O que é meios de pagamento

Meios de pagamento é o total de recursos financeiros em espécie, ou seja, (cédulas e moedas) em poder das pessoas, incluindo os depósitos à vista, em contas bancárias.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

É importante não confundir meios de pagamento com formas de pagamento, considerando que o primeiro está restrito à moeda de pagamento em si, no caso do Brasil, o Real.

Por sua vez, as formas estão relacionadas as diversas modalidades de pagamento aceitas, dentre elas:

  • Pagamento em espécie;
  • Cheque;
  • Cartão de Crédito;
  • Transferência Bancária;
  • Pix.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funcionam os meios de pagamento

Compreender o funcionamento dos meios de pagamento, pode parecer algo complexo, principalmente levando em consideração a necessária distinção dos meios de pagamento em relação às formas de pagamento.

Para facilitar o entendimento sobre o assunto, observe um exemplo prático:

João possui uma dívida com Alberto no valor de R$ 1.000,00. Quais são as opções que João possui para quitar integralmente a sua dívida com Alberto?

Para quitar a sua dívida integralmente, João precisa fazer uso de meios de pagamento, ou seja, dinheiro, seja em espécie ou através de movimentações bancárias, como por exemplo, por meio de uma transferência.

João poderia pagar a sua dívida em  cartão de crédito? Talvez, sim, desde que Alberto aceitasse essa forma de pagamento, no entanto uma dívida continuaria existindo.

Na prática, João não teria mais uma dívida com Alberto, no entanto, estaria ainda devendo, desta vez ao banco emissor do cartão de crédito.

Como é possível observar, o cartão de crédito permite a realização do pagamento, mas não quita totalmente uma obrigação, logo não pode ser considerado um meio de pagamento.

Na prática, meios de pagamento se resumem em dinheiro em espécie ou depositados em conta bancária.

Classificação dos meios de pagamento

Vale destacar, que os meios de pagamentos contam com uma classificação própria distribuída da seguinte forma:

M1: Neste grupo estão reunidas a moeda em espécie e os depósitos realizados à vista;

M2: Neste grupo monetário estão reunidos os itens do M1 acrescido dos Certificados de Depósito Bancário - CDB, Certificados de Depósito Interbancário - CDI e títulos públicos que não estão em poder dos bancos ou fundos de investimento;

M3: Neste grupo estão reunidos todos os itens do M2 com a caderneta de poupança;

M4: Por fim, neste grupo, temos a união do M3 acrescido dos títulos públicos em poder bancário, fundos de investimento, dentre outros títulos, como Letra Hipotecária - LH ou Letra de Câmbio - LC

Agentes monetários e meios de pagamentos

Ainda em relação aos meios de pagamento, é importante destacar e conhecer os agentes monetários da economia. 

Os agentes monetários são instituições diretamente ligadas às políticas econômicas, emissão, organização e controle dos meios de pagamento de um país.

Aqui no Brasil, temos os seguintes agentes monetários:

Casa da Moeda: Instituição pública responsável pela impressão do papel moeda e também pela confecção das moedas em metal.

Banco Central do Brasil - BACEN: Instituição responsável por determinar a produção e emissão de moeda, além de fiscalizar o segmento bancário e atuar em medidas econômicas importantes, como por exemplo, a definição da taxa Selic;

Rede Bancária: Realiza saques da moeda (meios de pagamento) e faz a sua distribuição ao público;

Público: Pessoas físicas e jurídicas que podem sacar e movimentar os meios de pagamento através da rede bancária.

Por fim, é importante destacar, que os meios de pagamento são considerados parte importante da política monetária de um país.

Vale destacar ainda, que os meios de pagamento de um país (papel moeda e saldos bancários) não podem ser confundidos com as diversas formas de pagamento utilizadas no comércio em geral.