O que é mercado altista

Mercado altista é o termo empregado para fazer referência a um mercado em momento otimista, ou seja, quando o preço da ampla maioria dos ativos segue um movimento de alta prolongado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em um mercado altista o cenário político e econômico é positivo, o investidor acredita no potencial de retorno e passa a comprar mais ações em busca de resultados.

Com o número de compradores maior que o de interessados em vender ações, os preços sobem, seguindo a tradicional lei da oferta e da procura. O mercado altista é um tipo de tendência do mercado acionário.

Tipos de tendências do mercado acionário

O mercado acionário pode ser classificado a partir das suas tendências, existem basicamente três tendências no mercado acionário, são elas:

  • Mercado Altista (Tendência de Alta);
  • Mercado Baixista (Tendência de Baixa);
  • Mercado Lateral ou Lateralizado (Tendência Neutra).

Para compreender melhor o funcionamento do mercado altista e da Bolsa de Valores em si, é importante conhecer o conceito relacionado às três tendências acima.

Mercado Altista: Predominância de compradores no mercado, que aceitam pagar cada vez mais pelos ativos, impulsionando o preço das ações em um movimento de alta, ou seja altista.

Mercado Baixista: Predominância de vendedores no mercado, que aceitam receber cada vez menos pelos ativos, impulsionando o preço das ações em um movimento de baixa, ou seja, baixista.

Mercado Lateral: No mercado lateral há um equilíbrio na quantidade de compradores e vendedores, o que faz com que o preço dos ativos fique oscilando de forma lateral, sem tomar uma tendência definida de alta ou baixa.

Características do mercado altista

Como detalhado anteriormente, considera-se um mercado altista, aquele que possui pressão compradora, (volume de compradores) superior às pressões de venda (volume de vendedores).

Podemos dizer, que trata-se de um momento de otimismo, onde os investidores estão interessados em investir, em geral, devido a condições favoráveis externas como um cenário econômico e político agradáveis.

Vale destacar, que o mercado altista é comumente representado pelo Touro, devido ao movimento de baixo para cima que esse animal faz ao atacar com a cabeça os seus oponentes (movimento de alta).

Por sua vez, em um mercado baixista, teríamos a figura do Urso, animal conhecido pela característica de atacar seus oponentes de baixo para cima (movimento de baixa).

Um mercado altista é reflexo das expectativas criadas pelos investidores com relação à capacidade de geração de riquezas de um país e suas empresas.

Em geral, essa estabilidade costuma vir acompanhada  por uma estabilidade política e econômica, uma vez que é difícil criar valor em ambientes vulneráveis e de grande instabilidade.

Em um mercado altista, os investidores ganham dinheiro com a valorização das ações, ou seja, conseguem vender as ações acima do preço de compra, após o ciclo de alta do mercado acionário.

Vantagens do mercado altista

O mercado altista é o melhor cenário para os investidores e também para as empresas de capital aberto. Nesse tipo de cenário os preços das ações tendem a subir em ritmo forte.

Valorização das ações: Com a valorização das ações, ganham as empresas que conquistam maior valor de mercado e ganham também os investidores em razão da multiplicação do seu patrimônio.

Após aproveitar um movimento altista, boa parte dos investidores negocia as suas ações, realizando assim um lucro, através da diferença entre o preço de compra no passado e o preço atual de venda.

Riscos menores: Em um mercado altista os riscos de perda também costumam diminuir, acompanhando a menor probabilidade de desvalorização das ações.

Cenário ideal para novos investidores: Um mercado altista é uma excelente opção para investidores iniciantes aprenderem a dinâmica do mercado de ações sem se expor a grandes riscos.