O que é Mega Bolsa

Mega bolsa é como se chamava o antigo sistema de negociação eletrônica de ações, antecessor direto do atual sistema PUMA, fornecido pela B3

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Foi implantado em 1997 pela Bovespa, ampliando o volume potencial de processamento de informações e sendo considerado um sistema revolucionário para a época, visto que foi capaz de integrar dois diferentes sistemas da época: 

  • O sistema online, que era acessado por todas as corretoras inseridas no mercado; e
  • O sistema de compra e venda que ocorria pelo pregão viva-voz

Assim, através de um sistema que garantia organização e pacificidade para as negociações da bolsa de valores, a Mega Bolsa ampliou a capacidade de registro de ofertas e de realização de negócios. 

A Mega Bolsa teve seu fim após 18 anos de funcionamento, devido ao aumento da necessidade de um sistema integrado e desenvolvido. Por esse motivo, ela deu espaço a um novo sistema: o PUMA Trading System. 

Apesar disso, a importância da Mega Bolsa para a evolução do mercado de capitais brasileiro é extremamente considerável, e apresenta enorme influência até os dias de hoje.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História da Mega Bolsa

Nem sempre a bolsa de valores apresentou tamanha organização e um ambiente plácido como é atualmente. Do contrário, por muito tempo negociar ações da bolsa de valores era uma atitude verdadeiramente caótica

Isso porque, antigamente, as negociações eram realizadas através do pregão viva-voz. Essa forma de comprar e vender ativos era realizada, como o próprio nome sugere, através de ligações telefônicas e em ambientes lotados. 

Entretanto, ao decorrer do tempo a forma de realizar essas negociações foi apresentando evoluções, especialmente por conta das tecnologias que foram se desenvolvendo. 

Nesse cenário surge a Mega Bolsa, que trouxe inovações digitais para o processo de compra e venda de ações. 

Isso permitia não somente otimizar o tempo de negociação dos operadores da bolsa, mas também trouxe facilidades para o processo ao adotar um sistema online de realização das operações.

Fim da Mega Bolsa

Apesar de representar um grande avanço em relação ao passado, a Mega Bolsa teve seu fim em 2015, quando a Bolsa de Valores da época (atual B3, antiga BM&F Bovespa) lançou seu novo sistema, chamado PUMA Trading System

Em geral, esse encerramento da Mega Bolsa se deu devido à necessidade de substituição da ferramenta utilizada para as negociações dos ativos. 

Isso aconteceu especialmente devido às inovações tecnológicas que surgiram com o passar dos anos e que exigiram uma adição de recursos à ferramenta que não era passível de ser realizada nos moldes em que ela se encontrava.

Uma dessas necessidades era o fato de que a Mega Bolsa não era capaz de abranger outras operações na Bolsa de Valores, por exemplo. Além dessa ferramenta, os operadores precisavam acessar ferramentas como: 

  • GTS, para a negociação de derivativos; 
  • Bovespa Fix, para investir em títulos de renda fixa;
  • Sisbex, para comprar títulos públicos.

Nesse sentido, a substituição da Mega Bolsa pelo PUMA trouxe muito mais facilidade para as operações do mercado financeiro, visto que este abrangia todas as vertentes do mercado de capitais. 

Mega Bolsa e PUMA Trading System

Em maio de 2015, a Mega Bolsa deu espaço total para o PUMA Trading System, sigla para Plataforma Unificada de Multiativos

Essa plataforma foi lançada em 2011, sendo fruto de uma parceria entre a BM&F Bovespa e a CME Group, responsável pela bolsa de Chicago. 

Essa transformação se deu devido à uma necessidade dos investidores de apresentarem cada vez mais previsibilidade, liquidez e resiliência dos ambientes de negociação, de acordo com a própria B3. 

Por este motivo, foi desenvolvido um sistema com diversas funcionalidades e capaz de integrar todos os 4 antigos ambientes da bolsa de valores. 

Essa integração foi responsável por facilitar todo o processo de negociação de ativos, trazendo maior segurança para o investidor através da proteção de variação de preços, e garantindo maior agilidade para as operações realizadas, diminuindo o tempo de latência.