O início de um novo ano é sempre um bom momento para analisar seus investimentos e até alinhar algumas expectativas de acordo com os prováveis cenários do mercado financeiro.

Se você busca a independência financeira por meio da bolsa de valores, você já entende como é importante ter uma carteira diversificada para se preparar para este ano de 2022.

Ter ativos em diferentes segmentos da economia deve ser fundamental para você ganhar dinheiro na reabertura econômica prevista para os próximos meses.

Sabendo que as melhores oportunidades de ganhos estão nos ativos que estão com preços desvalorizados, se torna ainda mais urgente saber em quais Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) investir.

Os FIIs foram uma das classes de ativos que mais sofreram quedas desde o início da pandemia, em 2020, mas ainda continuam sendo os favoritos de quem busca viver de renda.

Então, você está pronto para conhecer os melhores fundos imobiliários  para investir no ano de 2022?

Leia até o final e descubra como montar uma carteira de investimentos que se beneficie com o desempenho do mercado de FIIs neste ano.

Fundos Imobiliários para 2022

Uma das melhores formas de ganhar dinheiro investindo em imóveis está na Bolsa de Valores: sendo cotista de Fundos de Investimento Imobiliário.

Os FIIs possibilitam que o investidor tenha uma renda mensal isenta de Imposto de Renda.

Essa fonte de receita é vinda da distribuição do lucro líquido do fundo na forma de dividendos, que chegam a superar o rendimento da poupança e os produtos de Renda Fixa.

Após um 2021 bastante intenso no mercado de Fundos Imobiliários, muitos deles estão com preços bastante interessantes após uma sequência de quedas no mercado.

Além de serem ótimos ativos em termos de patrimônio, ocupação e dividend yield, os analistas avaliam que boa parte do FIIs estão sendo negociados com desconto na Bolsa de Valores.

Para 2022, a valorização dos FIIs ainda depende de uma retomada mais completa da economia, o que acontecerá especialmente com o avanço da vacinação.

Já com o cenário de alta da Selic, alguns fundos imobiliários de papel devem se beneficiar do aumento das taxas de juros, pois têm produtos atrelados ao CDI nas suas carteiras.

Os FIIs de recebíveis também podem ser uma proteção contra a inflação, caso a mesma continue pressionada, pois alguns títulos possuem indexadores como o IPCA ou o IGP-M

Por fim, nos FIIs de tijolo (imóveis físicos), ainda que tenha ocorrido uma queda generalizada no setor em 2021, há boas oportunidades no médio e longo prazo.

Isso se aplica, principalmente, aos fundos que atuam nos ramos de logística, shopping centers e industrial, que são favorecidos pelo crescimento do comércio eletrônico, pela volta da circulação de pessoas e pela retomada da indústria.

Ainda assim, vale ressaltar que, para não correr riscos desnecessários, você deve conhecer o seu perfil de investidor.

Realize o Teste do Perfil de Investidor e receba uma carteira recomendada para investir com mais segurança na bolsa.

Melhores FIIs para 2022

Agora que você já sabe como os FIIs são importantes para ter uma carteira diversificada, é hora de conhecer os 5 fundos imobiliários para investir neste ano. 

Então, entre os melhores FIIs para 2022, os analistas destacam:

Bresco Logística (BRCO11)

O Bresco Logística conta com gestão especializada no segmento e anos de experiência.

É um fundo com mais de 10 imóveis logísticos e possui um foco em imóveis de alto padrão e localização privilegiada próxima aos grandes centros urbanos. 

A política de aquisições do FII é a de adquirir imóveis estabilizados, com mais de 85% de taxa de ocupação.

Com concentração em imóveis de excelente padrão construtivo e foco em ativos “last-mile” (próximos aos centros urbanos), o portfólio do FII é competitivo e deve continuar sendo bem demandado ao longo dos anos seguintes.

O portfólio do BRCO11 é de alto nível em padrão construtivo e em qualidade.

Além disso, a gestão é ativa e experiente e, aliada ao bom momento do setor, fazem deste FII uma boa opção de investimento para o longo prazo.

O segmento logístico tem crescido muito nos últimos anos e os especialistas ressaltam que, impulsionado pelo crescimento do e-commerce, deve continuar evoluindo.

Os ativos logísticos last-mile estão cada vez mais demandados, visto que as grandes varejistas brigam por fretes cada vez mais rápidos.

Quais os Melhores FIIs para 2022? Clique Aqui e Receba Dinheiro na Sua Conta Todos Meses.

FII VBI CRI (CVBI11)

O FII VBI CRI (CVBI11) é um fundo de recebíveis gerido pela VBI Real Estate e focado no mercado imobiliário.

O fundo possui processos rigorosos de análise de crédito e de garantias para selecionar ativos de crédito de alta qualidade indexados ao CDI ou à inflação, além de cotas de outros FIIs de papel

A gestão ativa do fundo demonstrou agilidade para alocar recursos captados nas emissões e conseguiu montar um portfólio de crédito pulverizado e com boas taxas.

Este fundo imobiliário tem potencial para continuar distribuindo bons rendimentos ao longo de 2022, tendo grande parte dos seus títulos atrelados ao IPCA e uma parte ao CDI.

O processo de investimento do fundo faz a seleção de títulos com baixo risco de crédito e boas estruturas de garantias, fazendo com que seja classificado como “High Grade” (de títulos de qualidade).

CSHG Real Estate (HGRE11)

Este é o fundo de lajes corporativas da CSHG (Credit Suisse Hedging-Griffo) com gestão ativa.

O CSHG Real Estate (HGRE11) possui participação em cerca de 20 ativos imobiliários com diferentes teses de investimentos.

Sua gestão ativa tem liberdade para reciclar e posicionar o portfólio de acordo com os ciclos imobiliários. 

O setor de lajes corporativas sofreu bastante em 2020 e 2021 e, segundo analistas de investimentos, o setor pode melhorar ao longo de 2022.

O HGRE11 particularmente realizou diversas operações, reciclando seu portfólio e o deixando mais adequado para uma possível retomada.

Já é possível observar o comercial reportando melhoras.

Com isso, o FII possui espaço para aumentar a distribuição de proventos ao longo dos próximos meses conforme consiga reduzir a vacância do portfólio.

Quais os Melhores FIIs para 2022? Clique Aqui e Receba Dinheiro na Sua Conta Todos Meses.

Malls Brasil Plural (MALL11)

O Malls Brasil Plural (MALL11) é o  fundo de Shoppings da gestora Brasil Plural que conta com a consultoria especializada da Onebridge Capital.

Com participação em 7 ativos, o objetivo do fundo é obter rendimentos mensais em Shopping Centers performados, resilientes e com dominância regional.

Em um dos setores que foram mais severamente impactados pelas restrições de circulação impostas pela pandemia, o segmento de shopping centers já apresenta fortes sinais de recuperação

O MALL11 foi um dos FIIs de shoppings que conseguiu mostrar resiliência durante a pandemia, com um portfólio diversificado regionalmente e com ativos de qualidade. 

No momento, conforme o cronograma de vacinação avança e a reabertura da economia acontece gradualmente, já se observa alguns dos shopping centers do portfólio voltando a patamares pré-pandemia.

Com a remoção das restrições de circulação, o fundo possui boas perspectivas para o ano de 2022.

RBR Alpha Fundo de Fundos (RBRF11)

O RBR Alpha Fundo de Fundos (RBRF11) é um Fundo de Fundos (FOF) em que sua estratégia de investimentos tem o objetivo de adquirir cotas de outros FIIs.

Esses fundos, por sua vez, investem diretamente em imóveis prontos com potencial de valorização e ativos financeiros com lastro imobiliário (CRIs, LCIs e LHs)

O RBRF11 possibilita que o investidor diversifique, adquirindo em uma única cota a exposição em mais de 30 FIIs e ativos financeiros, alocados estrategicamente pela gestão ativa e profissional do fundo.

Um ponto interessante é o acesso que o RBRF11 tem a FIIs e títulos que são restritos a investidores profissionais.

A gestão se propõe a realizar a alocação dos recursos de maneira ativa, com exposição aos diversos segmentos dentro da categoria.

De recebíveis à desenvolvimento, o fundo conta com toda a expertise da RBR Asset, focada no mercado de Real Estate.

A análise da Toro entende que o RBRF11 possui um bom carrego e deve entregar um bom retorno nos próximos meses.

Além de ser uma maneira simples de entrar no mercado de FIIs de maneira diversificada.

Quais os Melhores FIIs para 2022? Clique Aqui e Receba Dinheiro na Sua Conta Todos Meses.

Quer saber mais sobre esse tipo de investimento? Temos um artigo completo sobre os FIIs com tudo o que você precisa saber para ganhar dinheiro com esses ativos.

Você também pode conferir o artigo com a carteira de investimento mais completa com os melhores ativos para investir em 2022.

Fonte: Toro Investimentos.