O que é mercado

Mercado é o nome conferido ao local ou ambiente onde duas ou mais partes negociam, compram e vendem produtos e bens. 

No universo financeiro e dos negócios, o termo mercado pode ser empregado para fazer referência a diferentes locais de negociação de ativos.

Quando falamos de investimentos, por exemplo, é muito comum ouvir falar sobre o mercado financeiro, local onde as pessoas físicas e jurídicas negociam, compram e vendem seus ativos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O que é mercado financeiro

O mercado financeiro é um dos mais importantes mercados para a sociedade, através dele, as pessoas negociam e realizam inúmeras de transações diariamente, muitas delas relacionadas ao mundo dos investimentos.

Por sinal, o mercado financeiro possui uma série de outros mercados com menor abrangência em seu interior. Sendo assim, podemos dizer que o mercado financeiro, funciona como uma reunião de outros mercados, dentre eles:

  • Mercado de renda variável;
  • Mercado de renda fixa;
  • Mercado de câmbio;
  • Mercado de ações;
  • Mercado de fundos imobiliários;
  • Mercado de fundos de investimentos;
  • Mercado de criptomoedas;
  • Dentre alguns outros.

Cada mercado possui suas particularidades, regras e diretrizes, no entanto, todos eles contam com algo em comum, pois todos funcionam como uma plataforma ou meio para negociação de ativos financeiros.

Como funciona o mercado

Os mercados oferecem ambientes seguros e regulamentados onde seus participantes podem negociar ativos e outros instrumentos financeiros  com confiança e com base em determinadas regras e diretrizes previamente estabelecidas.

A Bolsa de Valores, por exemplo, é um mercado, uma vez que as instituições responsáveis pelo seu controle assumem a responsabilidade de garantir:

  • Transparência das negociações;
  • Elaboração de diretrizes;
  • Manutenção e operação de sistemas para registro das transações;
  • Dentre outros fatores.

São instituições responsáveis pelo funcionamento do mercado financeiro e de investimentos brasileiro:

Vale destacar ainda, que a maioria dos mercados estão divididos em mercado primário e mercado secundário.

O que é mercado primário

O mercado primário é um termo muito empregado no mercado de ações, para fazer referência ao local onde as empresas que estão estreando na Bolsa de Valores comercializam suas ações.

Para estrear na Bolsa de Valores, as empresas participam de um processo conhecido como IPO - Initial Public Offering ou simplesmente Oferta Pública Inicial.

Os investidores que compram ações em uma oferta pública inicial (IPO), estão na verdade comprando ações diretamente da empresa em questão e não de terceiros e outros investidores.

Através do mercado primário empresas e o próprio governo emitem novos títulos na bolsa para captar recursos e financiar projetos. 

Vale destacar, que assim que a venda inicial é concluída, as demais negociações são conduzidas no mercado secundário , onde por sinal, ocorre a grande maioria das negociações..

Sendo assim, quando um investidor compra ações diretamente de uma empresa, podemos dizer que aquele investidor adquiriu ações no mercado primário.

O que é mercado secundário

Por sua vez, temos o mercado secundário, local onde investidores negociam entre si os ativos em seu poder. 

Utilizando o exemplo do mercado de ações, é possível afirmar que quem compra ações de terceiros e não diretamente da empresa emissora das ações está negociando ativos através do mercado secundário.

As transações que ocorrem no mercado secundário são também denominadas secundárias, ou seja, ocorreram posteriormente a uma primeira transação, denominada primária.

É possível resumir mercado primário e mercado secundário da seguinte forma:

  • Comprou ativos diretamente com a empresa emissora: Mercado Primário;
  • Comprou ativos que estavam em poder de terceiros: Mercado Secundário.

Compreender o funcionamento e o significado de cada mercado é essencial para quem pretende investir ou operar nos mais diversificados segmentos do mercado financeiro.