O que é Market Fit

Market Fit é um conceito utilizado para avaliar o desempenho apresentado por um produto em determinado mercado no momento em que se encontra. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quando aplicado à realidade, ele indica para uma empresa a importância e a necessidade que ela possui de adequar seus produtos e/ou serviços às necessidades apresentadas por seus clientes. 

Por isso, o Market Fit é responsável por verificar quanto o que uma companhia entrega é capaz de se ajustar às demandas apresentadas pelo mercado. 

A tradução do próprio termo já diz muito sobre seu real significado, uma vez que “Market Fit” traduzido do inglês é justamente “ajuste de mercado”. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Market Fit e Marc Andreessen 

Marc Andreessen, fundador da empresa Netscape e investidor de sucesso do Vale do Silício, foi o responsável por dar origem ao termo Market Fit. 

Ele acreditava que existiam três fatores primordiais para um bom desempenho de uma empresa no mercado, sendo eles:

  • A Equipe; 
  • O Produto; e
  • O Mercado. 

Apesar de considerar os três conceitos importantes e essenciais, Andreessen deu em seus estudos maior enfoque para dois deles: o produto e o mercado

A partir destes, ele foi capaz de desenvolver dois importantes conceitos: o Product Fit e o Market Fit.

Características do Market Fit

Conforme dito anteriormente, o Market Fit é a capacidade que o produto ou serviço possui de se ajustar ao mercado e às suas demandas

É difícil estabelecer outras características para este conceito para além de sua definição, visto que o Market Fit de uma empresa pode ser realizado através de diversas maneiras com seu público.  

Contudo, conseguimos definir uma fórmula que nos possibilita pensar de forma mais clara acerca do conceito: 

Market Fit = O que + para quem = $

Através dela, podemos perceber que o desenvolvimento de um bom Market Fit está atrelado justamente ao produto que é ofertado, que precisa oferecer características que satisfaçam as dores do cliente, e aos próprios clientes. 

Por isso, é muito importante que sejam feitos diversos acompanhamentos com os públicos da empresa, de modo a solucionar suas dores identificadas previamente, e também aquelas em que o cliente ainda não sabe que possui. 

Um Bom Market Fit

Para que a empresa seja capaz de desenvolver um bom Market Fit, existem habilidades que são necessárias por parte de seu time, como uma boa capacidade de análise de dados, processos consolidados e também perspicácia para entender diferentes cenários. 

Entretanto, para além dessas características, existem também indicadores de sucesso que podem ser analisados para averiguar a efetividade do Market Fit da empresa. 

  • Esses indicadores são: 
  • Avaliação positiva e satisfatória do cliente
  • Fidelização de clientes
  • Facilidade e continuidade nas vendas
  • Índice de rejeição baixo
  • Crescimento natural da receita e da empresa e, consequentemente, valorização de suas ações

Através deles, é possível diagnosticar em qual estágio de desenvolvimento a empresa se encontra. Caso ela não esteja apresentando esses indicadores, pode-se concluir que muito provavelmente o Market Fit ainda não foi alcançado

Importância do Market Fit

O mercado atual caracteriza-se como um ambiente deveras competitivo, onde as empresas devem estar sempre atentas a diversos fatores: todo o desenvolvimento do produto ou serviço, qualificação de funcionários, o preço apresentado, satisfação do cliente, etc. 

Com isso, muitas empresas acabam por encontrar dificuldades em manter suas atividades em dia, visto que além de todas as questões operacionais, elas se deparam também com dificuldades mercadológicas. 

Entretanto, o Market Fit é voltado justamente para facilitar a compreensão e tomada de decisão voltada para o mercado, visto que busca avaliar o nível de satisfação alcançado por um produto.

Os efeitos de um bom Market Fit com o mercado podem ser analisados nos próprios resultados da empresa. 

Quando a mesma possui clientes fidelizados, qualificação perante os competidores e grande capacidade de agregar valor aos seus produtos, percebe-se que está apresentando um bom Market Fit, e por isso ele é de tanta importância para as empresas atualmente.