As instituições financeiras tradicionais devem aderir mais às criptomoedas em 2022, mas a velocidade vai depender do que acontecer na frente regulatória, de acordo com o chefe da FTX, Sam Bankman-Fried.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para o CEO da exchange de criptomoedas, a clareza regulatória abrirá a porta para que grandes bancos de investimento e fundos de pensão entrem no setor este ano.

Só resta saber o ritmo de adoção dos ativos digitais pelas instituições financeiras. 

"Especialmente se sentirmos que eles estão obtendo clareza, que pode vir em uma onda gigantesca, pode vir em um gotejamento", disse ele em entrevista à Bloomberg.

Mesmo otimista, ele não espera um fluxo rápido nos próximos seis meses, uma vez que leva tempo para as instituições embarcarem em novas plataformas e ativos.

"Vai ser um longo processo, provavelmente estendido por alguns anos", disse ele, acrescentando que o tamanho do mercado pode ser "realmente enorme".

"Falei com todos os grandes bancos, todos os grandes bancos de investimento, fundos de pensão - todos estão de olho no setor. Muitos deles começaram a desbravar suas atividades nele, mas é lento e leva tempo."

Um número crescente de instituições financeiras, incluindo BlackRock, Mastercard e Visa, já introduziu ofertas relacionadas às criptomoedas. 

Bankman-Fried, que lançou a bolsa de criptomoedas FTX em 2019, apontou a forte atividade na indústria de criptoativos no ano passado como apenas a base para o que está por vir. 

"Acho que muita coisa vai acontecer este ano", disse ele. "Já vimos o que aconteceu no ano passado. Mas muito disso foi preparatório."

Em 2021, criptomoedas como bitcoin (BTC) e ether (ETH) ganharam valor, à medida que alguns investidores buscavam um hedge contra a alta inflação observada em todo o mundo. 

O crescente interesse popular impulsionou a crescente demanda de varejo em todo o mercado, com dados mostrando que a adoção dos criptoativos globalmente aumentou em mais de 880% no ano, segundo a Chainalysis.

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

Quando questionado sobre a queda das criptomoedas nas últimas semanas,Bankman-Fried mostrou-se um tanto otimista quanto ao retorno do bitcoin em 2022. 

“As coisas que me deixam otimista basicamente são mais clareza regulatória nos EUA e globalmente, o que eu acho que pode ajudar muito, e adoção institucional”, disse ele. "Eu acho que esses também estão relacionados entre si."

O bilionário das criptomoedas também deu sua opinião quanto aos desenvolvimentos em uma estrutura regulatória para ativos digitais.

"Eu acho que você provavelmente verá o primeiro lote saindo em 2022", disse ele, acrescentando que o setor de stablecoin em particular poderia ter algumas regras básicas.

Bankman-Fried também comentou sobre o metaverso. Para ele, esse universo digital pode demorar para se materializar e se tornar uma tecnologia desenvolvida.

"Espero que possamos ver um esfriamento, pelo menos relativamente falando de algumas das atividades NFT puras que vimos recentemente - a menos e até que vejamos grandes nomes de jogadores e parceiros entrando no espaço", disse ele. 

"Mas espero que isso aconteça, e isso vai sobrecarregar a próxima peça de crescimento da Web3."

Fonte: Business Insider

Quer Investir em Criptomoedas? Acesse aqui a Maior Corretora do Mundo.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.