O que é Marca pessoal

Marca Pessoal é uma estratégia de marca voltada para a percepção que o público possui do negócio, de modo a trazer mais autoridade e influência para cada empresa. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

É uma estratégia muito utilizada por organizações que pretendem ter uma imagem forte e serem lembradas por seu público-alvo constantemente.

Além disso, a marca pessoal também pode também ser interpretada como um conceito particular: a maneira que terceiros enxergam você, e como se lembram da sua pessoa. 

De acordo com Jeff Bezos, CEO da Amazon, a marca pessoal é “o que os outros dizem a seu respeito quando você não está presente”.

A lógica deste conceito, também conhecido como personal branding, se baseia na ideia de que qualquer pessoa deixa uma marca e entrega valor para as outras, seja este valor positivo ou negativo. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Importância da Marca Pessoal

Saber quais assuntos serão atrelados a você em um momento de ausência comumente traz inúmeros resultados positivos, seja para a empresa ou para o indivíduo. 

Isso porque a marca pessoal é capaz de estabelecer diferenciais no imaginário das pessoas, sendo responsável por destacar as qualidades do empreendimento ou do indivíduo: ela torna evidente as características boas que o diferenciam dos outros.

Entender o significado da sua marca pessoal permite que você a gerencie da melhor forma possível, de modo a agregar cada vez mais valor a sua pessoa ou empresa.

Contar com essa gestão de branding permite uma compreensão aprofundada das forças e fraquezas individuais, além de solidificar o nicho de atuação e ainda gerar interações mais significativas com terceiros.

Vantagens da Marca Pessoal

A marca pessoal é muito importante para um desenvolvimento profissional cada vez maior, visto que garante mais enfoque do público para as qualidades apresentadas.

Por exemplo, caso a marca pessoal de uma pessoa seja ser um bom analista da bolsa de valores, em momentos de grandes oportunidades, com certeza essa pessoa será uma das primeiras a ser cogitada para a tomada de decisão, o que é extremamente positivo para ela.

Além disso, uma marca pessoal desenvolvida e bem elaborada traz inúmeros benefícios, como: 

  • Desenvolve uma boa reputação em seu setor profissional
  • Reforça ainda mais suas qualidades
  • Estrutura seu posicionamento como referência na sua área 
  • Eleva as chances de indicações, promoções e convites para entrevistas
  • Amplia o alcance do seu valor para o público alvo e sua visibilidade

Desse modo, percebe-se que desenvolver a marca pessoal é um ótimo início para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso, visto que abre portas para inúmeras possibilidades de trabalho.

Uma boa Marca Pessoal

Intervir no gerenciamento da marca pessoal é essencial para uma boa gestão dos rótulos que serão atrelados ao perfil pessoal de cada um.  

Justamente por isso, é importante que se pense na melhor forma de desenvolver a marca pessoal perante o público

Para isso, é necessário que se pense primeiro no que faz sentido sobre o que você apresenta para os outros: a marca pessoal deve ser autêntica, fidedigna e consistente com o que é apresentado por cada pessoa ou empresa. 

De nada adianta promover uma imagem que não é sua. Portanto, para uma boa construção de marca pessoal, é necessário que se respondam algumas perguntas importantes, como: 

  • Quem sou eu? 
  • O que eu faço? 
  • Por que eu faço isso bem?
  • Quais as minhas qualidades? 
  • Como as pessoas me veem? 
  • Como quero que as pessoas lembrem de mim? 

Tendo essas perguntas respondidas, já se tem um enorme direcionamento de quais ações tomar para aprimorar cada vez mais sua marca pessoal.

É importante salientar que as ações a serem tomadas para reforçar a marca pessoal idealizada devem transmitir claramente para o público quem você é e o que você tem a oferecer. Isso porque a marca pessoal não está somente ligada ao que você passa, mas também ao que compreendem da sua mensagem.