O que é Margem de Contribuição

Margem de Contribuição é um tipo de lucro da empresa, que é dado a partir da diferença entre a receita obtida por ela nas vendas do período e os custos e despesas variáveis envolvidos na produção de suas mercadorias. 

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Também conhecida como lucro bruto, essa margem é um importante indicador econômico-financeiro para qualquer empresa, pois demonstra a capacidade da mesma de cumprir com obrigações essenciais para sua existência. 

Dessa forma, a Margem de Contribuição ajuda a indicar o mínimo que a empresa precisa vender para não obter prejuízo no período. 

Além disso, ela também demonstra para a empresa o valor que sobra das vendas para que a mesma possa cumprir com seus custos e despesas fixos, representados pelas despesas comerciais, juros financeiros, Imposto de Renda, etc.  

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Cálculo da Margem de Contribuição 

Para calcular o valor da Margem de Contribuição, é de extrema importância que a empresa tenha bem discriminados os seus custos e despesas fixos dos variáveis. 

A diferença entre ambos esses gastos é: 

  • Custos e Despesas fixos: são os custos e despesas que não apresentam variação de acordo com a produção. Ou seja, independente da quantidade de produtos ofertados no período, o valor permanece o mesmo; 
  • Custos e Despesas Variáveis: são aqueles que variam de acordo com o nível da produção no período. Eles aumentam e diminuem conforme a quantidade de produtos que a empresa oferece ao mercado.

Aplicada essa separação entre os custos e despesas da empresa, o cálculo da Margem de Contribuição segue a seguinte fórmula:

Margem de Contribuição = Valor das Vendas - Custos Variáveis - Despesas Variáveis

Com isso, podemos perceber que quanto mais a margem se aproxima de zero, pior é a situação da empresa, mas ainda existe lucro. Já se ela for negativa, a companhia está tendo prejuízo

Deve-se sempre lembrar que o valor resultante dessa conta servirá para a empresa como fonte de renda para pagar seus custos e despesas fixos. Portanto, quanto maior esse valor, melhor a situação da empresa. 

Importância da Margem de Contribuição

A Margem de contribuição é um indicador fundamental para a análise da saúde financeira da empresa. 

Conhecer esse valor permite que a organização entenda se está sendo capaz de atingir seu ponto de equilíbrio, ou seja, se está conseguindo igualar suas vendas ao seu custo

De acordo com o Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco, o ponto de equilíbrio, também conhecido como break-even point, representa justamente o momento em que a receita da empresa cobre todos os custos e despesas de produção. 

Portanto, nota-se que o resultado da Margem de Contribuição representa a capacidade que a empresa possui de gerar lucro após o pagamento de seus custos e despesas variáveis. Por isso ele é tão importante para uma organização. 

Ele demonstra o quanto o valor cobrado pelos produtos está sendo coerente com a realidade: se a Margem de Contribuição é negativa, muito provavelmente ocorreu um problema de precificação.

Isso permite que a empresa aprimore o seu processo de tomada de decisão, visto que a mesma pode se pautar em dados para definir as ações futuras, como aumentar o preço de um produto ou até mesmo parar de ofertá-lo. 

Índice de Margem de Contribuição (IMC)

A Margem de Contribuição permite também o cálculo do Índice de Margem de Contribuição, conhecido como IMC. 

Este indicador representa o percentual resultante da margem de contribuição, dividido pela receita bruta operacional. A fórmula para sua obtenção é: 

IMC = Margem de Contribuição / Receita Operacional Bruta

Com isso, podemos ver que ele demonstra o quão expressivo é o lucro bruto (ou seja, a margem de contribuição) da companhia frente a receita obtida no período.