O que é Média Móvel

Média Móvel é o cálculo da média dos preços, que se atualiza conforme o decorrer do tempo. Seu objetivo é demonstrar a evolução de uma média de acordo com as mudanças ocorridas nos valores que a compõem. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por exemplo, se o período de análise for de 5 dias, a média levará em consideração os últimos 5 dias como base de cálculo, e a cada dia que passa ela desconsidera o primeiro para levar em conta o dia que passou. 

Ela é uma das mais importantes ferramentas na análise técnica do mercado financeiro e vem sendo um importante indicador em meio a pandemia do Covid-19

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Importância da Média Móvel

Além de conceder visão de mercado para seus analistas, a média móvel possibilita uma análise cautelosa sobre as variações acentuadas em preços de ativos. Desse modo, é possível avaliar o comportamento de ações e derivativos financeiros. 

Isso permite uma análise profunda das tendências de preços das ações, uma rica informação para investidores e analistas, pois direciona suas decisões de compra e venda. 

Além de apresentar todas as funções descritas anteriormente, a Média Móvel ainda apresenta diferentes formas de utilizar os dados dispostos. 

Isso permite uma análise cada vez mais completa dos preços, visto que opera com eles de maneiras diferentes. 

Todas essas características conferem-lhe um grande título de importância na análise das ações da bolsa de valores

Média Móvel Simples - SMA

A Média Móvel Simples é uma das maneiras de se calcular a Média Móvel de determinados dados. Também conhecida por Simple Moving Average (SMA), ela é a forma mais simples de se calcular a média móvel. 

Seu objetivo é justamente demonstrar o preço médio de um ativo em determinado período de tempo, e, para isso, ela fornece o mesmo peso para todos os preços.

Além dessa característica, também destaca-se o fato dessa média estar sempre em movimento, visto que constantemente acrescenta preços novos e elimina fechamentos antigos.

Entretanto, o movimento de seu gráfico é muitas vezes mais brando do que a variação dos preços, visto que ela suaviza muitas variações extremas dos preços. 

Média Móvel Exponencial - MME

A segunda maneira de calcular a Média Móvel é parecida com a SMA, mas envolve alterações na forma de calcular o índice, de modo a enfatizar os preços mais recentes.

Também conhecida como Exponential Moving Average, a Média Móvel Exponencial (EMA ou MME) atribui diferentes pesos aos preços, diminuindo a importância de valores antigos para o cálculo da média. 

Por conta dessa valorização dos preços recentes, a Média Móvel Exponencial tende a ser mais dinâmica do que a SMA, o que possibilita uma identificação mais rápida das tendências do mercado.

Isso faz com que ela seja uma das mais populares métricas entre os analistas de mercado, além de ser uma das mais fáceis medidas de interpretação para traders. 

Média Móvel Ponderada - WMA

A Média Móvel Ponderada, conhecida por Weighted Moving Average (WMA), também busca atribuir diferentes pesos para diferentes dados. 

Neste caso, quanto mais próximo do último valor final da Média, mais peso o valor possui. Por isso ela é considerada uma variação da MME.

Entretanto, ela é ainda mais dinâmica do que as anteriores, o que a faz ser mais recomendada para determinados perfis de traders. 

Além disso, ela apresenta um valor mais próximo ao fechamento dos preços e possibilita uma identificação de tendências mais rápida do que a Média Móvel Simples. 

Média Móvel de Hull - HMA 

Por fim, existe a Média Móvel de Hull (HMA). Ela foi criada para possibilitar uma análise menos ruidosa do que os outros tipos, além de eliminar o risco de falsos rompimentos. 

A métrica foi criada por Alan Hull, um dos maiores traders da Austrália, e entrega essas vantagens sem deixar de lado a suavização dos dados frente ao movimento dos preços. 

A fórmula para o cálculo da HMA leva em consideração a média ponderada obtida, e ainda a raiz quadrada do período.