O que é Matéria-prima

Matéria Prima é todo e qualquer insumo utilizado no processo de produção de um novo material. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Entretanto, para ser considerado Matéria Prima, é necessário que o componente em questão seja natural e não tenha passado por nenhum tipo de tratamento

A matéria prima está presente em toda a nossa sociedade, seja em formato de alimentos, bens ou até mesmo a energia elétrica. Tudo ao nosso redor é fonte de uma ou mais matérias primas existentes. 

Além disso, elas também possuem um papel fundamental na fabricação desses bens: elas servem como base para a produção das máquinas ou dos combustíveis para a geração de novos produtos. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características da Matéria Prima

Conforme dito, para ser considerado Matéria Prima, é necessário que o item em questão seja de origem natural

Portanto, é necessário que ele se encaixe de uma das seguintes categorias: 

  • Animal: materiais como carne, leite, o pelo de animais, o couro e etc., que podem ser utilizados na na alimentação ou na produção de roupas, sapatos ou bolsas; 
  • Vegetal: são os insumos como o café, a soja, a laranja, o látex e outros. O Brasil é um grande exportador desse tipo de matéria prima e tem seus produtos presentes na dieta tanto de humanos quanto de animais, além de outros produtos; 
  • Mineral: insumos provenientes do solo, como o ouro, o minério de ferro e o próprio petróleo. Possui diversas utilidades em nossa sociedade, estando presente nos mais diferentes âmbitos: indústrias, casas, escolas, etc.  

Após passar pelo processo de transformação, a matéria prima pode ter destinos diferentes: ela pode ser aplicada diretamente no processo de produção, ou pode ser aplicada indiretamente, como fonte de recursos para o maquinário da empresa.

Além disso, matérias primas como o petróleo, o gás natural e combustíveis fósseis também podem ser utilizadas como fonte de energia para a realização de uma produção ou para uso da própria sociedade. 

Como pode-se observar, todas as coisas ao nosso redor são provenientes de matérias primas, mesmo que passem por uma série de processos de transformação. 

Matéria Prima e o Brasil

Desde o período colonial, o Brasil se caracteriza como um grande exportador de matéria prima.  

Tanto por conta do pau-brasil, da cana de açúcar, do café e de diversos outros produtos, o Brasil, desde de sua conquista, teve muitas de suas terras exploradas para a produção destes bens. 

No período colonial, inclusive, se fazia presente o pacto colonial, onde o Brasil era responsável por fornecer matéria prima exclusivamente para Portugal, e estes nos forneceriam as manufaturas desenvolvidas na metrópole. 

Com o passar do tempo, apesar da mudança de regimento político do Brasil, o país passou a se tornar na Divisão Internacional do Trabalho um grande exportador de Matéria Prima mundial, mais conhecidas como Commodities

Como principais Commodities exportadas pelo Brasil, destacam-se: 

  • Soja
  • Petróleo 
  • Minério de Ferro
  • Celulose
  • Carne bovina

Apesar de em um primeiro momento essa informação parecer positiva, é sempre importante reiterar que a Matéria Prima costuma apresentar preços abaixo do que os produtos manufaturados. 

Isso exige uma produção muito maior de Matéria Prima para realizar a compra destes produtos, o que exibe a vulnerabilidade do país perante o cenário internacional. 

O desenvolvimento industrial aqui não se fez presente o suficiente para nos tornarmos uma potência exportadora de manufaturas, o que é uma característica comum de países subdesenvolvidos

Matéria Prima e Commodities

As commodities são nada mais nada menos que matérias-primas a serem negociadas no mercado internacional. A JBS, por exemplo, é uma grande exportadora de Commodities no Brasil.

Os preços das commodities são definidos a partir do desempenho apresentado pelas mesmas na bolsa de valores, onde elas são avaliadas por instituições financeiras e empresas. 

Além disso, o Banco Central possui um papel muito importante frente às oscilações de preços deste tipo de mercadoria, visto que elas possuem um impacto direto na inflação, calculada pelo índice IPCA.