O que é Maximização de Lucro

Maximização de Lucro é, resumidamente, o principal objetivo de qualquer empresa no mercado. Isso porque, esse termo significa que os rendimentos para a empresa e para seus donos serão os maiores possíveis em termos percentuais

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com isso, a empresa é capaz de aumentar os seus dividendos, e muitas vezes ainda apresentar uma valorização em suas ações da bolsa de valores.

A Maximização de Lucro também está diretamente ligada ao estudo das ciências microeconômicas, tendo boa parte de suas suposições advindas desse ramo da economia. 

Nesse caso, quando analisamos o termo em uma perspectiva microeconômica, seu significado permanece o mesmo. 

Entretanto, a teoria busca representar a maneira pela qual este objetivo pode ser alcançado: através da igualdade entre a receita marginal da empresa e seu custo marginal

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Conceitos Básicos da Maximização de Lucro

Para compreender a fundo a Maximização de Lucro, é necessário entender também alguns conceitos básicos que compõem a análise dos resultados de uma empresa, e que são essenciais para um estudo aprofundado. 

Dentre os diversos princípios financeiros, destacam-se três:

  • Receita;
  • Custos fixos;
  • Custos variáveis;

Em primeiro lugar, a receita é todo o valor que a empresa obtém com a venda de seus produtos ou serviços ofertados. 

Em segundo, os custos fixos são aqueles que ocorrem independente do nível de produção de uma empresa, ou seja, são inerentes a quantidades de serviços prestados ou produtos vendidos.

Já em terceiro lugar, os custos variáveis são aqueles que se modificam de acordo com a atividade da empresa, ou seja: quanto maior a receita obtida, maiores tendem os custos a ser, sendo o inverso também válido.

Além desses conceitos, ainda é importante que sejam considerados outros dois importantes fatores da microeconomia. Eles são: 

  • Receita Marginal: é a receita adicional que se tem por cada unidade a mais de produto que é vendida;
  • Custo Marginal: é o custo adicional que a empresa tem por produzir uma unidade a mais de produto.

Conhecidas as bases da Maximização de Lucro, podemos nos aprofundar no significado microeconômico deste termo.

Princípio da Maximização de Lucro

Conforme apresentado anteriormente, a definição teórica da Maximização dos Lucros de uma empresa é quando o Custo Marginal dela se iguala à Receita Marginal

Isso porque, quando analisamos os gráficos de comportamento da receita e do custo marginal, podemos ver que existe um ponto onde a diferença entre ambos é a maior possível

Este ponto é justamente onde a receita marginal é igual ao custo marginal. Por isso, dizemos que a Maximização de Lucro ocorre no momento em que ambos são iguais. 

Porém, apesar desse ponto ser o que a empresa é capaz de obter mais lucro, ele não é necessariamente o ponto em que a empresa apresenta a maior receita

Isso porque uma maximização da receita não implica obrigatoriamente em uma Maximização de Lucro. 

Na realidade, conforme se maximiza a receita, o comum é que, por conta dos custos variáveis, existam mais custos para a empresa. Estes são responsáveis por fazer com que o valor percentual do lucro da empresa diminua.  

Para compreender melhor os conceitos aqui abordados, iremos tratar de um exemplo fictício.

Exemplo de Maximização de Lucro

Suponha que a companhia aérea Azul está promovendo um voo. 

Independente da quantidade de passageiros, aquele voo terá um custo só, pois ele irá percorrer a mesma distância e gastará quantidades de querosene semelhantes em quaisquer cenários. 

Percebe-se então que a quantidade de passageiros no avião não possui um impacto tão grande nos custos, mas sim na receita

Por isso, é muito importante que a companhia busque vender todos os assentos de um voo, a fim de garantir a maximização de seus lucros. 

Desse modo, denota-se que a Maximização de Lucro não está ligada a vender todas as passagens possíveis, mas sim somente aquelas necessárias para fechar o avião, o que acarreta em um maior lucro para a companhia.