O ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, teria desistido de ocupar o cargo de diretor executivo da Vale (VALE3) nesta sexta-feira (26), segundo informações do jornal Folha de S. Paulo

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As ações ordinárias da Vale sobem 1,70% por volta das 15h, a R$ 69,50, sendo que os ganhos aceleraram após o anúncio.

Já segundo a coluna de Ana Flor, no G1, a assessoria do Palácio do Planalto afirmou que a reunião para tratar do tema foi cancelada e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu que “uma interferência direta nunca foi uma alternativa”.

Nos últimos dias, a mineradora esteve sob pressão.

As notícias eram de que membros do conselho da companhia estavam sendo pressionados por autoridades próximas ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a indicar Mantega ao principal posto. 

O atual CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo, tem contrato em vigor até 31 de maio.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Pelas regras do estatuto, o executivo deve ser comunicado com quatro meses de antecedência se terá seu mandato renovado ou se o conselho decidiu abrir o processo de contratação de um novo presidente — prazo que se encerra na quarta-feira (31).

De acordo com o Globo, o conselho da empresa deve se reunir entre amanhã (26) e terça-feira (30) para discutir o futuro de Bartolomeo.

Na quarta, foi noticiado pelo mesmo jornal que Alexandre Silveira (PSD) telefonou para conselheiros da empresa para defender a escolha de Mantega.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Outros veículos procuraram conselheiros da Vale, que afirmaram a pressão.

O nome de Mantega não é muito bem quisto por agentes do mercado financeiro, devido a sua atuação durante o mandato de Dilma Rousseff, quando o Brasil enfrentou sua maior recessão histórica.

Nessa quinta, a presidente nacional do PT e deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, defendeu a indicação do ex-ministro ao Conselho.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Pouquíssimos brasileiros são tão qualificados quanto Guido Mantega para compor o conselho da Vale, uma empresa estratégica para o país e na qual o governo tem participação e responsabilidades”, afirmou.

Ela ainda disse que a companhia é “estratégica para o país” e chamou sua privatização de “danosa”.

Analistas, apesar de terem visto a indicação como pouco provável, vinham alertando que o risco era de o governo usar poderes, como a liberação de licenças ambientais ou maior tributação para repudiar a mineradora. 

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Infomoney.