O que é Matriz 9 box

Matriz 9 box é uma metodologia de análise dos funcionários da empresa, ou seja, é uma forma de avaliar o desempenho de cada um dos trabalhadores contratados. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Criada no início dos anos 70 pela McKinsey, ela permite aos gestores e investidores uma visão ampla e crítica de cada um dos funcionários, possibilitando uma verificação de qual o resultado esperado para cada um deles e como está sendo o desempenho individual. 

Também conhecida como Matriz Nine Box, ela executa esse papel através da metrificação de dois fatores principais: 

  • O potencial dos funcionários; e
  • O desempenho apresentado por cada um. 

Estes compõem os eixos da Matriz. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História da Matriz 9 box

A origem da Matriz 9 box está diretamente atrelada à necessidade de desenvolvimento de uma metodologia que pudesse abarcar todo o desempenho dos funcionários de uma empresa e ao mesmo tempo demonstrar a melhor forma da empresa investir seu dinheiro

Atualmente essa matriz é uma das maiores ferramentas utilizadas por empresas quando o quesito é avaliação de desempenho de times. 

Isso acontece porque além de possibilitar uma visão estratégica acerca de como desenvolver os funcionários de uma empresa, ela ainda viabiliza uma gestão de pessoas eficiente por parte da organização. 

Características da Matriz 9 box

Para abrir caminho para os benefícios mencionados, a Matriz 9 Box classifica cada um dos funcionários a partir do desempenho e do potencial de cada um. 

Ambas essas características compõem os eixos x e y da matriz, respectivamente. Em cada um deles, os funcionários são classificados entre “alto”, “médio” ou “baixo”, e isso fornece a posição de cada um na matriz. 

A partir dos resultados obtidos, a Matriz 9 Box permite uma análise das forças e fraquezas apresentadas por cada colaborador de modo seguro e direto. 

Com isso, a empresa é capaz de direcionar as atitudes a serem tomadas. Abaixo seguem alguns exemplos

  • Caso o colaborador apresente baixo potencial e baixo desempenho, talvez seja o momento de pensar em uma possível demissão ou realocação, visto que muitas vezes a contratação ocorreu de forma equivocada;
  • Caso o colaborador apresente uma pontuação alta em desempenho mas baixa em potencial, talvez seja o momento para se pensar em recompensas, buscando estimulá-lo, sempre com cautela;
  • Caso o colaborador apresente alto desempenho e alto potencial, é interessante que se pense em atribuir a ele atividades desafiadoras e garantir um estímulo constante através de elogios e recompensas. 

Desse modo, percebe-se o grande direcionamento que essa ferramenta fornece às empresas, independente de tamanho ou porte.

Importância da Matriz 9 box

A importância da Matriz 9 Box está diretamente ligada à capacidade que ela fornece à empresa de manter uma visão crítica acerca de seu time, e ainda entender quais são as peças fundamentais para um bom andamento da produção

Através dessa visão crítica, a Matriz Nine Box fornece insumos para que a empresa apresente um crescimento constante em seus resultados. 

Isso acontece porque, ao valorizar as competências e resultados dos funcionários, a companhia, através de uma cultura organizacional focada em resultados e que valoriza seu time, consegue manter uma equipe muito mais produtiva

Com isso a empresa ganha competitividade no mercado, devido aos resultados apresentados, e ainda aprimora seus métodos de seleção na contratação, visto que compreenderá mais facilmente qual perfil de colaborador ela necessita.

Vantagens da Matriz 9 box

Conforme dito anteriormente, adotar a Matriz 9 Box permite que a empresa conte com um direcionamento muito maior de seus colaboradores, além de uma retenção expandida de talentos dentro da empresa. 

Através dela, os funcionários entendem exatamente o que é esperado deles, e ao cumprir com determinadas metas, eles são recompensados e se sentem estimulados a permanecer na empresa.

Além disso, a Matriz 9 Box também possibilita uma análise completa e bem fundamentada de todo o capital humano da empresa, de modo a facilitar o processo de tomada de decisão por parte dos gestores.