O que é Mercado Spot

Mercado spot é aquele formado por ativos financeiros negociados para entrega imediata, como commodities, ações, alguns tipos de títulos e câmbio (moeda).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O mercado spot também é conhecido como mercado à vista uma vez que os pagamentos são processados ​​imediatamente e há uma troca de ativos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Preço Spot

O preço atual de um instrumento financeiro é chamado de preço spot ou preço à vista. 

Compradores e vendedores criam e modificam o preço spot publicando suas ordens de compra e venda. 

Em  mercados com alta liquidez o preço spot pode mudar a cada segundo, conforme novas ordens de compra e venda de ativos entram no mercado.

Liquidação no Mercado Spot

Vale destacar, que na maioria dos mercados, mesmo os títulos (spot) à vista são liquidados dentro de um prazo previamente determinado, em geral D + 2, como acontece no mercado de ações.

No entanto, apesar do prazo para liquidação, esse tipo de transação pode ser considerada à vista, pois o contrato entre o comprador e o vendedor é executado de forma imediata, pelo preço do momento.

O mercado spot se diferencia dos mercado a termo e futuro, onde as partes concordam em negociar a um preço para entrega do ativo somente no futuro.

Portanto, ao contrário dos mercados à vista, os mercados futuros permitem a celebração de contratos hoje, mas para liquidação no futuro.

Diferença entre mercado spot e forward

No mercado spot, ações, títulos e outros ativos como moedas são negociados para entrega e pagamento imediato. 

Por sua vez, no mercado forward as negociações são realizadas para liquidação futura.

Na prática, nos mercados forward a entrega do ativo ocorre apenas quando o contrato expira.

Principais características do Mercado Spot

Dentre as principais características do mercado spot, podemos destacar:

  • O preço no mercado à vista é o preço corrente, também conhecido como preço à vista;
  • A entrega dos ativos acontece imediatamente ou em D + 2;
  • A transferência de fundos é instantânea ou em D + 2;
  • Alta liquidez (velocidade para transformar ativos em dinheiro).

Em geral o mercado spot é procurado por investidores que desejam manter seus recursos em ativos que podem ser facilmente convertidos em dinheiro em espécie.

Vantagens do Mercado Spot

Confira agora, quais são as principais vantagens do mercado spot:

  • No mercado spot transações ocorrem a preços vigentes que são informações públicas e conhecidas por todas as partes envolvidas;
  • O mercado spot facilita as negociações, tendo em vista que essas acontecem em ambientes transparentes e que permitem a fácil execução das ordens de compra e venda;
  • O mercado spot permite que os investidores mantenham as suas posições em busca de preços melhores no futuro, caso estes não estejam satisfeitos com os preços e termos atuais;
  • As negociações no mercado spot são feitas e concluídas imediatamente e em um mesmo local;
  • O mercado spot não costuma exigir capital mínimo para efetivação das negociações, diferentemente de outros mercados como, por exemplo, o mercado futuro.

Vale destacar, que o mercado spot, ou à vista, é aquele que concentra a maior parcela das operações da Bolsa de Valores.

Desvantagens do Mercado Spot

Confira agora, quais são as principais desvantagens do mercado spot:

  • Devido à volatilidade de alguns instrumentos financeiros do mercado spot, investidores podem acabar comprando ativos a preços inflacionados;
  • Como ocorrem de forma imediata, as transações no mercado spot não permitem qualquer tipo de recurso ou direito de arrependimento;
  • No mercado spot os compradores precisam contar com recursos financeiros disponíveis de forma imediata para concluir as transações.

É importante destacar, que as transações do mercado spot, quando acontecem em ambientes regulares e seguros, como a Bolsa de Valores, não costumam oferecer grandes riscos ou desvantagens significativas ao investidor.