As bolsas da Ásia fecharam em alta nesta terça-feira (07/04), após 24 horas sem mortes registradas por Covid-19 na China.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A bolsa da Coreia do Sul (Kospi) subiu +1,77%.

Na China (Hang Seng) a valorização foi de +3,32% e no Japão (Nikkei), fechou em +5,60%.

Na Ásia, China registra apenas 1 morte na segunda-feira. País também teve 24 horas sem mortes por Covid-19, a primeira vez que isso aconteceu desde 11 de janeiro.

Apesar das boas notícias, estudo elaborado pela Inovasia Consulting aponta que PIB da China deve ter queda no primeiro trimestre de 2020, pela primeira vez em 40 anos, e meta de crescimento deve ser ajustada de 6% para 4,5%.

Na Austrália (S&P/ASX 200) chegou a  -1,29%. 

As bolsas europeias abriram em alta. 

Na Alemanha, o índice DAX subia +2,73% pouco antes das 9 horas. Já na Espanha (IBEX 35) +3,55%. 

Na França (CAC 40), a valorização era de  +3,00% e no Reino Unido (FTSE 100), de +2,76%.

Ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, afirma que o país pode ter pior recessão desde o fim da 2ª Guerra Mundial.

Projeção para 2020 em março era recessão de 1%, mas Le Maire já se pronunciou afirmando que impacto da pandemia de Coronavírus será muito maior. Já ministro do Interior, Christophe Castaner, diz que o tempo de ficar em casa não acabou.

Castaner pede que autoridades regionais examinem caso a caso necessidade de endurecer medidas de distanciamento. Governo tem receio de que, com melhora no tempo, população comece a furar a quarentena.

Os índices futuros de Nova York estão no terreno positivo agora de manhã.

Pouco antes das 9 horas, o índice futuro de Dow Jones subia +3,33%, S&P 500 +2,82% e Nasdaq +2,68%.

Nos EUA, falta de mão de obra estrangeira, essencial no setor agrícola, pode levar país a perder safras. Quase 250 mil trabalhadores vindos, principalmente, do México, participam da colheita de frutas e vegetais todo ano.

O índice do medo (VIX), que calcula a volatilidade das principais ações do mercado financeiro americano, chegou aos 41,08 pontos, com baixa de -1,66%.

Já no Brasil, o índice futuro do Ibovespa, sobe +7,32%, mostrando um otimismo no mercado financeiro hoje.

O Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) tem alta de +0,84%.

No mercado financeiro do Brasil, CMN veda temporariamente a distribuição de dividendos e o aumento da remuneração dos administradores pelos bancos. Objetivo é preservar recursos que podem ser utilizados para disponibilizar crédito.

Enquanto isso, Lojas Renner (LREN3) aprova emissão de R$ 500 milhões em debêntures simples para fortalecer caixa e capital de giro.

No mercado corporativo, Judiciário traz mudança para MP autorizando negociação individual de empregador e empregado para suspensão de contrato e redução de salário.

Após manifestação dos sindicatos, o ministro Ricardo Lewandowski do STF decidiu que essas medidas só poderão ser aplicadas pelas empresas após receber o aval do sindicato.

Segundo a decisão do ministro, se o sindicato não se manifestar em até 10 dias, considera-se que houve aval e segue negociação individual.

Entre as notícias da política, após comentários de que presidente Jair Bolsonaro planejaria retirar Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde, reunião entre presidente e ministros traz "reposicionamento".

O novo discurso do Ministério da Saúde é de que cidades ou estados com 50% ou mais dos leitos vagos podem adotar distanciamento seletivo a partir do dia 13 de abril.

Nesse modelo, há maior abertura para circulação e atividades econômicas das pessoas abaixo de 60 anos, sem sintomas. Equipe do Ministério da Saúde fará recadastramento das unidades de saúde nos estados para verificar ocupação.

O dólar comercial hoje (07/04) opera em baixa com variação negativa de -1,41%. 

Qual Ação Comprar Hoje? Veja a Melhor Ação de Dividendos e Valorização.

Indicadores Econômicos

Confira os principais indicadores econômicos hoje:

IndicadorValor
DólarR$ 5,2114
Bitcoin+3,91%
IPCA+3,04%
IGP-M +1,24%
CDI+0,324096%
Selic+3,75%
Poupança+0,2162%

Como Acompanhar o Mercado Financeiro? Baixe o Aplicativo com Análises de Especialistas

Commodities

Confira os números das principais commodities hoje:

CommodityValorOscilação
Ouro 1.707,75 +0,82%
Prata 15,670 +3,30%
Cobre 2,300 +3,72%
Petróleo WTI 26,59 +1,96%
Petróleo Brent 33,85 +2,42%

Não deixe de acompanhar diariamente o Morning Call TheCap no seu celular, baixe o aplicativo do mercado financeiro gratuitamente agora!

Assim fechamos mais um Morning Call, bons investimentos a todos!