O que é Margem Operacional

Margem Operacional

O que é Margem Operacional. Entenda melhor o conceito de Margem Operacional e descubra sua importância!

O que é Margem Operacional

Margem Operacional é a porcentagem que o lucro operacional representa da receita líquida da empresa, sendo um importante indicador para a análise fundamental da empresa. 

Isso permite à companhia saber quanto de seu caixa foi gerado por meio de sua atividade principal, ou seja, a capacidade da empresa de gerar lucro através de seus processos operacionais. 

A análise do resultado operacional de uma companhia é essencial para empresas de todos os setores, visto que ela é a responsável por indicar o retorno que as operações da mesma estão gerando. 

Apesar de não possuir um valor padronizado ideal, quanto maior a Margem Operacional, melhor para a empresa, visto que isso representa um melhor resultado lucrativo para cada real vendido. 

Banner will be placed here

Lucro Operacional e Margem Operacional 

O Lucro Operacional de uma empresa é o valor referente à sua receita líquida, deduzido de todos os custos que estão ligados à produção, com exceção à juros e impostos. 

Apesar de possuir esse nome, ele pode também estar disposto na Demonstração de Resultado do Exercício como: 

  • EBIT
  • LAIR
  • Resultado Operacional
  • Resultado Operacional Antes dos Juros e Tributos
  • Lucro Antes de Juros e Impostos
  • Lucro Antes do Resultado Financeiro

A Margem Operacional, por sua vez, é responsável por demonstrar a eficiência dos processos de uma empresa. 

Ela faz isso através de uma comparação do lucro operacional com as receitas líquidas apresentadas, e permite uma compreensão de quanto das vendas da empresa são realmente convertidas em lucros da operação. 

Cálculo da Margem Operacional

Para realizar o cálculo da Margem Operacional, a empresa deve dispor de duas informações importantes provenientes da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE): 

  • Lucro Operacional (também conhecido como EBIT); 
  • Receita líquida

Obtidas essas informações, o cálculo da Margem Operacional se dá a partir da seguinte fórmula: 

Margem Operacional = Lucro Operacional / Receita Líquida

Para empresas de capital aberto, o Governo Federal obriga a divulgação de seus relatórios contábeis. Isso permite que investidores interessados em ações analisem os indicadores das empresas, incluindo a Margem Operacional. 

Importância da Margem Operacional

A maior função da Margem Operacional é atuar como um indicador dos lucros e receitas do negócio, apresentando tanto para a empresa quanto para outras pessoas a capacidade que o mesmo possui de gerar bons resultados. 

Sendo assim, ele possibilita um entendimento completo sobre qual parte do lucro provém da atividade principal da empresa, e ainda permite entender quanto de caixa foi gerado pela mesma. 

Por isso, ele é fundamental para demonstrar de forma clara os resultados operacionais obtidos por uma companhia, servindo de ferramenta essencial para gestores e investidores no processo de tomada de decisão. 

Restrições da Margem Operacional

Apesar de ser um indicador muito importante para qualquer empresa, a Margem Operacional possui algumas restrições ligadas à comparação entre organizações de setores diferentes e ao desempenho financeiro de empresas. 

A primeira delas, acerca da restrição de comparação, está ligada ao fato da Margem Operacional não possuir um valor ideal padrão.

Os dados apresentados por esse indicador costumam variar muito de acordo com o setor em que são analisados. Por isso, é impossível definir um número exemplar universal para a Margem Operacional. 

Essa diferença entre margens ocorre devido ao desempenho econômico do produto perante o público, além, é claro, das decisões estratégicas tomadas pela empresa. 

Consequentemente, uma interpretação aprofundada de indicadores para empresas de setores diferentes acaba sendo dificultada. A única comparação possível para entender o desempenho das empresas é intra-setorial

Já a segunda limitação está ligada ao fato de que, mesmo tendo uma margem operacional positiva, o indicador não garante que a empresa está tendo um bom resultado final, visto que não considera seu setor financeiro

Uma empresa endividada, por exemplo, pode ter o Lucro e Margem Operacional muito altos, mas apresentar prejuízo devido ao desempenho financeiro. 

Para contornar esse problema, é importante que a empresa busque analisar outros indicadores, que forneçam uma análise completa da companhia.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE