O que é mercado à vista

Mercado à vista é o ambiente principal de negociação de ações da Bolsa de Valores. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Nesse mercado, os investidores compram e vendem ações ao preço de momento do mercado, preço esse que varia em função da demanda de compradores e vendedores.

Após a compra, as ações são liquidadas em D+2, isso significa que a transação será efetivamente concluída e seu valor correspondente creditado ou debitado na conta do investidor apenas 2 dias úteis após a operação.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o mercado à vista

No mercado de bens de consumo, ou seja, no dia a dia das pessoas, sempre que vamos a uma loja, podemos decidir entre pagar por um item ou serviço à vista ou a prazo.

Quando o pagamento à vista é a opção escolhida, o pagamento é efetuado de forma imediata, por sua vez, em uma operação a prazo, fica acordado um pagamento em data futura.

Por sua vez, a mesma lógica pode ser aplicada no mercado de ações, que opera no modelo à vista e a prazo (a termo). 

No entanto, vale destacar, que no mercado de ações, a grande maioria das transações são realizadas no mercado à vista.

Contudo, existe uma pequena diferença no caso do mercado à vista da Bolsa de Valores em relação ao pagamento à vista que conhecemos.

Na Bolsa de Valores, as transações envolvendo a compra e venda de ações no mercado à vista, são compensadas, ou seja, liquidadas em D+2. 

Na prática, o investidor compra uma ação, mas só recebe a mesma e efetua o seu pagamento dois dias úteis depois da operação.

No entanto, mesmo com esse pequeno prazo de liquidação esse tipo de transação é considerada à vista, uma vez que o preço a ser cobrado na liquidação é o mesmo acordado no momento da compra ou venda.

Sendo assim, mesmo que exista variação para mais ou para menos no preço da ação entre a data de envio da ordem de compra e a data de liquidação, o valor liquidado será o acordado no momento de envio da ordem.

Por outro lado, vale destacar que o investidor também pode optar por comprar ações a prazo, através do mercado a termo.

Diferença entre mercado à vista e mercado a termo

A diferença do mercado à vista em relação ao mercado a termo é bem simples, funciona da seguinte forma:

Conforme o conceito detalhado anteriormente, no mercado à vista as ações são negociadas e liquidadas em D+2 no valor da ação no momento de envio da ordem de compra ou venda no Home Broker.

Por sua vez, no mercado a termo, o comprador assume o compromisso de compra de uma ou mais ações da mesma forma que no mercado à vista.

No entanto, o pagamento será realizado somente em data futura, pois nesse tipo de negócio, as partes envolvidas (comprador e vendedor) estabelecem um preço de venda com liquidação em data futura específica. 

Devido ao pagamento em data futura, deve ser acrescida uma remuneração a título de juros sobre o preço da ação. Em geral, utiliza-se como referência a Taxa Selic.

Entretanto, mesmo que a ação valorize ou desvalorize no período, o pagamento deverá ser realizado no valor acordado por meio da operação a termo.

Como investir no mercado à vista

Para investir no mercado à vista, é preciso abrir conta em uma instituição bancária ou corretora autorizada a operar na Bolsa de Valores.

Por sua vez, a instituição bancária ou a corretora devem fornecer ao investidor acesso ao Home Broker, ou seja, um portal para envio das ordens de compra e venda de ações.

Ao comprar ações, o investidor será debitado da sua conta em 2 dias úteis e por sua vez, ao vender ações, o valor da venda será creditado também na conta do investidor e no mesmo prazo.