O que é Margem EBIT

Margem EBIT é a porcentagem que o lucro EBIT representa quando comparado à receita líquida da empresa. É um importante indicador financeiro de lucratividade, fundamental para uma boa análise fundamentalista

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Podemos dizer que a Margem EBIT demonstra quanto a empresa teve de lucro operacional, possibilitando uma compreensão aprofundada da eficiência de suas operações

Entretanto, é importante destacar que esse indicador não leva em consideração as receitas financeiras da empresa, e nem seus gastos com impostos (como o Imposto de Renda e a CSLL).

Por isso a margem EBIT é um importante indicador para a comparação de empresas de setores análogos, visto que desconsidera o impacto das legislações tributárias sobre o lucro da empresa.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Margem EBIT e EBIT

EBIT é uma sigla do inglês que significa “Earnings Before Interest and Taxes”, ou seja, Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda (no portugês, LAJIR). 

Por isso, ele é o lucro responsável por demonstrar a capacidade de geração de caixa de uma empresa, sem considerar suas despesas com operações financeiras.

O EBIT de uma empresa será sempre retratado na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) da empresa, relatório contábil legislado pelo Governo Federal

Desse modo, não são necessários cálculos para a obtenção de seus valores, visto que ele vem discriminado na DRE como lucro operacional. 

A Margem EBIT, por sua vez, é a responsável por demonstrar quanto o EBIT representa do Resultado Líquido da empresa, ou seja, o percentual do lucro operacional da mesma. 

Por isso esse indicador é muito importante para investidores, visto que demonstra a capacidade de geração de lucro da empresa somente com suas operações. 

Cálculo da Margem EBIT 

Para o cálculo da margem EBIT, são utilizados dois importantes conceitos da Demonstração do Resultado do Exercício: a receita líquida e o EBIT (também conhecido como Lucro Operacional). 

Obtidos ambos os valores, o cálculo da margem se dá da seguinte maneira: 

Margem EBIT = EBIT / Receita Líquida

Quanto maior a margem EBIT, melhor o resultado da empresa no período, pois demonstra que a mesma está tendo uma grande capacidade operacional. Do contrário, margens EBIT baixas ou negativas demonstram uma situação de vulnerabilidade para a empresa.

Importância da Margem EBIT

Por demonstrar a capacidade da empresa de gerar resultados e honrar com suas obrigações de custos e despesas, essa margem é um importante indicador para interessados nas ações de uma companhia. 

Quando se pensa em um investimento no longo prazo é muito importante que sejam analisadas as questões acerca da perenidade da empresa. 

A Margem EBIT é um fator essencial para essa análise, visto que ela exerce papel de indicador fundamentalista da companhia, ou seja, que ajuda a diagnosticar a situação da empresa.

Entretanto, cabe destacar que existem casos onde a Margem EBIT não é capaz de demonstrar o real cenário da empresa, como, por exemplo, em um cenário onde a empresa se encontra muito endividada.

Isso porque a Margem EBIT não leva em consideração o Lucro Líquido da companhia, o que esconde a possibilidade da empresa estar no prejuízo por conta de endividamento, mesmo que apresente um bom Lucro EBIT.

Nesse caso, é importante que se busque outros indicadores para que se tenha uma visão completa da empresa, e que não seja enviesada por um indicador sozinho. 

Margem EBIT e Margem EBITDA

A Margem EBITDA é um outro indicador de lucratividade. EBITDA significa “Earning Before Interest, Taxes, Depreciation, and Amortization”, e pode ser traduzida para o portugués como LAJIDA: Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. 

Desse modo, vemos que o EBITDA não considera os custos de depreciação e amortização da empresa, diferentemente do EBIT. Justamente por isso, o cálculo dessas margens possui diferentes objetivos

Apesar de descreverem aspectos da saúde financeira da empresa, elas precisam ser utilizadas de forma diferente, pois possuem significados diferentes.