O que é mercado de capitais

Mercado de capitais é o ambiente que permite a realização de transações envolvendo investimentos e captação de recursos financeiros.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Através do mercado de capitais as empresas conseguem captar recursos junto a investidores, seja através de ações, debêntures ou outros tipos de títulos e papéis transacionados neste mercado.

Vale destacar, que o mercado de capitais é parte integrante do sistema financeiro de um país.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Ativos negociadas no mercado de capitais

mercado de capitais oferece uma ampla gama de ativos para aqueles que pretendem investir seus recursos financeiros em busca de crescimento patrimonial.

Dentre os principais ativos negociados no mercado de capitais, podemos destacar:

  • Títulos de Renda Fixa;
  • Debêntures;
  • Ações;
  • Fundos Imobiliários;
  • Letras Financeiras;
  • Certificados de Recebíveis Imobiliários;
  • Certificados de Recebíveis do Agronegócio;
  • Dentre outros ativos.

Como funciona o mercado de capitais

O mercado de capitais é uma espécie de sistema operado pelas instituições financeiras participantes e regulado pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários e pelo BACEN - Banco Central do Brasil.

Como definido anteriormente, o mercado de capitais permite que as empresas captem recursos junto aos investidores através de diferentes mecanismos.

Um dos meios mais utilizados no mercado de capitais para que as empresas façam captação de recursos junto aos investidores são as ações.

As ações, por sua vez, são pequenas frações do capital social de uma empresa, ou seja, participações compradas por investidores que desejam obter algum tipo de retorno financeiro ao investir no negócio em questão.

Vale destacar, que o mercado de capitais é parte integrante do sistema financeiro nacional, que por sua vez, é formado ainda por outros três mercados. 

São integrantes do sistema financeiro nacional:

Mercado de capitais: Ambiente que permite a realização de transações envolvendo investimentos e captação de recursos financeiros, através de diferentes tipos de títulos, sendo os títulos de ações, o mais conhecido dentre eles.

Mercado monetário: O mercado monetário é responsável pela negociação de ativos financeiros de curto prazo e que possuam alto grau de liquidez, como títulos do tesouro direto e certificados de depósito bancários.

Mercado de crédito: Por sua vez, o mercado de crédito é aquele onde acontecem e são registradas operações de empréstimos e financiamentos em geral.

Mercado de câmbio: Mercado destinado a transações envolvendo moedas estrangeiras por intermédio de instituições financeiras autorizadas.

Como investir no mercado de capitais

Os interessados em investir no mercado de capitais precisam primeiramente abrir uma conta em corretoras de valores ou instituições bancárias autorizadas a operar no mercado de capitais.

Logo em seguida, o investidor deve manifestar o seu interesse em aplicar recursos no mercado de capitais. Essa manifestação de interesse pode ser realizada através da área de investimentos da instituição escolhida.

Após manifestar interesse em investir no mercado de capitais, o investidor será submetido a um teste obrigatório que tem por objetivo determinar o seu perfil de investidor.

O perfil de investidor pode ser dividido em:

  • Conservador;
  • Moderado;
  • Agressivo ou Arrojado.

Após conhecer o seu perfil, o investidor poderá realizar suas aplicações financeiras, desde que para isso possua saldo disponível em conta.

No entanto, vale destacar que antes de tomar qualquer decisão de investimento no mercado de capitais, o investidor deve definir os seus objetivos, traçar estratégias e conhecer os ativos onde pretende aplicar seus recursos, incluindo seus riscos.

As operações realizadas no mercado de capitais acontecem no ambiente da Bolsa de Valores, que por sua vez, é operado pela B3 e fiscalizado pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários, uma autarquia pública vinculada ao governo federal.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é mercado de capitais, consulte o artigo completo sobre mercado de capitais.