O que é Margem Líquida

Margem Líquida é um indicador de lucratividade que representa a porcentagem de lucro líquido de uma empresa em relação a sua receita obtida no período. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ela é uma importante ferramenta para a análise fundamentalista, pois oferece dados importantes sobre a saúde financeira da empresa, indicando a sua rentabilidade para acionistas e permitindo tomadas de decisões coerentes com a realidade. 

Seu principal objetivo é justamente oferecer embasamento para decisões mais assertivas por parte da organização. Isso através da demonstração da capacidade da mesma de gerar lucros líquidos, norteando os passos a serem tomados. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Lucro Líquido e Margem Líquida

Lucro líquido é a receita líquida da companhia, deduzidas as despesas administrativas, financeiras, os impostos e outros gastos existentes. Ou seja, é o lucro final que costuma ser distribuído para os acionistas da empresa. 

Já a Margem Líquida é o quão expressivo é o valor do lucro líquido perante a receita utilizada como base de comparação. 

Ela serve para avaliar a capacidade da empresa de gerar lucros, e também para averiguar se a porcentagem dos lucros que estão sendo obtidos é satisfatória e cumpre com o esperado. 

Nesse sentido, essa margem é muito importante para investidores, especialmente para aqueles interessados em dividendos, visto que é do lucro líquido que estes valores são obtidos. 

Quando a margem é negativa, temos que a empresa não foi capaz de gerar lucro no período, ou seja, obteve prejuízos. Desse modo, quando a companhia possui uma Margem Líquida negativa, é necessário que se pense em estratégias para o futuro. 

Do contrário, se o indicador for positivo, temos que a empresa está sendo capaz de produzir lucro. Nesse caso, ela pode procurar maneiras de aprimorar ainda mais os processos realizados, a fim de aumentar sua margem de lucro. 

Cálculo da Margem Líquida

As informações necessárias para o cálculo da Margem Líquida estão todas disponíveis na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) de uma empresa. Elas são: 

  • A receita líquida;
  • O lucro líquido da empresa.

Para a obtenção da margem líquida é utilizada a seguinte fórmula: 

Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita Líquida

O resultado obtido pode ser interpretado como: a cada 1 real de receita líquida, temos o (valor da margem líquida) de lucro. Isto é, a cada 1 real vendido, temos a porcentagem obtida de lucro.

Cabe também mencionar que o resultado obtido costuma apresentar variação de acordo com o setor em que a empresa está situada. 

Importância da Margem Líquida

Ao calcular a Margem Líquida, o investidor ou os empresários conseguem entender o andamento recente da lucratividade, bem como averiguar se a mesma está sendo satisfatória de acordo com o que era esperado para o período. 

Desse modo, a margem líquida permite a identificação prévia de problemas para a empresa, permitindo ao empresário traçar estratégias que busquem consertar essa situação, e também diminuir os custos, ampliar ou diminuir lojas e outras soluções possíveis. 

Para investidores, saber a margem líquida das empresas ajuda no processo de escolha de ações para investir, pois possibilita a investigação de qual empresa no mercado possui mais vantagem competitiva em relação ao seu setor. 

Margem Líquida e Vantagem Competitiva

Um exemplo de vantagem competitiva se constata na própria bolsa de valores: a B3

Responsável pela bolsa no Brasil, a empresa atua praticamente sozinha no mercado nacional. Isso a permite cobrar taxas maiores, mesmo quando comparada à média mundial, o que consequentemente aumenta seu lucro líquido.

Nesse caso, ainda é importante lembrar que as informações de margem líquida das empresas de capital aberto são obrigatoriamente disponibilizadas para o público. 

Conforme consta em lei, este tipo de empresa deve divulgar trimestralmente seus resultados obtidos através da publicação de seus relatórios contábeis principais: o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício.

Elas podem ser acessadas no próprio site das empresas, ou no site da fundamentus.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é Margem Líquida, consulte o artigo completo sobre Margem Líquida. << incluir link do artigo épico ou remover parágrafo se não existir.