O que é mercado acionário

Mercado acionário, também conhecido como mercado de ações é o local onde investidores negociam, compram e vendem ações. Aqui no Brasil, esse mercado é operado pela B3, e regulado pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No mercado acionário, as empresas de capital aberto negociam suas ações, ou seja, pequenas cotas do seu capital social. Essas ações por sua vez podem ser adquiridas por outras empresas ou por investidores pessoa física.

As negociações envolvendo a compra e venda de ações, ocorrem na Bolsa de Valores ou nos mercados de balcão.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o mercado acionário

Para compreender o funcionamento do mercado acionário, é preciso primeiramente entender o que leva as empresas a vender parte do seu capital na Bolsa de Valores.

A princípio pode não parecer muito lógico, afinal, o que levaria uma empresa a se interessar em colocar parte dos seus negócios nas mãos de terceiros?

Na prática, as empresas que abrem o capital na Bolsa de Valores, cedem parte do seu capital social a investidores, em troca de dinheiro, ou seja, recursos financeiros captados no mercado junto aos investidores interessados.

Na maioria das vezes, o dinheiro captado no mercado acionário pelas empresas é empregado nas seguintes formas:

  • Para a quitação de dívidas e financiamentos;
  • Para o fortalecimento de caixa;
  • Para que a empresa invista em fusões e aquisições;
  • Para investimentos na expansão dos negócios;
  • Dentre outras formas de aplicação dos recursos.

Observando as formas de aplicação do dinheiro captado pelas empresas no mercado acionário, é possível compreender, que o objetivo de uma empresa que abre capital na bolsa é o de captar recursos para crescer.

Por sua vez, os investidores compram essas ações para multiplicar o seu patrimônio, basicamente por duas formas:

  • Recebimento de dividendos (parcela dos lucros) pagos regularmente pelas empresas de capital aberto aos seus acionistas.
  • Valorização da empresa e de suas ações no mercado.

Mercado primário: O mercado acionário pode ser dividido em mercado primário e secundário, no mercado primário o investidor compra ações diretamente das empresas. 

Temos negociações no mercado primário, sempre que uma ou mais empresas realizam um IPO, sigla em inglês para Oferta Pública Inicial de Ações.

Na oferta pública de ações, que ocorre no mercado primário, as empresas colocam suas ações ou parte do seu capital à disposição dos investidores, que assim podem adquirir de forma direta.

Mercado acionário secundário: Por sua vez, no mercado secundário, a empresa emissora das ações não é diretamente envolvida nas transações, levando em consideração que neste mercado os investidores negociam ações entre si.

Isso significa dizer que os investidores podem vender ações em seu poder para outros investidores e também comprar ações que antes estavam em poder de outras pessoas.

Como os preços variam no mercado acionário

No mercado acionário as ações possuem um preço de mercado, preço esse que costuma variar em cada pregão. Os pregões ocorrem sempre em dias úteis e em horários previamente definidos.

Durante os pregões, o mercado acionário está aberto e portanto as negociações de compra e venda ocorrem normalmente, após o pregão o mercado é fechado, retornando ao funcionamento apenas no dia útil seguinte.

Durante um pregão do mercado acionário, o preço das ações variam para mais ou para menos, com base na lei da oferta e da procura. 

Sendo assim, se existem mais pessoas comprando, as ações sobem, por outro lado, se existem mais pessoas vendendo, as ações caem.

O movimento de sobe e desce das ações é influenciado também por diversos fatores externos, como por exemplo, o cenário político e econômico ou até mesmo por decisões tomadas pela própria empresa emissora das ações.