O que é melhores esforços

Melhores esforços é um tipo de garantia que pode ser oferecida a empresas em processo de IPO. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essa garantia é ofertada por instituições financeiras responsáveis pela intermediação do processo de oferta pública de empresas na Bolsa de Valores.

A prática de adoção de garantias durante o processo de IPO no mercado de ações, é essencial para maior lisura do processo e também para evitar possíveis prejuízos e danos às empresas.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O que é IPO na Bolsa de Valores

Para que seja possível entender melhor a garantia de melhores esforços, é fundamental compreender primeiramente o processo de IPO na Bolsa de Valores.

O IPO ou Subscrição de Ações é o processo pelo qual passam as empresas que desejam abrir o seu capital e negociar suas ações na Bolsa de Valores, ou seja, trata-se de uma porta de entrada para que empresas possam negociar suas ações no mercado.

Em outras palavras, pode-se dizer, que toda empresa que não está listada na Bolsa e que em determinado momento deseja abrir o seu capital negociando suas ações na Bolsa precisa passar pelo IPO.

Como funciona a garantia de melhores esforços

Na garantia de melhores esforços, a instituição financeira responsável por intermediar o processo de IPO, se compromete a vender as ações acordadas, no entanto, não se responsabiliza quanto à subscrição dos títulos não comercializados no mercado.

Na prática significa dizer, que a instituição financeira se compromete a buscar investidores, orientar e acompanhar todo o processo de IPO da empresa, implementando os melhores esforços para a venda das ações da empresa contratante.

No entanto, na garantia de melhores esforços, as instituições financeiras não assumem a responsabilidade sobre um possível quantitativo de ações não vendidas ou seja, uma escrituração de ações abaixo das expectativas.

Esse tipo de garantia acaba isentando as instituições financeiras de certas responsabilidades, contudo, pode prejudicar as empresas, que por sua vez, podem amargar prejuízo por não conseguir vender o lote de ações planejado.

Vale destacar, que devido às suas características a garantia de melhores esforços acabou perdendo com o tempo, seu espaço e aceitação no mercado de capitais.

Tipos de garantias no processo de IPO

Existem basicamente três tipos de garantias que podem ser oferecidas por uma instituição financeira intermediária, para as empresas que desejam fazer IPO na Bolsa de Valores, são elas:

Garantia de melhores esforços: A garantia de melhores esforços, que já conhecemos, ou seja, aquela onde a instituição financeira responsável por intermediar o processo de IPO, se compromete a vender as ações acordadas.

No entanto, não se responsabiliza quanto à subscrição dos títulos não comercializados no mercado de ações.

Garantia firme: Por sua vez, a garantia firme é aquela onde a instituição financeira responsável por intermediar o processo de IPO, opta por subscrever toda a emissão de papéis para posterior revenda, assumindo o risco de possíveis perdas.

A garantia firme, é o modelo menos vantajoso para a empresa, levando em consideração que essa assume sozinha os riscos de insucesso ou rendimento abaixo do esperado na operação.

Esse é o tipo de garantia mais vantajoso para as empresas, uma vez que a instituição financeira se responsabiliza pela compra das ações que porventura não sejam vendidas no IPO.

Garantia residual: Por fim, temos a garantia residual que é aquela onde a instituição financeira que intermedia o processo de IPO, se compromete a subscrever os títulos que não forem absorvidos pelo mercado.

Esse tipo de acordo pode prever a subscrição total das ações residuais ou de parte delas, sendo uma alternativa para compartilhamento de riscos entre empresa e instituição bancária.

Por fim, vale destacar, que cabe à empresa que pretende entrar com pedido de IPO, negociar o tipo de garantia a ser ofertada pela instituição financeira contratada para intermediar o processo.