste em alcançar resultados mais concretos em um curto espaço de tempo.

Vantagens do Mercosul

O Mercosul, assim como outros tratados e blocos internacionais, oferece uma série de vantagens para os seus países signatários, dentre elas:

Fortalecimento econômico: O Mercosul é um tipo de acordo multilateral, ou seja, formado por vários países, conhecido por estimular o crescimento e o desenvolvimento em conjunto das nações signatárias.

Redução de barreiras e tarifas: A redução ou completa remoção de barreiras e tarifas entre determinados países favorece a economia e o mercado interno das nações do bloco.

Maior competitividade entre as empresas: Os países signatários de tratados como o Mercosul, encontram grande facilidade para importar e exportar mercadorias entre seus membros.

Essa facilidade para operar em um contexto internacional, aumenta a competitividade entre as empresas sediadas em cada país e favorece a economia dos países envolvidos.

Troca de tecnologia: A facilidade para importar e exportar dentro de um bloco econômico acaba favorecendo a troca de tecnologias entre as nações.

Desvantagens do Mercosul

Apesar de oferecer excelentes vantagens, a formação de blocos econômicos como o Mercosul também pode oferecer algumas desvantagens para os países signatários, dentre elas:

Potencialização de desigualdades: Em um bloco econômico formado por países em condições econômicas muito distintas, o país com menor poder financeiro pode acabar sofrendo.

É possível, por exemplo, que as empresas nacionais percam espaço para os produtos importados que passam a competir com preços melhores no mercado interno. 

Migração Populacional: Outra desvantagem encontrada em um bloco econômico, reside em uma possível migração populacional entre nações participantes do bloco que ofereçam melhores condições de vida.

Quando uma migração em massa acontece, o país de destino pode começar a enfrentar problemas do ponto de vista social ao não conseguir oferecer condições ideais de vida para todos, devido ao grande número de imigrantes.

Bandeira do Mercosul

A bandeira oficial do Mercosul é predominantemente branca, destacando-se sobre ela a constelação do Cruzeiro do Sul em azul e o nome do bloco econômico também na cor azul.

Vale destacar, que a constelação do Cruzeiro do Sul foi escolhida para marcar presença na bandeira, pois esta constelação só pode ser observada no hemisfério sul.

Sendo assim, a constelação do Cruzeiro do Sul é considerada um ponto referencial para os países posicionados nesta região do globo terrestre.