O que é Megalojas - FIIs de shopping

Megalojas - FIIs de Shopping é uma modalidade de loja que encontramos no shopping. Elas costumam ocupar espaços amplos e representativos, tendo a metragem entre 500 e 999 m²

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O objetivo principal das Megalojas é atrair clientes para o shopping em que está localizada, visto que contam com um orçamento alto para o marketing e um público alvo seguro e garantido. 

Apesar de serem menores que as lojas âncoras, elas ainda são muito atrativas para o público geral. 

Por esse motivo, diversas empresas recém-nascidas ou marcas pouco conhecidas buscam alugar espaços próximos a essas lojas, como forma de atrair a atenção do público. 

Exemplos de Megalojas são: 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Tipos de Lojas em um Shopping Center

Além das Megalojas, existem outras modalidades de lojas que podem fazer parte dos shopping centers. Para compreender o que consiste em cada uma delas, acompanhe a lista: 

  • Lojas âncoras: são grandes lojas presentes em shoppings centers. São na maioria das vezes as maiores lojas de um shopping. Por regra, são áreas que ocupam mais do que 1.000m² dentro do empreendimento; 
  • Lojas Satélites: São representadas por lojas de brinquedos, joalherias e etc. Este tipo de loja costuma apresentar um tamanho menor dentro de um shopping center, contendo aproximadamente 500m²;
  • Conveniência e serviços: esse tipo de loja também pode ser considerado como uma loja satélite. Entretanto, elas costumam oferecer soluções voltadas para facilitar o cotidiano de seus clientes, o que ajuda a mantê-los no shopping por mais tempo; 
  • Área de lazer: são locais destinados ao lazer do público do shopping, como é o caso de cinemas, parque de alimentação, teatros e parques de diversões.

Conhecer cada um destes tipos de lojas é muito importante para possíveis investidores, especialmente caso se pense em investir em imóveis

Importância das Megalojas

Conforme apresentado, existem diversos tipos de lojas para se investir em um shopping center. Por este motivo, é necessário que se analise a importância das megalojas, bem como os motivos para adquirir ações das mesmas.

Por possuírem um grande e fiel público, as megalojas frequentemente representam boas opções de investimento. 

Além de atrair um fluxo considerável de pessoas para o local, devido ao seu renome e capacidade de atrair público, elas ainda são capazes de beneficiar lojas próximas

Isso porque, como foi dito, ao buscar essas lojas, os consumidores transitam pelo shopping e acabam por também visitar outras lojas. Desse modo, a instalação de Megalojas propicia a compra em outros estabelecimentos do shopping. 

Entretanto, ao escolher uma Megaloja para investir, é sempre necessário que o investidor pense na consolidação da marca em questão. 

Pouco adianta colocar recursos em uma marca que não apresenta forte reconhecimento no mercado. Por isso, é sempre importante que a escolha de uma marca para a elaboração de uma Megaloja seja rigorosa e estratégica

Avaliação de Megalojas

Quando pensamos no investimento de FIIs de shopping center, devemos sempre levar em consideração alguns pontos específicos para então realizar a tomada de decisão acerca do investimento. 

O primeiro ponto está ligado à vacância apresentada pelo empreendimento. Como as megalojas representam um espaço considerável do shopping center, a saída de uma pode representar um grande problema para o negócio. 

Por esse motivo, é muito importante que sempre se esteja atento a este ponto em uma análise do empreendimento em questão. 

Já o segundo e o terceiro ponto são interligados, e dizem respeito ao valor do aluguel cobrado pelos shoppings e o nível de inadimplência desses pagamentos. 

Cabe mencionar que tanto para megalojas quanto para lojas âncoras o valor do aluguel costuma ser menor por conta do tamanho que apresentam. 

Como em shoppings o aluguel cobrado é em cima do m², acabaria ficando inviável cobrar o mesmo preço de aluguel para lojas satélites e lojas âncoras. 

De modo geral, constata-se que Megalojas representam uma boa opção de investimento para investidores, uma vez que elas possuem um fluxo satisfatório de clientes e podem ter o desempenho comparado ao de lojas âncora.