GLOSSARIO
Mercado à vista
O que é mercado à vista. Entenda melhor o conceito de mercado à vista e descubra sua importância!
O que é mercado à vista
Mercado à vista é o ambiente principal de negociação de ações da Bolsa de Valores.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Nesse mercado, os investidores compram e vendem ações ao preço de momento do mercado, preço esse que varia em função da demanda de compradores e vendedores.
Após a compra, as ações são liquidadas em D+2, isso significa que a transação será efetivamente concluída e seu valor correspondente creditado ou debitado na conta do investidor apenas 2 dias úteis após a operação.
→ Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.
Como funciona o mercado à vista
No mercado de bens de consumo, ou seja, no dia a dia das pessoas, sempre que vamos a uma loja, podemos decidir entre pagar por um item ou serviço à vista ou a prazo.
Quando o pagamento à vista é a opção escolhida, o pagamento é efetuado de forma imediata, por sua vez, em uma operação a prazo, fica acordado um pagamento em data futura.
Por sua vez, a mesma lógica pode ser aplicada no mercado de ações, que opera no modelo à vista e a prazo (a termo).
No entanto, vale destacar, que no mercado de ações, a grande maioria das transações são realizadas no mercado à vista.
Contudo, existe uma pequena diferença no caso do mercado à vista da Bolsa de Valores em relação ao pagamento à vista que conhecemos.
Na Bolsa de Valores, as transações envolvendo a compra e venda de ações no mercado à vista, são compensadas, ou seja, liquidadas em D+2.
Na prática, o investidor compra uma ação, mas só recebe a mesma e efetua o seu pagamento dois dias úteis depois da operação.
No entanto, mesmo com esse pequeno prazo de liquidação esse tipo de transação é considerada à vista, uma vez que o preço a ser cobrado na liquidação é o mesmo acordado no momento da compra ou venda.
Sendo assim, mesmo que exista variação para mais ou para menos no preço da ação entre a data de envio da ordem de compra e a data de liquidação, o valor liquidado será o acordado no momento de envio da ordem.
Por outro lado, vale destacar que o investidor também pode optar por comprar ações a prazo, através do mercado a termo.
Diferença entre mercado à vista e mercado a termo
A diferença do mercado à vista em relação ao mercado a termo é bem simples, funciona da seguinte forma:
Conforme o conceito detalhado anteriormente, no mercado à vista as ações são negociadas e liquidadas em D+2 no valor da ação no momento de envio da ordem de compra ou venda no Home Broker.
Por sua vez, no mercado a termo, o comprador assume o compromisso de compra de uma ou mais ações da mesma forma que no mercado à vista.
No entanto, o pagamento será realizado somente em data futura, pois nesse tipo de negócio, as partes envolvidas (comprador e vendedor) estabelecem um preço de venda com liquidação em data futura específica.
Devido ao pagamento em data futura, deve ser acrescida uma remuneração a título de juros sobre o preço da ação. Em geral, utiliza-se como referência a Taxa Selic.
Entretanto, mesmo que a ação valorize ou desvalorize no período, o pagamento deverá ser realizado no valor acordado por meio da operação a termo.
Como investir no mercado à vista
Para investir no mercado à vista, é preciso abrir conta em uma instituição bancária ou corretora autorizada a operar na Bolsa de Valores.
Por sua vez, a instituição bancária ou a corretora devem fornecer ao investidor acesso ao Home Broker, ou seja, um portal para envio das ordens de compra e venda de ações.
Ao comprar ações, o investidor será debitado da sua conta em 2 dias úteis e por sua vez, ao vender ações, o valor da venda será creditado também na conta do investidor e no mesmo prazo.
O QUE LER AGORA...
- Notícias
Ibovespa Cai -1,08% com Exterior e Setor Aéreo; GOLL4 -9,19%
- Notícias
Embraer (EMBR3) Fecha Acordo para Entrega de Cargueiro C-390 Millenium à Coreia do Sul
- Notícias
Ecorodovias (ECOR3) Mantém Contrato da Autoridade Portuária em Santos por 180 Dias
- Notícias
Gerdau (GGBR4) Vence Leilão para Desmantelamento Sustentável da Plataforma P-33 da Petrobras (PETR4)