O que é MBO - Management Buy Out

MBO - Management Buy Out é um termo do mercado financeiro que se refere ao processo de aquisição da empresa por parte de seus próprios gestores ou administradores

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ela é uma modalidade de aquisição do patrimônio de uma empresa que representa uma compra internalizada: quando a empresa é comprada por pessoas que trabalham internamente à ela em cargos de liderança.  

Essa transferência de propriedade pode acontecer por diversos motivos, e o pagamento também pode ocorrer de diferentes maneiras. O mais comum é através de financiamentos ou concessão de ativos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características do MBO

A principal característica do MBO é que a compra da empresa é realizada por ela mesma, ocorrendo através dos gestores ou administradores. Caso ela seja comprada por gestores externos, já não pode ser considerada MBO. 

Geralmente a ocorrência do MBO se dá quando os sócios optam por se desfazer dos negócios. Isso pode ocorrer por diferentes motivos, como: 

  • Risco de falência iminente; 
  • Insolvência
  • Alto endividamento;
  • Deixar de ser uma empresa de capital aberto (dissolução de sociedade);
  • Visando uma aposentadoria confortável. 

Nestes casos o MBO costuma se apresentar como a melhor alternativa de aquisição para a empresa, pois quem irá adquiri-la já possui o conhecimento necessário para as operações cotidianas do negócio. 

Todas essas situações também atraem a atenção dos gestores da companhia para realizarem a aquisição, visto que provavelmente ela ocorrerá de forma mais barata do que ocorreria normalmente.  

Comumente eles se juntam para assumir o controle da empresa de forma coletiva, se tornando os novos sócios da mesma. 

O mais comum é que o MBO aconteça em empresas de cunho familiar, visto que essas costumam buscar a sucessão da gestão dentro da própria empresa, de modo a garantir que o ramo de atuação permaneça o mesmo.

Buy Out e Management Buy Out

O BuyOut é quando uma empresa possui sua parte controladora (mais de 50% de suas ações) vendida para um grupo de pessoas ou para uma única pessoa. Essa aquisição da maior parte do capital social da empresa é chamado de BuyOut.

O MBO é justamente uma modalidade do BuyOut, que ocorre quando a aquisição do capital social da empresa se dá por parte dos gestores da empresa. 

Ele costuma acontecer como uma estratégia para ajudar a administração da organização, visto que aumenta o valor de mercado da empresa.

Além do MBO, existe uma outra conhecida forma de BuyOut: o LBO. A diferença entre ambas se dá pois nessa segunda, chamada Leverage Buyout, a operação é realizada com uma quantia expressiva de empréstimos.

Desse modo, o investidor que faz uso da LBO adquire a empresa através da realização de uma dívida com um terceiro. Isso pode apresentar um alto risco, variando de acordo com as perspectivas de retorno do ativo em questão. 

Vantagens do MBO

As vantagens de  se promover um Management Buyout dentro de uma empresa estão diretamente interligadas ao fato da gestão ser passada para alguém que já possui experiência dentro da empresa. 

Isso abre inúmeros benefícios em relação aos gestores externos, uma vez que o novo proprietário ou sócio majoritário já possui diversos conhecimentos acerca dos processos desempenhados internamente

Além disso, ele já conhece todos os produtos, serviços e mercados que a empresa é capaz de ofertar ou atingir, e está imerso na cultura da empresa, muitas vezes até conhecendo os empregados. 

Exemplo de MBO

Como grande exemplo de MBO, podemos destacar o que ocorreu com a Dell, uma famosa marca de produção de computadores, em 2013. 

Com o aumento da competitividade de concorrentes e desvalorização dos produtos da marca, responsáveis por uma queda de mais de 70% dos lucros da empresa, Michael Dell optou por adquirir a empresa que ele mesmo havia fundado. 

Desse modo, os acionistas da Dell aceitaram a oferta do fundador de comprar a companhia por aproximadamente US$25 bilhões e fechar seu capital, realizando um processo de MBO.