Com o ano chegando ao fim, este é o momento em que o investidor busca identificar quais ativos podem se beneficiar dos prováveis cenários de 2022.

Para avançar em sua jornada rumo à independência financeira durante o próximo ano, é fundamental construir uma carteira diversificada de investimentos que esteja fortalecida no curto e longo prazo.

Por isso, é importante identificar como os movimentos da macroeconomia podem contribuir com o seu dinheiro, para que você encontre os melhores ativos para investir em 2022.

O momento dos juros mais baixos da história em virtude da necessidade de estímulos econômicos provocados pela pandemia já passou. 

Após 7 meses no patamar mínimo de 2% ao ano, a Taxa Selic voltou a subir em setembro e foi elevada pelo Copom para 9,25% a.a., na última reunião de 2021.

Esse movimento evidencia que é cada vez mais relevante a alocação em títulos de Renda Fixa, já que o indicador orienta a maioria desses investimentos.

Então, você está pronto para conhecer os melhores investimentos em renda fixa para 2022?

Leia até o final e descubra como montar uma carteira de investimentos com bons ativos de renda fixa para o próximo ano.

Renda Fixa: O Que Esperar para 2022?

O atual ciclo de altas da Selic trouxe novamente a atratividade dos ativos de Renda Fixa para os investidores.

Depois de 2021 terminar com a taxa básica de juros em 9,25% ao ano, o mercado financeiro já espera que o indicador atinja o patamar de dois dígitos em 2022

Tanto o movimento de reduções quanto os aumentos da Selic ocorreram em um curto espaço de tempo, cerca de um ano. 

Em um ano em que o retorno da Renda Variável (considerando o Ibovespa) foi bastante fraco, os investidores voltam a olhar com mais atenção para a Renda Fixa.

O patamar dos juros elevados deve se manter enquanto forem uma alternativa para conter a inflação nacional, mas não há garantia de quanto tempo eles continuarão no nível atual.

De qualquer forma, uma carteira diversificada de investimentos necessariamente precisa de uma alocação em Renda Fixa.

Banner will be placed here

Onde Investir em Renda Fixa em 2022?

Os principais investimentos de Renda Fixa têm a sua rentabilidade guiada pela taxa DI, que, por sua vez, acompanha de perto a Selic, principal referência de juros na economia.

Considerando o cenário inflacionário, a tendência é que a taxa Selic permaneça elevada em 2022, já que este é o principal mecanismo do Banco Central para controlar a alta dos preços.

Sendo assim, os analistas de investimento recomendam buscar uma carteira de títulos de Renda Fixa bem diversificada para 2022.

Principalmente neste primeiro semestre de 2022, o investidor deve optar por investimentos:

Vale ressaltar que, para não correr riscos desnecessários, você deve conhecer o seu perfil de investidor.

Realize o Teste do Perfil de Investidor e receba uma carteira recomendada para investir com mais segurança na bolsa de valores.

Investimentos Atrelados à Taxa DI

Praticamente todas as aplicações em renda fixa utilizam o CDI como referência devido ao baixo risco.

Atualmente, com a Selic no nível de 9,25%, a taxa DI está em 9,15% ao ano.

Os investimentos que rendem CDI com liquidez diária são:

Investimentos Atrelados à Taxa Selic

O Tesouro Direto Selic é um dos tipos de títulos emitidos pelo Tesouro Nacional para arrecadar fundos e realizar melhorias no país.

Esses ativos são atrelados à Taxa Selic e por serem pós-fixados, quando a taxa de juros aumenta, o investimento se torna mais rentável.

Normalmente, os títulos do Tesouro Selic são ofertados com a soma de outra taxa percentual anual pré-fixada.

Investimentos Atrelados ao IPCA

Os investimentos com a rentabilidade atrelada ao IPCA significa que, em condições normais, terão retornos acima da inflação.

Ativos com remuneração baseada nesse índice costumam ser vantajosos para investir no longo prazo, com segurança.

As aplicações que seguem a variação do IPCA costumam ser híbridas, ou seja, acompanham o índice somado a outro percentual prefixado.

Veja os investimentos que são atrelados ao IPCA:

Quer saber mais sobre investimentos de renda fixa? Temos um artigo completo sobre ativos de renda fixa com tudo o que você precisa saber para ganhar dinheiro com esse tipo de investimento.

Você também pode conferir o artigo com a carteira de investimento mais completa com os melhores ativos para investir em 2022.

Fonte: Toro Investimentos.