O que é mercado baixista

Mercado altista é o termo empregado para fazer referência a um mercado em momento pessimista, ou seja, quando o preço da ampla maioria dos ativos segue um movimento de baixa prolongado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em um mercado baixista o cenário político e econômico costuma ser negativo, o que afasta os investidores devido às incertezas e ao maior nível de risco presente. Nessas condições os investidores passam predominantemente a vender suas ações.

Com o número de vendedores maior que o de interessados em comprar ações, os preços caem, seguindo a tradicional lei da oferta e da procura. O mercado baixista é um tipo de tendência do mercado acionário.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Tipos de tendências do mercado acionário

O mercado acionário pode ser classificado a partir das suas tendências, existem basicamente três tendências no mercado acionário, são elas:

  • Mercado Altista (Tendência de Alta);
  • Mercado Baixista (Tendência de Baixa);
  • Mercado Lateral ou Lateralizado (Tendência Neutra).

Para compreender melhor o funcionamento do mercado altista e da Bolsa de Valores em si, é importante conhecer o conceito relacionado às três tendências acima.

Mercado Altista: Predominância de compradores no mercado, que aceitam pagar cada vez mais pelos ativos, impulsionando o preço das ações em um movimento de alta, ou seja altista.

Mercado Baixista: Predominância de vendedores no mercado, que aceitam receber cada vez menos pelos ativos, impulsionando o preço das ações em um movimento de baixa, ou seja, baixista.

Mercado Lateral: No mercado lateral há um equilíbrio na quantidade de compradores e vendedores, o que faz com que o preço dos ativos fique oscilando de forma lateral, sem tomar uma tendência definida de alta ou baixa.

Características do mercado baixista

O mercado baixista tem como principal característica uma forte pressão vendedora, ou seja, maior volume de interessados em vender do que comprar ações, o que acaba puxando o preço das ações para baixo.

Na prática, trata-se de um movimento de pessimismo e aversão aos riscos, em geral, provocado por situações externas, como por exemplo, um cenário econômico e político de grande instabilidade, guerras e catástrofes de grandes proporções.  

Vale destacar, que o mercado baixista é comumente representado pelo Urso, devido ao movimento de cima para baixo que esse animal faz ao atacar os seus oponentes (movimento de baixa).

Por sua vez, em um mercado altista, teríamos a figura do Touro, animal conhecido pela característica de ataque oposta a do Urso, com movimentos da cabeça de baixo para cima (movimento de alta).

Um mercado baixista é reflexo do pessimismo e falta de boas expectativas por parte dos investidores ao analisar o cenário econômico e político de um país ou até mesmo do mundo.

Em um mercado baixista, os investidores podem ganhar dinheiro, caso decidam vender as suas ações para comprá-las a um valor menor no futuro, após o ciclo de baixa se completar.

Desvantagens do mercado baixista

O mercado baixista é predominantemente conhecido por suas desvantagens, dentre elas:

Alto risco: Devido às incertezas do mercado, cenários econômicos e políticos instáveis, cria-se uma pressão vendedora, contribuindo para a desvalorização de boa parte das ações, causando prejuízos aos investidores.

Perda de valor de mercado das empresas: As empresas também sofrem com o mercado baixista, uma vez que com a desvalorização das ações, a empresa acaba perdendo valor de mercado, o que é extremamente desfavorável.

Cenário desafiador principalmente para novos investidores: Um mercado baixista costuma oferecer riscos maiores aos investidores, principalmente aos iniciantes.

No entanto, vale destacar, que quando bem aproveitado, um movimento baixista também pode gerar lucros, uma vez que o investidor pode vender suas ações para comprá-las novamente por valor menor no término do ciclo de baixa.

Redução nos dividendos: Por fim, vale destacar, que em cenários econômicos desfavoráveis, as empresas podem lucrar menos ou até mesmo gerar prejuízos, o que prejudica o pagamento de dividendos.