O que é Market Perform

MP - Marketperform, ou apenas Market perform, é um jargão do mercado financeiro utilizado como um tipo de classificação neutra para investimentos, indicando que o ativo em questão não é nem extremamente positivo nem negativo. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quando os resultados de uma ação observados pelos analistas apresentam uma performance que não é muito distante da média, seja positiva ou negativamente, esse ativo é considerado como Market Perform. 

Além disso, o termo também pode ser usado para indicar expectativas de recuperação para uma ação que vinha se mostrando abaixo da média do mercado. 

Isto é: em um momento que um ativo vem apresentando baixo desempenho, a classificação Market Perform é um indicativo de melhores perspectivas. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características do Market Perform

Também conhecido como Peer Perform, o conceito é utilizado por analistas em momentos em que existe a expectativa de um ativo financeiro trazer retornos alinhados ao seu benchmark, ou seja, ao seu índice de comparação. 

Um dos índices mais conhecidos para a realização dessa análise é o S&P 500.

Desse modo, o Market Perform indica para o investidor interessado ou para o analista o desempenho que o ativo em questão vem performando quando analisado em relação aos indicadores da bolsa de valores

Entretanto, pelo fato da comparação realizada pelo Market Perform ser em relação a indicadores do mercado, ele é tido como um índice relativo

Ainda pensando-se em indicadores de desempenho relativos, temos o Outperform e o Underperform, que sinalizam respectivamente um resultado acima e abaixo da média. 

Todos eles são tidos como relativos pelo mesmo motivo: possuem como base indicadores, que não necessariamente representam o mercado como um todo

Além do S&P 500, outros índices utilizados como parâmetro de comparação são: 

  • ICON; 
  • IMAT; 
  • IMOB; 
  • UTIL; 

Entretanto, percebe-se que eles são índices setoriais e, portanto, são úteis somente para empresas que atuam nos setores específicos da economia.  

Importância do Market Perform

Para os investidores e outras pessoas que operam na bolsa, o Market Perform é um dos indicadores mais vistos em recomendações de analistas, seja para comprar, vender ou realizar a manutenção de ativos. 

Isso porque a compra de ações na bolsa, seja na B3 ou em qualquer outra bolsa de valores, requer muita análise, tanto em relação ao próprio histórico da empresa quanto em comparação ao restante do mercado

Por isso o Market Perform se configura como um indicador tão importante: apesar de relativo, ele permite que se analise os resultados da empresa em comparação com seu setor

Isso possibilita a identificação do potencial da empresa perante seus concorrentes, o que é uma informação valiosa para investidores interessados. 

Quando a empresa apresenta um desempenho muito inferior, pode ser um sinal de que existem oportunidades melhores para se investir. 

Do contrário, se a empresa apresenta um desempenho acima da média, isso significa que ela está sendo capaz de se sobressair perante suas concorrentes, o que indica boas perspectivas para o futuro. 

Neste último caso, a expectativa inicial dos investidores é cumprida, uma vez que o comportamento esperado para a performance das ações é favorável a ele, de modo a trazer lucros. 

Cuidados com o Market Perform

Por fim, deve-se destacar que, por ser um indicador relativo, é sempre importante que se tome muito cuidado ao investir em ativos classificados como Market Perform. 

Se um ativo é classificado como Market Perform em relação a um setor que não é seu, deve-se investigá-lo mais para realizar a decisão de investimento. 

Isso porque essa classificação não necessariamente é positiva, visto que o comportamento do ativo pode estar sendo abaixo de sua média setorial

Além disso, deve-se analisar uma perspectiva histórica do Market Perform: se antes o ativo era considerado Outperform e agora Market Perform, isso indica que ele obteve uma queda em relação ao que era apresentado anteriormente, o que pode ser um mau sinal.